Abrir menu principal

Desciclopédia β

Rio do Sul

Olha que coisa mais linda... Isso cheira a cachaça... E o rio que vem e que passa em um doce caminho à destruição... Essa é a garota de Ipanema na versão Rio do Sul

Cquote1.png Sou mais a cidade de Florianópolis. Cquote2.png
Turistas sobre Rio do Sul

Rio do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, localizado nas serras catarinense, ou seja, esta cidade vem do mato.

Sua história

Até o início de sua colonização, o município, envolto pela Mata Atlântica, era a moradia dos índios Xokleng que não tinham nenhum filho da puta para que possam roubar as suas terras por lá.

Um núcleo populacional chamado Suedarm (ou seja, foi daí que sergiram aqueles filhos da puta para cá) se formou às margens do Rio Itajaí-Açu. Este passou a se chamar Bella Alliança em 1912 após morrerem mais de 8 mil índios Xklengs. Com a emancipação política, em 1931 o local passou a se chamar Rio do Sul e apagou tudo o que era de crime cometido pelos seus bisabôs.

A sua economia

O município destaca-se na área industrial (ou não), com foco nos setores metal-mecânico, eletrônico e vestuário (principalmente na confecção de jeans) muito usado pela população rica por lá. No setor agropecuário, onde os pobretões trabalham, destaca-se pela produção de leite, suinocultura e avicultura.

Em setembro ocorre no município a Kegelfest, festa nacional do bolão e de grande possibilidade de encherem a cara de cervejada a vontade, mas cuidado, se beber não dirija.