Abrir menu principal

Desciclopédia β

Parque Histórico Nacional de L'Anse aux Meadows

Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Cquote1.png Cristóvão Colombo nada!! Quem descobriu a América foram os vikings Cquote2.png
Professor de história sobre L'Anse aux Meadows

O Parque Histórico Nacional de L'Anse aux Meadows é um conjunto habitacional bárbaro na Terra Nova, Canadá, mais conhecido como Vinland, ou Aonde o Leif foi.

NomenclaturaEditar

 
A Saga viking na América.

O nome original da vila é Grotta av Vandmand (Caverna das Medusas), mas como hoje quem vivem no local são canadenses e não vikings, o sítio foi traduzido como L'Anse aux Meadows, sendo um bom exemplo na merda que dá misturar inglês e francês. Caverna das Medusas em francês é L'Anse aux Meduses, mas por causa do anglo-saxão trocaram Meduses por Meadpws que significa campinas. Então para qualquer um que não seja canadense, o nome do parque vai ser entendido como Parque Histórico Nacional Ânsia das Campinas.

SítioEditar

L'Anse aux Meadows foi descoberto por um casal norueguês de férias que entre os entretenimentos naturais de seu povo, estavam escavando no nordeste do Canadá.

A descoberta do sítio foi importante para confirmar o poder do Antigo Império da Groelândia que compreendia a Islândia e o Canadá sob a coroa da Escandinávia.

L'Anse aux Meadows é o local mais longe aonde os vikings chegaram. Essa linhagem porém, acostumada com ambientes inóspitos, não aguentou o tédio canadense e decidiram parar por ali seu avanço.

A aldeia era composta de, pelo menos, oito edifícios: três residências, uma ferraria, uma madeireira, um estaleiro e três armazéns para depositar o tesouro de saques.

DescobertasEditar

L'Anse aux Meadows possui extrema importância para a história dos vikings, recentemente o filme Desbravadores retratou os ocorridos na aldeia. Aonde vikings e índios ficaram se matando por nenhum motivo especial, apenas para matar o tédio.

Duas grandes sagas vikings tiveram L'Anse aux Meadows como cidade protagonista:

  • Eiríks saga rauða uf Landsframleiðsla - Grandiosa Saga de Volta ao Mundo em 80 dias de Erik, o Vermelho - Erik, o Vermelho, ilustre islandês briguento, enquanto fugia de seus inimigos conseguiu dar a volta ao mundo em 80 dias (pelo Oceano Ártico), o primeiro a conseguir essa façanha. Parou em L'Anse aux Meadows para beber um pouco de vinho.
  • Grœnlendinga saga jinx Vísitala um þróun lífsgæða - Saga do Levante de Independência Furiosa dos Esquimós da Groenlândia e Cerco Viking - Uma das mais famosas guerras civis nórdicas, ocorreu quando Noruega, Suécia e Dinamarca decidiram entrar em guerra pela posse da Groelândia. Após muita guerra, a vitória ficou com os vikings dinamarqueses. A esquadra norueguesa em sua retirada assentou em L'Anse aux Meadows.



v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!