Radônio

AAAcido.jpg ESTE ARTIGO É CORROSIVO!!!

Portanto, não o cheire, não o lamba e evite o contato com a pele, olhos e mucosas. Em caso de contato, não provoque vômito, procure ar fresco e lave a porra toda com água corrente em abundância.

Rádon
Radon-gas.jpg
Visão obrigatória em todo meio que haja radônio
Símbolo, número Rn, 86
Série Peido nobre
Principal isótopo 222Rn
Propriedades atômicas
Massa atômica 222 (pesadão)
Dureza É um gás
Nível de radioatividade Alta
Nível de toxicidade Absurda
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Só uma vez
Posso passar na pele? Melhor não
Onde encontrar Chernobyl
ponto de fudição 202
ponto de rebuliço 211
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Nula (só causa câncer mesmo)



Cquote1.svg AAAAAA!! Cquote2.svg
Você após saber que contraiu câncer de pulmão por respirar radônio

Radônio é um gás que fecha a conta da aristocracia dos gases da tabela periódica. Como toda nobreza sempre tem um desgarrado, o radônio é a ovelha negra da família 18 pois, em contraste com o neônio e xenônio que iluminam nossas cidades e o criptônio que nos protege dos super-heróis, o radônio tem o efeito contrário, só gerando radiação cancerígena mesmo.

CaracterísticasEditar

O radônio em sua forma gasosa não tem cheiro, não tem cor e nem sabor, mas tem muita radioatividade, o que o torna mil vezes mais eficiente e letal. Tu pode estar respirando radônio agora e nem sabendo, daqui umas décadas a conta chega.

Com massa atômica de 222, três átomos de radônio já formam o gás do capeta; teólogos estimam que se já não usasse enxofre, o principal gás do inferno seria o radônio. Além disso é 7,58 vezes mais pesado que o ar e cem vezes mais pesado que o hidrogênio, sendo possível apenas aos X-Men o manuseio de suas propriedades.

Os isótopos do elemento têm vida boêmia e curta, por esse fato o radônio é um elemento quimicamente raro, pois ninguém tem coragem de se aventurar até as camadas baixas da atmosfera apenas para conseguir traços desse gás maléfico. O que deveria ser uma notícia boa... até o momento em que se descobre que ele vem do tório e urânio que existem em fartas quantidades, ou seja, vamos ter que aturá-lo por mais alguns milênios.

AplicaçõesEditar

Elemento de pouquíssimas aplicações devido à sua hostilidade extrema com qualquer coisa que respire, porém há desesperados que o aplicam como fonte de radiação em canceroterapia, para aumentar mais ainda o câncer no indivíduo e fazê-lo gastar mais dinheiro com tratamentos. Também é utilizado como indicador radioativo para a detecção de fugas de gases (gás impiedoso assim, não deixa passar nada) e na medida da velocidade de escoamento de fluidos corporais, em banheiros de habitações humanas ultra-high-tech como a USS Enterprise.

PrecauçõesEditar

  • Em cidades como Springfield e Chernobyl use sempre máscara de gás ao sair de casa. Podem haver traços de radônio no ar que podem incorporar-se aos pulmões, causando uma catástrofe radioativa em seu organismo.
  • Uma vez pegas, partículas de radônio não saem do corpo nem com reza braba.
  • Vinte mil pessoas morrem por ano por inalar esse elemen... Hunf... AAAAAA! Estou contaminado!!