Abrir menu principal

Desciclopédia β

Rio Iguaçu

Rio.gif

Este artigo pode estar contaminado!

Este artigo é sobre um rio, riacho, córrego, lagoa, cachoeira ou ribeirão e pode estar sofrendo uma inundação.

Ajude a despoluir este artigo ou vá dormir com os peixes.

O Rio Iguaçu é um puta riozão que percurre o Paraná e termina numa cahoeirona gigante.

O Rio Iguaçu nasce lá no Pico do Paraná uma quebra de Curitiba

Índice

NascenteEditar

O Iguaçu nasce no Planalto de Curitiba onde já começa a receber o esgoto da região metropolitana de Coritiba, ele nasce com cheiro de merda. Em Balsa Nova ele já passa a se chamar Iguaçu e parte no rumo oeste, fazendo curvas em volta das montanhas e desenhando as divisas das cidades.

CursoEditar

Em Porto Amazonas o rio começa a tomar tamanho. Em São João do Triunfo chega triunfante porém em São Matheus do Sul recebe descargas tóxicas da Petrobrás e fica superpoluído em Paulo Fontim e Paula Freitas. Mas não o impede de chegar vitorioso em União da Vitória e Porto Vitória. Em Cruz Machado começa a ficar mais limpo e entra na região do Terceiro Planalto Paranaense e recebe um monte de areia do Rio Areia.

 
Presidente Dilma voando sobre inundação no Iguaçu - alguém podia dar um empurrãzinho pra ver mais de perto

Passa por cidadezinhas como Chopinzinho, Mangueirinha, Candoí e Foz do Jordão encontra ao Rio Jordão e ao Rio cavernoso num vale muito sinistro. Aí começam algumas tristes paisagens de margem ocupada por fazendeiros. Rio Bonito do Iguaçu e Saudades do Iguaçu. O Iguaçu fica mais selvagem com trechos mais estreitos de corredeiras nas cidades de São Jorge do Oeste e Quedas do Iguaçu. Nas cidades de Dois Vizinhos e Cruzeiro do Sul o Iguaçu recebe as águas do Rio Chopim e fica bem grandão.

 
Samuel Blaustein visitando as Cataratas do Iguaçu

FozEditar

Em Boa Esperança do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu o rio já está bem mais limpo e entra no Parque Federal do Iguaçu nas cidades de Capitão Leônidas Marques, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu. Finalmente chega à sua foz em Foz do Iguaçu onde faz vários saltos formando o maior complexo de quedas d'água da América do Sul e se encontra com seu parceiro de trecho, o Rio Paraná que acabou de passar pela Usina de Itaipu formando a Tríplice Fronteira com o Paraguai e Argentina.

Ver tambémEditar