Abrir menu principal

Desciclopédia β

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cquote1.png Experimente também: Chapa dos Viados Cquote2.png
Sugestão do Google para Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localizado ao norte de uma fazenda no Brasil chamado Goiás é uma vasta roça que representa bem o que é o Brasil quando não é a Floresta Amazônica.

Índice

ParqueEditar

 
Jardim de Maytrea: O mais vasto espaço de nada do Brasil.

A reserva foi fundada por Juscelino Kubitschek, um amante de coisas caipiras, portanto amante do Centro-Oeste brasileiro. Além de fundar Brasília, Kubitschek fez várias coisas no estado de Goiás, inventou Tocantins e mandou o exército para Corumbá cuidar das fronteiras. A criação de um parque veado é um desses atos de descentralização do país.

O parque é famoso pelos seus inúmeros veados que podem ser definidos como escoteiros que queimam a rosca nos vários acampamentos da chapada.

GeografiaEditar

O clima da reserva é o semi-árido aonde no inverno é impossível de chover e a fogueira de festa junina é garantida. A vegetação é toda cerrado, o tipo mais feio que existe de vegetação, é como uma savana africana só que sem animais interessantes e árvores que sempre parecem mortas.

Uma grande atração da Chapada dos Veadeiros é o Jardim de Maytrea, o maior campinho de futebol do Brasil. Esse espaço surgiu depois que fazendeiros queimaram uma vasta mata para criar boi, mas deram o tremendo azar de criarem a reserva logo em seguida proibindo-os de usufruir daquela planície.

Não há muitos animais da Chapada dos Viadinhos, pode-se encontrar cervos, viadinhos e bambis com o lobo-guará no topo da cadeia alimentar.

Ver tambémEditar

Ver Artigo PrincipalEditar