Abrir menu principal

Desciclopédia β

Pireu

(Redirecionado de Piraeus)

Pireu (do grego: Πειραιάς "Meu Piru") é a favela mais chique de Atenas na Grécia.

Índice

HistóriaEditar

 
Pireu numa visão geral.

Pireu foi fundada por Poseidon no século VII a.C., porém quando este foi derrotado por Atena na Guerra do Peloponeso, foi aprisionado numa ânfora e seus sete pilares foram destruídos pelos cavaleiros de Atena.

Foi Temístocles no século V a.C. que transformou Pireu num porto. De lá para cá pouco aconteceu, pois o bairro não tem time de futebol decente e nem tantos pratos assim para serem quebrados, apenas muitos táxis protestando.

GeografiaEditar

Atualmente Pireu é o bairro mais importante de Atenas, pois seu porto é a principal rota de fuga do país para Malta. Existe ainda um famoso corredor que liga Atenas e Pireu, mas como os gregos são pobres nesse corredor não existe metrô, nem ônibus, nem charretes, o povo vai a pé ou de táxi. Aliás, táxis não, esses estão de greve protestando.

EconomiaEditar

A economia de Pireu está completamente falida, e não passa de um amontoado de outrora luxuosas mansões todas abandonadas entrando em ruínas. Na verdade isso foi um plano dos ex-magnatas locais para evoluir o turismo local, já que mais gente visitaria o local pelas ruínas.

CulturaEditar

O prato mais famoso (se não for quebrado antes) em Pireu sem dúvidas é o pireu de batata.