Quem Quer Ser um Milionário?

Cquote1.svg Você quis dizer: Show do Milhão Cquote2.svg
Google sobre Quem Quer Ser um Milionário?
Cquote1.svg Mah! Você tem certeza dissom!? Cquote2.svg
Silvio Santos sobre Quem Quer Ser Milionário?
Cquote1.svg Ah! Hai! Hi! Hi! Posso perguntarrm!? Não quer ajuda dos unviersitárions? Cquote2.svg
Silvio Santos sobre Quem Quer Ser Milionário?

Who Wants to Be a Millionaire?
Show do Milhão (BR)
Quem quer ser um milionario.jpg
Índia
2008 • cor • muitos min
Direção Danny Boyle
Roteiro Uns desconhecidos aí
Elenco *Dev Patel - Jamal


Quem Quer Ser Um Milionário? é um filme de draminha, espécie de Cidade de Deus melhorado e bem feito, que conta a realidade dos sujos bastidores de programas de quiz como Show do Milhão.

Lançado em dezembro de 2008 nos cinemas do mundo inteiro, só não vendeu muitos ingressos porque todo mundo comprou aquele DVD pirata baratinho daquele camelô camarada.

SinopseEditar

  ATENÇÃO! O texto abaixo pode conter (ou não) um ou mais SPOILERS!

Ou seja, além de deixar o artigo com mais pressão aerodinâmica nas retas e mais estável nas curvas de alta, ele pode revelar, por exemplo, que o herói casa com a mocinha no final, ou que o assassino não é revelado e Jack Nicholson fica maluco no final.

 
 
Vegeta no programa.

A história do filme gira em torno de Jamal Malik, um típico favelado de Mumbai, Índia que está participando do programa televisivo Quem Quer Ser Milionário?, espécie de Show do Milhão indiano, e está a uma pergunta dos 20 milhões de ruppes (moeda de Hyrule), o prêmio máximo do show.

A polícia prende o jovem por suspeita de fraude, depois de torturar seus mamilos tentando arrancar algo do rapaz, durante o interrogatório, Malik, para enrolar os policiais conta uma lorota sem sentindo dizendo como foi sua infância e adolescência e como sabia das respostas.

Nesses flashbacks aparece a história de Jamal e seu irmão desde crianças, em como na sua infância matava aula para ir jogar cricket no aeroporto, brincava nadando na bosta e como sua mãe morreu após um ataque de lunáticos fanáticos drogados. E assim ele conhece a piveta Latika, e junto com seu irmão viram trio especialistas em mendigar.

O trio sempre se separa e seguem rumos diferentes, já adultos, Salim vira um marginal, Latika uma puta e Jamal um zé ninguém que só vai para esse programa para impressionar Latika, mulher que todo mundo no filme comeu menos ele.

O filme foi um imenso sucesso devido à destreza em que conseguiu captar a realidade do cotidiano indiano e mesclar com uma história sem nexo e fechar com chave de ouro fazendo uma típica "dancinha indiana com 500 pessoas" nos créditos.

PrêmiosEditar

  • Oscar em 8 categorias:
    • Melhor Filme
    • Melhor Cara que manda - Danny Boyle
    • Melhor Roteiro Zoado - Simon Beaufoy
    • Melhor Fotografia - Anthony Dod Mantle
    • Melhor Edição - Chris Dickens
    • Melhor Trilha Sonora Original - A.R. Rahman[1]
    • Melhor Canção Original - Jai Ho
    • Melhor Mixagem de Som


NotasEditar

  1. O som desse filme não é nada de mais. Aí forçaram a barra