Relincho

(Redirecionado de Relinchando)
Perfeito para uma leitura labial.

Relincho é o direito que, principalmente os cavalos, possuem de emitir algum som com a voz para se comunicar. O que eles expressam, alguns que não relincham de verdade (apesar de poderem fingir que o fazem), dizem entender, mas para o ser humano, isso é um pouco difícil de saber literalmente, no máximo, observando outras coisas no cavalo é que descobre, mas só com o relincho, é bem estranho, não pense que com noia isso se torna possível, no máximo com isso você poderá melhor apreciar o coice.

Relinche comigoEditar

 
É preciso ter o aparelho fonador certo.

Alguns outros equinos também o fazem, mas o melhor relincho conhecido é o do cavalo, que relincha perfeitamente e de forma melodiosa. Já mencionado na introdução, que a comunicação como qualquer outro animal, não é apenas pela voz e sim, com todo o corpo, por exemplo, se o dono do cavalo escuta o relincho, depois vê que o cavalo está de pau duro (não teve jeito), esse dono pode mentir que entendeu pelo relinchar, que o cavalo quer acasalamento. Não precisa mostrar educação dizendo para o dono ir se acasalar então, apenas entenda que o dono, que é um humano e, como tal, é tonto e não percebe certos limites, ainda assim, poderia ser pior: Você ser educado e mandar ele ir e, ele obedecer. Pior ainda, te obrigar a ir no lugar dele...

Não se sabe se é no cérebro ou no aparelho auditivo, que está o que permite-se ou não entender entre os bichos. Talvez um dia ou outro, entre dormir e acordar, já tenha entendido o latido de seu cachorro (e não falou pra ninguém, de medo que mandassem você ir dormir na casinha com ele, mas sabe que entendeu mais do que acordado, ou em um sonhozinho daqueles bem bestas. Essa hora entre dormir e acordar é estranha ainda, não se sabe muito sobre ela, apenas quando se acorda de caralho em pé, ou até úmido e... chega desse papinho.

O que essa porcaria (estamos no estábulo e não no chiqueiro), toda quer dizer? Ora, se você vez ou outra, entende latidos, então porque não relinchos? Apenas para explicar que mesmo muito difícil pode ser possível entender literalmente alguns relinchos, não se preocupe, isso não significa que vá ouvir palavras parecidas com coices, pois acho que cavalos nem falam, quero dizer, nem relincham palavrões.

Como aconteceEditar

 
Quando não é o relincho, é isso.

Os cavalos, assim como todos os bichos, até mesmo os insetos e os humanos, tiveram direito a ter uma voz, e se comunicar através dela, em geral entre os semelhantes, pois os outros grupos de animais, conseguem entender apenas os gestos, olhares e a forma como o som sai, mas não literalmente o que está sendo dito. A não ser que ocorra como explicado na sessão anterior, onde por retardamento alguma mudança cerebral momentânea, como entre dormir e acordar, bichos diferentes entendam o que os demais dizem, mas isso é ocasional.

De modo que para relinchar, só mesmo sendo cavalo égua pu outro equino mais próximo. O que se precisa, observando os cavalos, é umas beiças e dentes bem grandes, bem como uma cara alongada (não igual à lady Gaga, mais alongada), para que tudo contribua com o aparelho fonador para um bom relincho, pois outros bichos podem tentar fazer, inclusive os humanos aque amam imitar os demais bichos, porém não sai de modo perfeito, somente os cavalos o fazem de modo perfeito. A natureza deu o relincho apenas para eles e é o que eles usam para se comunicar. Os relinchos, para os bichos que não o fazem, podem parecer todos iguais, mas uma diferença sutil pode significar até mesmo se a égua está pronta ou não, isso apenas o garanhão pode saber, embora sempre apareça um maldito furrie para estragar a beleza do acasalamento dos equinos... Não por isso, algumas vezes um jegue, sem relinchar nem nada, pode apagar o fogo todo do furrie.

Ver também, se quiserEditar

  • Égua, mas não se sabe se relincha mais que os garanhões e pangarés.
  • Franja, todo cavalo parece ter franja, a não ser que a testa dele esteja com sarna.


v d e h
Formas animalescas de comunicação que não são funk
Arroto - Assobio - Balido - Bocejo - Cacarejo - Canto - Coaxar - Crocito - Ganido - Gargalhada - Gemido - Gritinho - Grito - Grunhido - Ladainha - Latido - Miado - Mugido - Piu - Relincho - Rosnado - Rugido - Uivo - Voz - Zumbido - Zurrado