Abrir menu principal

Desciclopédia β

Russas (Ceará)

Cquote1.png Você quis dizer: Buraco do Jaguaribe Cquote2.png
Google sobre Russas (Ceará)
Cquote1.png Você quis dizer: Terra onde o vento faz a curva Cquote2.png
Google sobre Russas (Ceará)
Cquote1.png Experimente também: Figuro entre as cidades mais quentes do Ceará Cquote2.png
Sugestão do Google para Russas (Ceará)
Cquote1.png Experimente também: Não sou nada comparada a Limoeiro Cquote2.png
Sugestão do Google para Russas (Ceará)
Cquote1.png Experimente também: Meu PIB é menor até que o de Aracati Cquote2.png
Sugestão do Google para Russas (Ceará)

Russas é uma cidade até bem bonitinha localizada na beira do Baixo Jaguaribe, e também muito politiqueira, herança de Eunício Oliveira ao passar por ali. Só é muito é quente, com clima pelando o couro. Cidades com temperaturas similares no Nordeste são Sobral, Mossoró e Teresina.

Índice

HistóriaEditar

Há uma, duas, três, quatro, cinco e até mais de 8000 explicações sobre o nome desse(a) buraco cidade. A mais aceita é a que éguas russas vieram no tempo do Brasil colonial com mulheres russas explorar a pouca água existente no riacho Araibu (hoje em dia não tem mais nenhuma, a não ser que o inverno seja muito, mas muito bom mesmo) e fixaram núcleos perto deste partindo pro rio Jaguaribe e desbravando outras terras com os nativos. Disso nasceram os russanos, mas cá pra nós, pense num gentílico horrível, "russano", o mais certo seria "russense", mas por esta historinha que acabei de contar, só podia ser esse nome mesmo, ou seja, o povo vivia "russano um no outro" quando ainda não tinha TV, e nasce Russas.

GeografiaEditar

O relevo é plano como uma tábua. O clima é quente como o inferno. A vegetação é um bando de moita, cajueiro e carnaúba fora da cidade, e dentro só tem pé de neem. E a hidrografia, se não tem nem água direito, que dirá hidrografia (o Riacho Araibu, apesar de ter uma ponte alta, vive seco).

EconomiaEditar

Russas tem uma rivalidade local com a cidade de Limoeiro. Por ser uma cidade que nem os ventos parecem gostar dela, todos os investimentos foram pra vizinha, Limoeiro do Norte, pois lá tem o Rio Jaguaribe correndo perto, e a maioria das universidades e centros comerciais foram pra lá. A politicagem de Eunício vem bater ali no Baixo Jaguaribe, e existem muitos babões do atual prefeito, que chegam até a falar que querem ter um filho com ele nas redes sociais e dar o bicho pra ele. Por causa dessas picuinhas, as coisas não chegam por lá.

TurismoEditar

Principais pontos turísticos de Russas:

  • Rodoviária - Caindo aos pedaços, é exemplo do abandono do estado do Ceará.
  • Pousadas - Os locais mais conhecidos pra se ter uma vista de Russas, (e não é das melhores).
  • Lagoa da Caiçara e Ilhota - Um tédio, e algum lazer, quando tem.
  • Cagece Bacia do Baixo Jaguaribe Comumente referida por BBJ, se acha a melhor do Ceará inteiro, e o povo ignorante cai de pau em cima dela querendo tirar vantagem, sendo que eles mesmo desperdiçam água aos montes e não pagam um tostão.
  • Academias do centro de Russas - Lugares mais movimentados da cidade. Nas academias os viados empinam o cu pros machos. E no centro, sempre vão comprar algo ou almoçar em dia de trabalho (algumas padarias atuam como restaurantes, e outros restaurantes ou tem a comida péssima ou são biroscas que só servem comida de panela requentada).
  • Majorlândia - A praia que na verdade é da vizinha Aracati, mas que os russanos vivem fazendo excursões com seus panelões de farofa tornando a praia tão suja quanto consigam deixar. O desespero por um pouco de água salgada é tão grande que até já a apelidaram de "Majorrussas" (criatividade digna de quem tem esse belíssimo gentílico).