Abrir menu principal

Desciclopédia β

Remember Me (jogo)

Virtualgame.jpg Remember Me (jogo) é um jogo virtual (game).

Enquanto você lê, Sonic corre através de algum loop.


Lembre-se
Remember Me capa do jogo.jpg

Sem tanto sex appeal também

Informações
Desenvolvedor Dontnod Entertainment
Publicador Capcom
Ano 2013
Gênero Ação-aventura
Plataformas PlayStation 3; Xbox 360
Avaliação 40%
Idade para jogar Livre

Remember Me é um jogo de ação/aventura produzida pela Capcom, jogo futurista que se passa numa época onde as armas de fogo pelo visto foram banidas pois todos policiais mais bem preparados de Paris usam no máximo cassetetes e saem no braço toda hora com a criminosa mais procura do mundo, ao invés de simplesmente dar algum tiro na cabeça dela logo.

HistóriaEditar

 
Ângulo recorrente de câmera do jogo.

O jogo começa com a protagonista Nilin encarcerada tendo as memórias apagadas por um programa subversivo de lavagem cerebral produzido pela nova ordem mundial. Enquanto estava em estado semi-zumbi, foi contactada por Edge, uma voz que fala em sua cabeça. Edge se diz líder de uma organização criminosa terrorista errorista, misterioso e enigmático, ele ajuda Nilin a escapar da prisão. Uma vez livre, o jogador se vê na Paris do ano de 2089 que após o governo de segregação e privatização de François Hollande tornou-se uma cidade governada pelos conglomerados comerciais burgueses e dividiu-se entre a Cidade Alta onde estão as patricinhas e playboys e a Favela 404 onde estão banidos os parentes do Marquito. Neste mundo distópico todos seres humanos possuem roscas flutuando atrás da nuca implantadas pela empresa multi-nacional chamada Sensen que só não é mais rica que a empresa de robôs eróticos que tem cartazes espalhados pela cidade inteira, essas bizarras roscas tem como principal utilidade tornar qualquer pessoa suscetível a ter as memórias roubadas.

Como Nilin está sem memórias o jogador começa a aventura tão perdido quanto a protagonista, vasculhando lugares aleatórios e descobrindo sobre seu passado, como por exemplo, o fato de ser uma errorista com a habilidade de zoar a memória dos outros, e por isso tornou-se famosa por provocar suicídios e quadros de depressões nos desafetos. Nilin encontra-se com Tommy, um tarado sem muita participação no jogo que guardou as roupas de Nilin, nesse momento encontra-se com a caçadora Olga, que pelo nome, o cabelo curto e pose de machona, sabemos que é russa. Nesse momento Nilin reconfigura a memória dela de maneira a torná-la uma bitch da causa.

Alternando puzzles fáceis e repetitivas e cenas de porradaria obrigatória ainda mais repetitiva e maçante pela quantidade pífia de variedade de inimigos. Um novo aliado é Bad Request, um punk paga-pau de Nilin que dá dicas de como chegar à Kaori Sheridan, uma arquiteta cujas memórias roubadas são usadas para abrir as comportas da represa do Rio Sena que inunda Paris, porque lembrando, não existem mais bombas no futuro para explodir as coisas, e por isso não existem mais "terroristas" mas apenas "erroristas".

Desejando recuperar suas memórias, Nilin regressa à La Bastille, onde a chefe de cárcere é uma coroa que é conhecida como "Madame" que apenas parece uma personagem renegada de BioShock Infinite. É apenas uma enrolação, porque Nilin não consegue recuperar as memórias.

A próxima missão é visitar a presidente da Sensen que se revela a mãe de Nilin, uma verdadeira megera que após uma lavagem cerebral básica se torna a mãe mais doce e compreensiva do mundo.

Por último, Nilin vai resolver os problemas não resolvidos com o pai, o qual o passado de abusos sexuais foi apagado da memória e esse fato revelador cria o grande clima de tensão final. Então o jogo escassa de viagens sem sentido e termina do nada após uma enorme inteligência artificial ser morta.

