Abrir menu principal

Desciclopédia β

São José do Cerrito

Ponte-HLuz.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: São José do Cerrito.

Cquote1.png Senhores saberiam me falar onde fica a cidade grande de São José do Cerrito? Cquote2.png
Um visitante sobre São José do Cerrito
Cquote1.png Ué? Ce já tá na cidade grande. Cquote2.png
Um morador sobre a grande fazenda de São José do Cerrito

São José do Cerrito é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, que é tão pobre que não contruiu nem sequer ainda um prédio de 10 andares nela.

Sua história

 
A cada ano que a politicada quer aparecer, o povo vai mostrar seus produtos agrícolas e encher o bucho de feijão até peidarem as tripas tornar a cidade incapaz de abrigar vida

A colonização da região começou no Século XIX, com a ocupação e exploração dos campos de Lages pelos bandeirantes filhos da putas desses paulistas. Os fundadores de Cerrito foram os políticos corruptos da época – Anacleto da Silva Ortiz, José Otávio Garcia, Cirilo Antunes Pereira, Dorgelo Pereira dos Anjos, Vidal Gregório Pereira, Sebastião da Silva Ortiz, João Camilo Pereira e mais um monte de ladrões politicos ainda não citados, além do bispo da diocese de Lages.

Apesar da fundação ter ocorrido no local da primeira capela, construída próxima ao Rio Caveiras, foi formada uma comissão distrital para definir onde é que o povo otário iriam morar. Por muitos anos, o município usou o nome de Caru, para lembrar as profecias macumbeiras de João Maria de Agostinho, monge da Campanha do Contestado – ele acreditava que o nome “Caveiras” faria com que mais e mais pessoas morressem afogadas nas águas profundas do rio. Por isso, os moradores passaram a chamar a localidade de Caru, nome de origem indígena que significa “forte e corajoso”, como o rio. Mas, em 1953, o Executivo da comarca de Lages recebeu a proposta e um grandioso incentivo do Legislativo para voltar ao antigo nome, São José do Cerrito, em homenagem ao patrono da primeira capela, São José e assimn o nome ficou, gostado você ou não.

A sua geografia

A maioria dos habitantes de São José do Cerrito mora na área rural, razão por que a economia do município baseia-se principalmente na agricultura. Bem na verdade, 100% da população dessa cidade é da zona rural, pois a zona comercial daqui ainda não surgiu, mas quem sabe em 2050 poderia mudar as coisas nessa cidadezinha.