Abrir menu principal

Desciclopédia β

820px-Alba.jpg Este artigo é queeeente!

Se quiser editar este artigo, entre numa geladeira, ligue o ar condicionado no máximo e beba uma coca-cola gelada. E não lute contra K'!


  • Nota:Se não a mania de incendiário,mas um álbum do Def Leppard consultePyromania(Albúm).

Piromania é um vício que faz com que as pessoas queiram queimar a rosca qualquer coisa que vejam.

Índice

HistóriaEditar

 
Rastro de piromaníaco

Os registros sobre a piromania vem desde a época antiga. O mais ancestral é da Grécia. Durante a Guerra de Tróia, macumbeiros piromaníacos gregos invocaram um cavalo gigante de fogo para destruir a cidade. Os que sobreviveram ao ataque do eqüino flamejante foram sumariamente queimados, para alimentar as tropas(devido à péssima qualidade da carne, preferiram deixar o pessoal queimando mesmo). Outro registro antigo de piromania é de Roma: Nero teria deixado, de propósito, uma bituca de cigarro largada na biblioteca romana. Graças à isso, ele se tornou o imperador: todos os outros candidatos morreram queimados.

DetalhesEditar

A piromania é definida pela psicologia como a vontade compulsória de queimar algo(sem duplo sentido, ou não). Geralmente, piromaníacos têm uma espécie de orgasmo mental ao queimar algo, e sentem-se extremamente depressivos, deslocados e vazios quando não queiman nada. Conta-se que gays, emos e prostitutas têm altas tendências a se tornarem piromaníacos. Tirando essas definições pré-estabelecidas, psicólogos e psiquiatras anotam uma lista de prováveis causas ocorridas na infância que levam uma pessoa a se tornar piromaníaca:

  • Ser deixado em casa com fósforos e papel abundantes.
  • Morar bem longe dos bombeiros.
  • Morar em casas de madeira(se a vizinhança também for assim).

SintomasEditar

Piromaníacos apresentam quadro clínico aparentemente normal, com a excessão de dois sintomas quase imperceptíveis:as mãos calejadas, deivdo ao alto uso de "objetos queimadores", como fósforos e isqueiros; e problemas pulmonares freqüentes, devido à inalação de gases decorrentes da combustão de diversos materiais. Esses fatores deificilmente notados fazem com que os piromaníacos andem livremente pela sociedade.

Ver TambémEditar


Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV
v d e h