JogabilidadeEditar

 
Nilin remixando as memórias da mãe, colocando um vibrador na bolsa dela para causar um choque emocional.

O jogo é uma grande homenagem à Prince of Persia de tanto que a protagonista se pendura em para-peitos da cidade, e também à Metroid Prime com Grapple Bean e tiros para abrir portas que só a protagonista pode abrir, e também Batman: Arkham Asylum devido ao maçante sistema de lutas com combos executadas apertando a imensa variedade de dois botões para atacar e um para desviar toda vez que um exclamação aparece magicamente.

Entre lutas e Le Parkour, surgem puzzles que qualquer criança de 8 anos consegue resolver, que consiste em abrir portas com tiros, ligar elevadores e procurar pacotes de Sedex espalhados pela cidade que dão mais HP e magia. Magia aliás que desperta habilidades especiais de pancadaria como ficar invisível, destruir máquinas e deixar os outros tontos.

Há ainda a habilidade curiosa de remixar as memórias alheias, embora só faça isso umas três vezes no jogo, e nos próprios pais de maneira a modificar a memória deles mudando detalhes que desencadeiam resultados distintos.

PersonagensEditar

  • Nilin - Uma mulatinha marrenta, dona de habilidades de porradaria, hacker, Le Parkour e muita carência por ser renegada pelos pais e ter como melhores amigos um panda-robô e um amigo imaginário mental chamado Edge.
  • Tommy - Um maluco que usa a mesma jaqueta do Nêmesis de Resident Evil 3 e tem a cara toda fatiada. É taradão assumido, pois a primeira coisa que fez ao saber que Nilin foi presa, foi invadir o guarda-roupas dela e roubar todas calcinhas, jeans e jaquetas dela para ficar cheirando de noite. É claro que ele devolveu tudo depois que ela escapou.
  • Olga Sedova - Caçadora de recompensas que tem a memória zoada e é transformada em empregada particular de Nilin.
  • Bad Request - Só um paga pau que tem uma participação medíocre e morre de maneira nada dramática.
  • Quaid - Só um cientista piradão.
  • Scylla - Negona que usa um corte de cabelo estilo Rodrigo Santoro no papel de Xerxes. É uma dessas imigrantes da França que provavelmente veio da Burkina Faso ou algo do tipo, é a presidente suprema da Sensen, e mãe de Nilin, e por ser mulher, mesmo no ano de 2089 com tudo automático, ela consegue a proeza de gerar um acidente automobilístico e ainda colocar a culpa numa pobre criança que só estava querendo ser feliz.
  • Charles Cartier-Wells - Francês legítimo, por ser pederasta, abusava da filha (Nilin) e arrependido decide passar 20 anos sentado numa cadeira assistindo xvideos 24 por dia e só batendo punheta, sendo salvo dessa insanidade pela filha no final.
 
Carlitos Tévez e seu irmão, dois inimigos do jogo que tem muitos sócias.

Inimigos:

  • Mutágenos - Um monte de afetados amigos do Gollum que atacam humanos. Suas evoluções incluem um grandalhão parrudo e um que fica invisível.
  • Soldados - Um bando de retardado que ao invés de usarem alguma tática descente de capturar criminosos, apenas ficam rondando sem objetivo na cidade e quando encontram alguma criminosa de altíssima periculosidade conhecida por quebrar no braço dezenas de inimigos, eles então decidem ir pra porrada no soco mesmo.

Chefe:

  • Edge/H3O - Líder dos erroristas que a primeira vista parece apenas um folgado maldito que usa Nilin feito uma bitch ordenando ela a fazer as coisas mais impossíveis como se fosse simples. No final revela-se ser o último chefe e esquematizador de todos problemas da vida de Nillin, onde o jogador é surpreendido com o fato de que ele foi uma inteligência artificial criada pelo pai de Nilin para sanar as dificuldades afetivas da filha que não conseguia ter namorados. Revoltados com essa vida de merda, Edge/H3O decide suicidar-se.