Abrir menu principal

Desciclopédia β

República Socialista Soviética Uzbeque


●Ўзбекистон Совет Социалистик Республикаси
●O³zbekiston
●RSS Uzbeque

Bandeira da República Socialista Soviética Uzbeque (1924-1991).png Brasao da RSS Uzbeque.png
Bandeira Brasão
SovietUnionUzbekistan.png
Onde Uzbequistão?
Capital Tashkent
Língua uzbeque russo
Tipo de Governo República Algodeira Soviética
Fazendeiro Topo Gigio
Moeda Som
População 19 trabalhadores



República Socialista Soviética Uzbeque foi uma fazenda mongol que acabou se tornando um domínio da União Soviética, liderando a produção nacional de areia, o que tornou o país o maior exportador mundial desse material.

HistóriaEditar

 
Um pôster da era soviética onde podemos ver o herói nacional uzbeque, Nightwolf, comemorando os 20 anos da RSS do Uzbequistão.

A República Socialista Soviética Uzbeque começou a se formar no segundo milênio a.C., quando a região era um domínio dos persas. Alexandre o Grande, dando uma volta pela Ásia Menor em seu Ford Corcel, avistou o território uzbeque que ele ainda não havia conquistado. De quebra ele subjugou a região e ainda comeu a filha do chefe da tribo, o que lhe causou uma intensa resistência popular de 17 pessoas, vendo isso Alexandre resolveu largar a região para os mongóis mesmo.

Ao longo de dois séculos a região foi colonizada preguiçosamente por esses mongóis, que estavam mais preocupados em matar chineses. Com isso, o Império Mongol e os uzbeques foram subjugados pelo turco Tamerlão, que se tornou um herói nacional até morrer em uma overdose de vodka russa com Ki-Suco em 1405.

A região uzbeque só veio a se tornar um domínio do Império Russo em 1873, quando um general tataratataravô do Mikhail Gorbachev invadiu a região e submeteu os moradores, causando a retirada dos líderes e fazendo o local da República Uzbeque se tornar uma república turca dentro da Rússia. Em 1924 alguém se lembrou daquele curral, que se tornou uma república socialista soviética após um enorme divisão de outros territórios para fazer mais número. Durante os longos anos de domínio soviético, a República Socialista Soviética Uzbeque foi beneficiada pela Segunda Guerra Mundial por causa da fuga de famílias russas que pensavam que aquilo era a China, resultando no crescimento da população, poluição da região e causando desastres ecológicos nada convencionais.

Em 1991 a RSS Uzbeque conseguiu a sua independência depois da ocorrência de ataques terroristas islâmicos suicidas destruidores. O novo país passou a se chamar Uzbequistão, terra do back em português.

EconomiaEditar

Mesmo com tanta povoação, a República Socialista Soviética do Uzbequistão foi uma das zonas pobres da URSS, onde 60% da população vivia da criação do . Atualmente o Uzbequistão vive do cultivo do algodão. Mas como se planta algodão no meio do deserto? Antes havia o Mar de Aral, mas ele foi secado pela burocracia subversiva da URSS, que estava dando um jeito de desviar o mar para que os membros da alta corte do Partido Comunista pudessem beber suco Tang fresquinho.

GeografiaEditar

O relevo da República Socialista Soviética Uzbeque era formado por muitas planícies, o que dificultava bastante a prática do rally. Mas dizem que lá existem umas montanhas onde dá para subir e não descer mais.

Repúblicas Socialistas Soviéticas da União Soviética
  Camaradas eslavos:   RSS da Bielorrússia -   RSS da Moldávia -   RSFS da Rússia -   RSS da Ucrânia

Istões sem terroristas:   RSS Cazaque -   RSS Quirguiz -   RSS Tadjique -   RSS Turcomena -   RSS Uzbeque

Europeus asiáticos:   RSS da Armênia -   RSS do Azerbaijão -   RSS da Geórgia

Galera de cima:   RSS da Estônia -   RSS da Letônia -   RSS da Lituânia

Repúblicas de curta existência:   RSS da Galícia (1920) -   RSS da Abecásia (1921-1931) -   RSFS Transcaucasiana (1922-1936) -   RSS Carelo-Finlandesa (1940-1956)