Abrir menu principal

Desciclopédia β

Quatorze meses de aluguel atrasado

Seu Madruga mostrando que há muitas testemunhas de todos os serviços que ele faz no cortiço.

Quatorze meses de aluguel atrasado, essa página existe apenas e tão somente porque alguém teve ideia de criar o link... oras, que desculpa boa. Esse quatorze meses, se é que alguém não sabe, é o tempo de aluguel que o Don Ramón Seu Madruga deve da meia-água casa onde mora com sua filha Chiquinha, posteriormente essa dívida foi passada à sua avozinha, depois ao Jaiminho porque o Roberto Bolaños achou melhor assim.

Como chegou a tanto?Editar

Na verdade locatários em geral, se atrasar dois meses de aluguel, já despeja o infeliz da casa, apartamento ou barraco ou alguns sem vergonhas acham otários que vão viajar por exemplo ao invés de pagar o aluguel, mas são poucos casos. Com o Seu Madruga é diferente: na verdade o Senhor Barriga nem deveria cobrar o aluguel dele pois o frangalho humano, mesmo sendo um frangalho faz muitas coisas no cortiço sem cobrar nada: Faz serviço de síndico, faxineiro(quando a dona Florinda ameaça pede), recepcionista(principalmente pra vizinhas bonitas), jardineiro, faz todo tipo de manutenção, incluindo lâmpadas quebradas pelo Chaves, faz trabalhos extras de educador dos pirralhos, não só da Chiquinha, impede o Chaves de demolir o cortiço de vez, entre outros serviços, sendo que na verdade ele só recebeu pelo serviço de pintor uma vez.

Com isso tudo, o Senhor Barriga nem deveria cobrar o aluguel dele e ainda voltar um extra, mas como ele cobra, então após esse atraso de 14 meses, o Seu Madruga pagou o quinto mês algumas vezes para não ser despejado, mas como faltam 14, no dia seguinte lá está Barril de 20 litros cobrando novamente. Talvez o Senhor Barriga não tenha deixado essa dívida apenas por tolerância, mas porque sabe tudo que o farrapo de gente faz e o que ele ainda aguenta por lá: Ele sabe o que o Seu Madruga atura, quando ele próprio vai cobrar o aluguel e sai sempre com algum dano, se não é físico é em sua roupa, sapato ou chapéu ou ainda, na cachemira made in Taubaté, fora os insultos por falta de educação ou por falta de noção do Chaves, Quico, Chiquinha e mais alguém que ir no embalo. Sabendo que o que ele passa quando vai cobrar o aluguel, o Seu Madruga tem que lidar 24 horas, ele também fica com dó por causa disso, se contentando com o quinto mês que o Seu Madruga paga, mas como a esperança é a última que morre, então ele continua cobrando os outros 14 meses.

Como se esquivarEditar

 
Chiquinha achando para o Senhor Barriga o que o pai dela lucrou na semana anterior. Perceba a cara de alegria do Seu Madruga.

Apesar do Senhor Barriga não reconhecer tudo que o Don Ramón faz pelo cortiço dele e, continuar cobrando o aluguel, ele não consegue despejar o Madruga, mas não porque os truques do Seu Madruga pra se esquivar sejam bons, até porque alguém sempre atrapalha, em geral o Chaves, mas o Senhor Barriga, quando termina de cobrar os outros aluguéis até diminuiu sua barriga de tantas calorias que gastou apanhando e fugindo de mais golpes. Acaba se contentando com os inquilinos que pagaram e deixa o Seu Madruga em paz por mais uns dias.

Assim mesmo, O Seu Madruga tenta, pulando a janela(mas alguém sempre entrega depois), se escondendo no banheiro, mas o Barriga não consegue esperar tanto tempo, seja o tempo de uma cagada, um banho, barbear ou escovar os dentes, oras o Seu Madruga faz isso sempre impecavelmente e então demora bastante, mas algumas vezes o Seu Barriga está com mais tempo e paciência, além de ficar apreciando os quadros e fotografias do Don Ramón. Isso do banheiro ele usou poucas vezes pois sabe que não dá muito certo.

O Seu Madruga em geral tenta fugir pra um canto que o Seu Barriga não esteja, mas nunca tentou um disfarce, coisa que poderia dar certo, mas não se garante isso também, pois a cara do Seu Madruga é muito peculiar, então teria que ser um disfarce bem feito mesmo, talvez ele ache que nem vale a perda de tempo e o Bolaños já gastava demais com maquiadores para o Chapolin e para o Chesperito, então não explora essa opção. Muitas vezes o Seu Madruga usa apenas de convicção mesmo, dizendo por exemplo que não está com humor para pagar o aluguel e o Barril de 20 litros fica indignado, mas acaba deixando, talvez ele na verdade tenha consciência dos serviços que o Seu Madruga faz no cortiço sem cobrar nada.