Abrir menu principal

Desciclopédia β

Peônia

Peônia
Peônias parando de miguelar e começando a se abrir.
Peônias parando de miguelar e começando a se abrir.
Classificação científica
Reino: Plantinhas
Superdivisão: Plantas com esperma
Divisão: Anjo esperma
Classe: Eudissecotia
Ordem: Sexifragiles
Família: Pinoiaceae
Gênero: Pinoia

Cquote1.png Experimente também: Ovo cozido Cquote2.png
Sugestão do Google para Peônia
Cquote1.png É a fêmea do peão? Cquote2.png
retardado Seu tio engraçadão sobre peônia.

Peônia é outra flor que não pode escolher seu próprio nome, então teve que se contentar com ess porcaria que os humanos lhes derram, nem menciono o nome em latin pois não é muito diferente disso. Ela lembra um pinto saindo do ovo, e seria até interessante, se não fosse ser tão pequenininha... desse modo é daquelas que são jogadas em vasinhos toscos.

CaracterísticasEditar

 
Abre!Abre! Abre!

As peônias são estranhas mesmo em sua forma, mas bem por isso são interessantes, e na China de onde é símbolo elas têm o tamnho aumentado, tanto melhor porque ninguém merece florzinha minúscula em vasinhos, e chega aqui bem pertinho (nem tanto), não tem cois apiorr do que florzinha pequena, elas se espalham mais e enchem mais a terreno, pior do que erva daninha e, ainda o (a) retardado (a) que quiser as ter em vasinhos ainda quer compensar a falta de tamanho delas pondo mais vasinhos... definitivamente as flores pequeninas enchem demais o saco.

Mas as peônias permitem variantes maiores, que enchem tanbém o saco, mas não tanto assim, continuam parecendo pintos saindo do ovo... ou ovos com pinto semi-chocado dentro... nem venha com nojinho porque a flor aqui é a peônia... falando nela, ô nominho desgraçado que foram arrumar para essa florzinha infeliz, mas ela finge que não escuta quando dizem o nome aberrante perto dela, então tudo de boa.

As peônias tamb[ém são medicinais e, eu sabia que alguma coisa teria que compensar aquele ovo poder se abrindo... falando nisso, elas parecem nem querer se abrir, algumas morrem meio abertas e, não adianta querer ficar forçando as coitadas a algo como se abrir, porque aquelas pétalás paracem de aço, não querem abrir, nem com reza, se resolverem se abrem, assim mesmo algumas só se mostram um pouco. Como já tem flor até demais se arreganhando por aí, essa característica nem faz falta e, não é preciso que ela se abra toda para que se consiga extrair dessa flor o que interessa, então nem implico com esse detalhe.

CultivoEditar

 
Ovo faz bem, mas não já chocando.

Os chineses (não todos é claro seu tonto), é que devem saber cada detalhezinho do cultivo dessa plantinha florida, pois além de ser o símbolo deles ela abunda mais por lá do que em qualquer outro lugar do globo. Eles praticamente a têm como sagrada, e nem é de achar eresia, pois os china sabem das coisas e, se idolatram as plantas é porque sabem que podem tirar substâncias muito boas delas... e nem faça essa coara de crente ofendido porque você é fã de coisas bem piores, do tipo Luan Santana e nem preciso mencionar mais ninguém que já se pode imaginar o nome dos boizetes.

Ela demora pra crescer mas vale muito a pena, porque depois é que vêm os benefícios, remédio pra vários males, essa florzinha singela consegue até curar convulsões, é pena que algumas pessoas não sabem disso, mas as peônias existem apenas esperando que quem tenha inteligência para aproveitá-las as descubra. Elas gostam de tomar um solzinho legal para crescerem bem, e crescem bem tanto isoladas quanto em canteiros de comunidade, sem preconceito, elas se dão bem e se adaptam mesmo que o ambiente for uma chórnia (já disse que não vou explicar o que é isso, se quiser pergunte à peônia, quem sabe ela responde já que é tão miraculosa... mas não pense que é aluciógena, pode sair prá, seu noiado, se está procurando isso. Não é alucinógena, o que é ótimo, assim ninguém tem desculpa para restringir o cultivo. Os chineses, pensando nisso, pediram à Buda que pedisse a Deus para não colocar nenhuma propriedade medicinal nas peônias, e foi bem a tempo pois ele já estava pensando em fazer isso... não que Buda fosse um noiado, não quis dizer isso.

Ver tambémEditar

  • Ovo, não pense que é piada, não... é só para termos de pesquisa.