Abrir menu principal

Desciclopédia β

Região Centro-Oeste

Carroca1.jpg Enxada-2.pngEsti artigu é caipira, sô!!Enxada-1.png

Este tar di artigu pareci caipira, foi escritu purum caipira, ô ele é de fato
CAIPIIIIRRA!!!

Num istraga eli naum, si não nóis crava a inxada pra riba docê!

Cquote1.png Quem nasce no sul é sulista, quem nasce no nordeste é nordestino, quem nasce no norte é nortista. Quem nasce no centro-oeste é o que??? Cquote2.png
CDF em dúvida sobre Centro-Oeste
Cquote1.png Quem nasce no centro-oeste é porra nenhuma! Cquote2.png
Troglodita sobre questão acima
Cquote1.png Soube que as praias de Brasília são óóótimas, wonderful! Cquote2.png
Luciana Gimenez sobre Centro-oeste
Cquote1.png No centro-oeste tem cemitérios? Eu gostaria de vasos novos para minhas flores! Cquote2.png
Ronaldo Ésper achando que o centro-oeste é puro mato e é mesmo
Cquote1.png Havia muitos bugres, pobres e bolivianos, então achamos seria melhor nos criarmos o nosso próprio estado mais rico e desenvolvido que o outro Cquote2.png
Sul-Matogrossense sobre sua separação do Mato Grosso
Cquote1.png Nós não aguentávamos eles fazendo suruba e gemendo alto, por isso decidimos apoiar a divisão que eles tanto queriam Cquote2.png
Mato-grossense sobre Gaúchos Sul-Matogrossenses
Cquote1.png Onde fica o centro-oeste? Cquote2.png
Carla Perez e sua inteligência sobre Centro-Oeste
Cquote1.png É onde fica o Acre?! Cquote2.png
noob-emo-otaku-nerd sobre Centro-Oeste

Centro-Oeste do Brasil.PNG

O Centro-Oeste é uma das regiões em que o Brasil está dividido. Ele se encontra embaixo do Norte, acima do Sul, à sudoeste do Nordeste, a noroeste do Sudeste e a nordeste de paisecos da América do Sul como Paraguai e Argentina. O Norte Centro-Oeste é a região mais vazia do País, lugar tipicamente dominado por políticos, que moram no Distrito Federal, Buenos Aires. É composto pelos estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Norte, Rio Grande do Meio/Goiás, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Índice

HistóriaEditar

Pré-História a historia e miuisb facil O Centro-Oeste foi primordialmente habitado pelos Dinossauros, mas depois da criação do INES (Instituto Nacional de Extinção dos Sauros) sua habitação passou a se dar pelos homens da Pré-História. Os homens da Pré-História não foram fortes o suficiente para sobreviver por lá, então uns fugiram em direção aos Andes, outros em direção à Patagônia

DescobrimentoEditar

Então descoberto o Centro-Oeste foi povoado pelos Portugueses, Índios, Cucarachos e Farroupilhos. Fez-se uma economia contrária à Economia de Ilhotas feita até então na costa Brasileira. Esta economia ficou conhecida como economia do Café-com-Leite do Centrão. Paulistas e Mineiros testaram no Centro-Oeste o que viria a ser o Pacto do Ouro Fino (Café com Leite com porra) na época da República Velha.

AtualidadeEditar

As mudanças mais recentes como M. A. B. do CSP de Ascurra no Mapa Político são a incorporação de Santa Cruz ao território brasileiro, que foi recusado pelo Centro-Oeste e pelas demais regiões do Brasil, e assim o Sudeste teve que levar o pato, e a incorporação do Rio Grande do Norte ao Centro-Oeste, vendido pelo Nordeste.

GeografiaEditar

 
Cidade do Gugu, sede do SBT

Cuiabá foi a primeira cidade do Centro-Oeste, onde morou Gugu Liberato grande parte de sua vida. Criando-se o tratado de Abravanel, Cuiabá se tornou a primeira sede da rede televisiva SBT. ai o relevo teve uma ação

RelevoEditar

O centro-oeste tem um clima mais quente que o deserto do saara, em alguns meses do ano, o calor deixa a população tão maluca que eles saem quebrando carros e destruindo loja.

o tempo vive fechado em Brasília,fazendo que molhe todas as pizzas que são levadas para os nossos tão competentes políticos. O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.

