Abrir menu principal

Desciclopédia β

Passarinho, que som é esse?

Este artigo é sobre um HIT!

É uma música chata, repetitiva e seu vizinho adora. SOLTE O SOM!

Music madonna.jpg
TV CULTURA NA ERA DIGITAL.jpg Este artigo está relacionado à TV Cultura.

Ele assiste Cocoricó e Roda Viva, faz maratona de desenhos é a segunda melhor emissora do mundo, mas tem um ibope de merda. Conheça mais dessa gentalha aqui.

Capa do single, que conta com quatro versões de "Passarinho, que som é esse?" em quatro instrumentos diferentes

"Passarinho, que som é esse?" é uma música animal, criada pelo passarinho do Castelo Rá-Tim-Bum, com ajuda das Patativas. É uma música incrível porque pode ser executada com som de qualquer instrumento. A música permite várias variações e solos.

Índice

CriaçãoEditar

 
Todos gostavam da música mas pouca gente acertava o instrumento

O João de Barro estava sem nada pra fazer. Então, resolveu compor uma música qualquer, com uma letra que só a Xuxa faria. O que era pra ser apenas uma música tosca se transformou no maior hit do Castelo Rá-Tim-Bum.

Inicialmente a música seria uma canção feita para violar tocão, mas depois o Passarinho percebeu que esta música combinaria com qualquer instrumento. Ele descobriu isso ao tentar fazer um cover dele mesmo, usando um piano. Ele havia descoberto a oitava maravilha do mundo. Lógico que, para tocar esta música, o sujeito (ou passarinho) deve ser um supermega-hiperultramulti-instrumentista-desgraçado que saiba tocar desde chilofompila até gaita de fole.

 
João de Barro, ao vivo e acústico

Quando criou este som, Passarinho havia criado apenas a base e riff inicial, enquanto as Patativas haviam criado apenas a frase "Passarinho, que som é esse?" que daria nome ao boi. Passarinho teve um insight e começou a desenvolver todo o resto da música, com o solo que se encaixa em qualquer instrumento. As Patativas acompanharam o avanço e criaram o resto da letra. Era então criada a música mais legal da história.

O mais impressionante de tudo é o poder de improviso que a música oferece aos músicos que querem tocá-la. A música tornou-se imediatamente um grande hit, alcançando por 36 semanas consecutivas o primeiro lugar na Billboard e sendo considerado o maior sucesso da Década de 80.

A músicaEditar

Na lista feita em 2000, pela revista Rolling Stones, das maiores músicas do século, "Passarinho, que som é esse" aparece em quarto lugar, atrás apenas de YMCA do Village People, da Macarena dos Los Del Rio e de Like A Virgin da Madonna.

Sobre o instrumentalEditar

Apesar da indiferença inicial de João de Barro na criação da música, sua inspiração no dia estava absurdamente alta. Ele conseguiu criar, em 2 minutos, uma música que combinasse com qualquer porcaria musical. Na hora do solo, o músico é obrigado a mostrar seu "virtuosismo" e fazer um solo estrambótico super rápido e cheio das técnicas. Gente que não sabe tocar p**** nenhuma não deve tocar "Passarinho, que som é esse?" nem fu*****, e deverá ser multado se tocar. Kurt Cobain e Johnny Ramone queriam, mas não podiam.

A letraEditar

 
Cover de "Passarinho, que som é esse?" por Hendrix

<Solinho de algum instrumento + Riff>

Passarinho...?

<Soleira de algum instrumento>

Que som é esse?

<Riffzeira de algum instrumento>

Passarinho...?

<Ritmos de algum instrumento e onomatopéias da Patativa>

Que som, que som é esse?
Quem sabe o nome dele?
Esse som assim é o som do(a) .... (Coloque o instrumento)
.... (Coloque novamente o instrumento)
Esse som assim é o som do(a) .... (Coloque o instrumento de novo)
.... (Coloque mais uma vez o instrumento) é assim!

Obs.: A letra pode variar conforme a vontade das Patativas.

Sobre a letraEditar

Se a música "Passarinho, que som é esse?" é considerada a oitava maravilha do mundo, o grande mérito é da letra criada pelas Patativas. Elas também estavam inspiradas quando criaram a letra. É a única letra do mundo que ganhou aval para ser incompleta. Enquanto cantada à capela, a música fica com algumas lacunas. Por esse motivo é obrigatório o uso de algum instrumento, nem que seja alguns chinelos Havaianas.

Execução da música na gaitaEditar

Ver tambémEditar