Abrir menu principal

Desciclopédia β

Punjab (Índia)

Punjab é um estado da Índia, localizado a noroeste do país, mais ou menos ali onde fica a tal Caxemira, então já deu para perceber que é treta.

HistóriaEditar

 
Em Punjab está um dos raros locais na Índia onde é proibido mijar nas águas.

Dizem que o Punjab é a região berço da Civilização do Vale do Indo que deram origem aos indianos, mas este é o Punjab do lado do Paquistão. O Punjab do lado da Índia tem uma importância desprezível para a formação da Índia, sendo na verdade apenas um território tampão entre a Caxemira e Nova Deli.

A palavra "Punjab" vem dos acrônimos persas 'pum' (پنج) Flatulência, e 'jāb' (آب) Soco, que juntos significam literalmente "Os Cinco Peidorreiros Antigos" em alusão aos cinco antigos imperadores que buscavam reunir o maior rebanho de vacas da Índia cujas flatulências abriram um buraco na camada de ozônio bem acima da Índia e os raios infra-vermelhos do Sol torraram os indianos o que explica aquele jeito esquisito deles (embora isso tenha acontecido só no Punjab do Paquistão).

Quando os britânicos chegaram no século XIX, por geografia não ser o forte deles, eles desenharam o Punjab inteiro no mapa do Paquistão e isso deu um baita problema. Por causa disso foi organizado um protesto armado (de pedaços de galhos, mas que eram bem pontiagudos mesmo) na cidade de Amritsar, os soldados ingleses com medo daqueles galhos e do protesto pacífico, decidiram metralhar toda população achando que 1000 pessoas a menos não fariam falta num país de 1 bilhão de habitantes, mas o episódio pegou mal e ficou conhecido como Massacre de Jallianwala Bagh.

Com a independência da Índia, por alguns meses aquele território ficou meio que sem dono, Paquistão e Índia iniciaram uma série de acordos pouco amistosos sobre quem deveria ficar com aquele pedaço de terra, um querendo empurrar para o outro, até que acidentalmente a Índia pegou Punjab para si, mas só um pedacinho, deixou o resto com o Paquistão.

Politicamente o território é tão bem organizado que nem capital tem, precisando os punjabianos pegar a capital emprestada do estado vizinho de Haryana.

GeografiaEditar

Punjab está localizado no semi-Himalaia um pouco para a esquerda, faz fronteira com o Paquistão a oeste e a Terra dos Mafagafos ao sul. Detém os direitos territoriais da Polinésia Indiana.

LínguaEditar

Oficialmente se usa a língua punjabi, uma versão grosseiramente hindu do paquistanês urdu, ou seja, a população local fala como os paquistaneses disfarçadamente.