Abrir menu principal

Desciclopédia β

República Socialista Soviética da Bielorrússia


●Беларуская Савецкая Сацыялістычная Рэспубліка
●República Socialista Soviética da Violorrússia
●Bieloirússia

Banderaviolorrusia.png Escudoviolorrusia.png
Bandeira Brasão
Lema: Odiamos a Rússia
Hino: Independência ou morte!
Byelorussian SSR map.svg.png
Eu nunca vi!
Capital Minsk (saúde!)
Língua bielorrusso russo
Tipo de Governo Socialismo soviético
Agricultor-mor Gorbatchev (de juri), Alexander Lukashenko (de fato)
Moeda ☭ublo
População 10,151,806 servos de Lukashenko



A República Socialista Soviética da Bielorrússia, também conhecida como o limbo da URSS, foi uma fazenda fria e distante que Tio Stalin conquistou enquanto lutava contra o miguxinho de Berlim, Adolf "Happy" Hitler. Essa fazenda se tornou uma das repúblicas da União Soviética, tornando a nação um dos líderes mundiais na produção de grama, carros inúteis e outras tranqueiras.

HistóriaEditar

 
Um cidadão da RSS Bielorrussa, sempre alegre e de aspecto totalmente lúcido, após trabalhar durante 20 horas seguidas em um gulag.

A República Socialista Soviética Bielorrussa, nome que quer dizer Rússia Branquela, surgiu em 1917 após a Revolução Bolchevique, quando o czar tinha usado esse nome tosco para diferenciar a Bielorrússia da Rússia dos Manos. Lenin viu então que aquele termo era inadequado, pois fazia apologia maligna ao exército branco, que eram os inimigos subversivos dos russos, então mudou o nome da região para Byelorrussia, terra das belas russas em português.

Em 1921 a Bielorrússia foi dividida ao meio pela Polônia que queria ter algum território para fazer uma moralzinha para os alemães. Mais tarde a Polônia se fudeu na Segunda Guerra Mundial e ficou facinho pro Exército Vermelho reconquistar os territórios perdidos, sendo que o território bielorrusso foi reconquistado, e os poloneses que não foram parar em gulags acabaram sendo expulsos e ownados pelos russos.

Foi criado também o Distrito Polaco Autônomo de Dzierzynszczyzna, que foi logo extinto porque ninguém sabia falar esse nome grande. Em 1922 a Bielorrússia se tornou mais uma república socialista soviética, apenas para fazer número.

Durante os anos soviéticos a RSS Bielorrussa serviu apenas para ser uma república agrícola e receber fábricas de marcas de vodka de qualidade duvidosa. A péssima qualidade do ar levou os bielorrussos a lutarem pela sua autonomia, pois havia também o fator do lixo atômico que vinha exportado da Ucrânia. A RSS Bielorrussa se tornou sede de protestos de jovens que sabiam ler, ao contrário do resto da população que só plantava e colhia, e dava 90% da sua produção para o estado. A república se tornou independente em 1991, recebendo o mesmo nome de sempre, Bielorrússia. O glorioso presidente Alexander Lukashenko assumiu a liderança do país, que governa até hoje com burrice e malevolência.

EconomiaEditar

Como dito acima, a economia da República Socialista Soviética da Bielorrússia era totalmente baseada na agricultura de beterraba e na produção de tratores desfuncionais. O que mudou na economia depois da independência é que a Rússia atualmente leva a cabo um plano de unificar as moedas russa e bielorrussa, numa tentativa de relembrar os bons e velhos tempos de ditadura soviéticos.

GeografiaEditar