O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, são mais altas do que no sul. O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C; durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C. Existe declínio sensível de temperatura quando ocorre o fenômeno da friagem, que é a chegada de uma massa polar atlântica que através do vale do rio Paraguai, atinge todo o oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As chuvas, além de concentradas em apenas uma estação do ano, se distribuem irregularmente na região, atingindo-se mais de 2.500 mm a noroeste de Mato Grosso e reduzindo-se a pouco mais de 1.200 mm grande parte do território.

Nas regiões mais elevadas do Planalto Central ocorre o clima tropical de Altitude e as mínimas são menores podendo ocorrer geadas nessas regiões. Em outras partes da região também é normal ocorrer geadas.

Os meses de verão são úmidos, porque nessa época, a Planície do Pantanal é uma das áreas mais quentes da América do Sul, e por esse motivo, forma um núcleo de baixa pressão que atrai os ventos úmidos conhecidos como alísios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde às chuvas fortes que caem na região.

O norte da região, de altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, engloba características do clima equatorial. No restante da região, o efeito da continentalidade faz com que o clima tropical apareça mais seco, e por consequência, a paisagem vegetal revele densidade menor, apresentando sob a forma de cerrado.

DemografiaEditar

O IBGE ainda não foi capaz de nos fornecer dados significativos sobre a Região Centro-Oeste. Além dos Políticos de Buenos Aires, seus servos, e seus apêndices (moradores pé rapados do entorno de Buenos Aires), nós só sabemos também dos Grandes Fazendeiros e dos Índios.

Grupos ÉtnicosEditar

O Centro-Oeste é composto por todo tipo de gente com um traço comum, todos acham que são ricos, educados, com um gosto muito refinado, além de serem pessoas muito acolhedoras e com uma sensibilidade muito grande quando se trata em ajudar pessoas menos favorecidas, e que estão sempre tentando melhorar, enfim são pessoas de caráter e que deveriam ser reconhecidas como tais.

Os brancos são maioria nos lugares mais chiques e caros de Brasília, Goiânia e Cuiabá (enquanto Campo grande só tem índio fudido mesmo). Nas favelas de Brasília (leia-se cidades satélites) e também no intorno da capital (O DF diz que o intorno fica em Goiás. Goiás diz que o intorno é do DF) são habitados por nordestinos e seus inúmeros descendentes que foram expulsos depois de contruir a capital. O estado de Goiás até hoje guarda um ódio gigantesco dos brasilienses por isso, já que aquela gente é um povo muito feio e governo nenhum quer cuidar.

Os índios estão espalhados pelo Mato Grosso do Sul (pobre Mato Grosso do Sul, pensa a elite branca) e os negros pelas favelas de todo o Centro-Oeste (não gostamos de nos misturar, pensa a elite branca de Goiás , Mato Grosso e Distrito Federal, leia-se agropecuaristas cheios da grana e também do Mato Grosso do Sul e políticos do distrito federal, leia-se políticos corruptos)

O centro-oeste da elite (Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás), lamenta pelo Mato Grosso do Sul ser o estado mais fodido do centro-oeste(se bem que os matogrossenses adoram ver as desgraças do estado vizinho).

EconomiaEditar

 
Fazenda do Mato Grosso, Chapada dos Guimarães

É dividida em três grandes atividades:

  • Pecuária. Tem mais gado que população, ou seja, eles são o dono do pedaço nessas terras, dividindo com jacarés no Pantanal, garça em Goiás e petistas no Distrito Federal.
  • Agronegócios, que atraem brasileiros de todas as regiões pela fartura de terras a preços baixos e de altissima produtividade daonde nascem cidades do dia para a noite.
  • Bolsa família, que nada mais é do que fazer um filho por ano e receber a ajuda que o governo oferece p/ criar esses guris.Assim você faz o filho, ganha dinheiro do governo e não precisa trabalhar.

CulturaEditar

  É brasiliense e não candango seu filho da puta.  
Brasiliense sobre sobre seu gentilico
  Aqui tem mais sulista que no sul.  
Qualquer pessoa do Centro-Oeste sobre a migração
  Eles nem tem cultura!!! apenas dizem que tomam tereré que fomos nos mesmo que inventamos!  
Mato-grossenses sobre os Sul-matogrossenses
  Nos separamos e hoje temos economia, IDH, educação, saúde e gente bonita segurança ao contrario do Mato Grosso  
Sul-Matogrossenses sobre os Mato-grossenses
  Essa aí fui eu que roubei.  
Maluf sobre a cultura do Centro-Oeste
  Eu não sabia de nada.  
Lula sobre o que o Maluf fez com a Cultura do Centro-Oeste principalmente do Mato Grosso do Sul