Abrir menu principal

Desciclopédia β

Programa Pioneer

Programa Pioneer é um conjunto de 11 sondas espaciais semi-não-tripuladas lançadas para o espaço como objetivo da NASA de literalmente jogar dinheiro fora, que poderia ser usado em algo mais útil e prático, com a desculpa de significar algum avanço científico para a humanidade. As sondas foram lançadas de 1958 a 1973, e como podemos perceber, não trouxeram avanço algum nem para mim, nem para você.

Primeira faseEditar

 
Uma das fotos bonitas feitas pela Pioneer 10 de Júpiter que esclarece muito coisa sobre este fascinante planeta.

A primeira fase do programa Pioneer foram algumas tentativas pioneiras e completamente epic fail de tentar mandar algum objeto para o espaço, para provar que era possível chegar na Lua e ultrapassar a velocidade de escape usando apenas Mentos e Coca-Cola.

O problema é que estamos falando de 1958, na época não existia ainda a tecnologia dos pênaltis decisivos cobrados por Elano pela seleção brasileira em Copa América. Existia apenas protótipos feitos de garrafas pet lançados a propulsão de Mentos misturado com Coca Cola. Por isso Pioneer 0, Pioneer 1, Pioneer 2. Pioneer 3 foram todos um fiasco e sequer decolaram.

Pioneer 4 foi o primeiro do projeto a conseguir sair da órbita da Terra, mas ao chegar na Lua os astrofísicos na NASA perceberam que esqueceram de destampar a lente da tecpix que estava grudada no módulo com super bonder (para resistir o lançamento sem cair). Mas não se esqueça que aqueles caras da NASA são todos gênios, inventaram a desculpa que na verdade aquele monte de fotos borradas e preto e branco que na verdade eram do Grand Canyon eram na verdade em infra-vermelho de raio-x.

A Pioneer 5 foi outra que conseguiu sair da órbita da Terra, mas por erros de cálculos não foi parar na Lua com a sua sonda sucessora, mas não tem problema, a NASA anunciou que seus movimentos são friamente calculados e que na verdade a sonda tinha uma missão entre as órbitas de Vênus e Terra, mesmo que não haja absolutamente nada para ser explorado por ali.

Segunda faseEditar

Esta foi a fase mais insignificante do Programa Pioneer: Foram construídas 5 sondas iguais com o objetivo de serem lançadas para os confins do sistema solar e lá colher amostras de vácuo para serem transmitidas via rádio AM para a NASA pegar, olhar e falar "ah tá! Que bacana".

Terceira faseEditar

Pioneer 10 e Pioneer 11 foram as duas últimas sondas do programa, e as únicas realmente úteis (isso do ponto de vista de um nerd, porque para mim continuam inúteis como todas anteriores). Foram lançadas para explorar os planetas Júpiter e Saturno respectivamente. A utilidade delas foi de quase nada, pois espiões da KGB haviam sabotado e hackeado essas sondas e elas acabaram mandaram para a NASA fotos do Mickey Mouse. Mas para não pagar o vexame de divulgar essas fotos, a NASA exibiu a imagem de alguns borrões feitos no Paint.

v d e h
Programa Pioneer
Pioneer 0Pioneer 1Pioneer 2Pioneer 3Pioneer 4Pioneer 5Pioneer 6
Pioneer 7Pioneer 8Pioneer 9Pioneer 10Pioneer 11
Placa Pioneer