Abrir menu principal

Desciclopédia β

Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B

(Redirecionado de Série B)

Cquote1.png Não vai subir ninguém, não vai subir ninguém. Cquote2.png
Capitão Nascimento sobre Série B

A Série B (também conhecida como Segunda Divisão, Segundona, Abaixo da A, Encima da C ou Torneio onde o Corinthians, Botafogo e Grêmio jogaram) é aquela divisão que ninguém quer ficar, mas estranhamente, clubes da Série C sonham em jogar lá e dão o máximo para chegar lá (com exceção do Fluminense que deu dinheiro para subir direto para a A).

Índice

HistóriaEditar

Em 1500, quando Cabral descobriu o Brasil, criou a habilidade dos índios com a bola assistindo os jogos entre Tupi e Guarani,Os Primeiros times brasileiros de futebol, e criou a Copa Caravelas . Como um bom torneio deveria ter uma Segunda Divisão. Assim, foi criado o torneio entre 1500 e 1503. Em 1504, um índio idiota disse que Copas não possuiam Segunda Divisão e o Torneio mudaria de nome para Campeonato Caravelas Bahia do Descobrimento, mas mudaram de ideia e deixaram do jeito que tava mudando a Segunda Divisão para o nome Liga Brasileira da Segundona. No ano seguinte,Teve O Campeonato Acreano Masters o torneio foi extinto. Já em 1805, foi criado o Campionato Brazilheiru di Frutiball de Zegunda Divizion, onde o clube de Dercy Gonçalves foi campeão subindo e sendo campeão do Campionato Brazilheiro di Frutiball do ano seguinte.

Em 1806, já não houve mais torneio. O torneio voltaria a ocorrer em 1900 e Guaraná com Rolha Sendo Chamado de Campeonato Acreano Masters, mas criaram a desculpa de que não havia uma Primeira Divisão e não podia existir uma segunda. Os insistentes tentaram refazer o torneio em 1958 e 1959, mas não conseguiram refazê-lo.

Já em 1971, o torneio conseguiu ser recriado e durou apenas dois anos sem ascenso e descenso. O torneio voltou mais uma vez em 1980 com o nome de Taça de Prata, que era uma espécie de segunda chamada pros times que não conseguiam se classificar pra primeira divisão pelos estaduais (Atlético-PR, Corinthians e Palmeiras por exemplo), em 1987 o campeonato foi tão bagunçado que ninguém sabe se a Série B foi o módulo Amarelo, Azul ou Branco, a partir de 1988 ano em que o Esporte Clube Bahia foi Bi Campeão Brasileiro, finalmente a CBF tomou vergonha na cara e criou o acesso e o rebaixamento que durou até 1992 que contou com a participação do Grêmio que com a ajuda da CBF que criou uma tabela que subiam 12 clubes, para a infelicidade dos clubes de Segunda que antes entravam na Primeira. Com uma virada de mesa gremista, o torneio não aconteceu no ano de 1993. O torneio voltou a existir em 1994 e existe até hoje sem parar. O Ceará Sporting Club caiu para a Segundona em 1993 e participou do torneio recriado a partir de 1994, ele ficou 15 anos lá sem subir e nem descer, só conseguiu subir no péssimo campeonato de 2009 onde até time de segunda divisão paulista conseguiu subir. Em 1998 o Fluminense estreou na Série B, e caiu pra C.

Depois que foi criado os pontos corridos quase todo ano um time grande participava da Série B. Em 2003 foi a vez do Botafogo e do Palmeiras, sendo o Palmeiras campeão. Em 2005 foi a vez do Grêmio, que foi campeão num jogo em que foram expulsos os 11 jogadores, os reservas, o técnico e até o presidente do clube. Em 2006, foi a vez do Atlético Mineiro, que pra variar, foi campeão. Em 2008, foi a vez do Corinthians, após um 2007 horroroso com direito a pancadaria entre torcedores, sendo campeão com 10 rodadas de antecedência. Em 2009, veio outro estreante, o Vasco da Gama, que se sagrou vice campeão. Em 2012 foi a vez do Atlético-PR dar o ar da graça no torneio, o patético se fodeu pra caralho e quase não conseguiu retornar a elite naquele ano. Em 2013, o Palmeiras disputou a Segundona pela segunda mais uma vez, enfrentando grandes times como o Oeste, e ganhou essa porra de novo. Em 2014, o São Paulo iria disputar, mas o Vasco acabou tomando sua vaga para a segundona, ao contrário do Fluminense, que virou a mesa, e não foi campeão. Em 2015, o Botafogo disputou a segundona de novo, pra ver se ganhava um título como seus amiguinhos fizeram, e sem o Palmeiras pra atrapalhar, ganhou. Em 2016, devido ao tratamento tardio contra a depressão, o Vasco voltou para a Segundona e ele perdeu essa porra em terceiro... de novo. E em 2017, o Internacional tentou virar a mesa na série A e caiu para a Série B. Anos depois do Grêmio disputar, o Inter irá pela primeira vez.

Times que já caíramEditar

Apesar da imensa torcida que canta e vibra o jogo todo, apesar dos grandes craques que vestem seus mantos, os seguintes times amargaram uma (ou mais) Série B:

Campeões da série AEditar

  • Atlético-MG - Time fraco sem muitas pretensões, sempre ajudado pelos juízes, mas serviu de terapeuta para os rivais Náutico e Sport.
  • Atlético-PR - Caiu apenas 3 vezes porque tem sido sempre ajudado pelos juízes. Ninguém dá muita bola.
  • Botafogo-RJ - O Botafogo pode até ficar na Série A mas nós todos temos a certeza de que ele não tem condições de levantar a taça do campeão, nem a do vice, então de vez em quando rebaixa para ganhar uma série B.
  • Corinthians - Odiado por causa de seus torcedores, que se espancaram até a morte depois do rebaixamento. Depois do fim do ano, foram expulsos do inferno e viram o time subir roubando menos [carece de fontes] que de costume.
  • Coritiba - Cai e volta, um dos poucos times que já caiu no centenário. Uma vez, seus torcedores cagaram com o estádio depois da queda. Pudera, o Fluminense escapou...
  • Fluminense - Conhecido também como Tapetense por saber usar tribunais muito bem para evitar a série B, mais odiado que o Corinthians por causa disso e ter sido rebaixado para a segundona três e a terceirona uma vez.
  • Grêmio - O Gaymio se fudeu umas duas vezes. Após muito choro da torcida (afinal é tudo o que os gremistas fazem) o Grêmio conseguiu ser campeão da Série B de 2005.
  • Guarani - Esse aqui é especialista em rebaixamento. Se por algum milagre sobe de divisão, faz isso apenas para rebaixar cedo ou tarde.
  • Inter - O Internacional, bem... BEM... Ninguém poderia salvar o Internacional da Série B mesmo, o pior é de ter sido líder e todos acreditando: É TETA CAMPEÃO! Mas... nem Vitória e Sport ficaram no G4 no Brasileirão esse ano, e o Internacional, após ter amado tanto o Técnico Argel Fucks, hoje manda ele pra PUTA QUE PARIU, já que o Vitória escapou.
  • Palmeiras - Logo após a saída da Parmalat, o Parmera foi goleado pelo Vitória, rebaixando em 2002. 10 anos mais tarde, o Palmeiras voltou pra a Segunda Divisão (lembrando que depois foi salvo da Série B com um gol do rival).
  • Sport - O Sport é o clube mais cara-de-pau do Brasil: Copiou o Vitória, o Vasco, o Flamengo, o Sporting de Portugal e até a PEUGEOUT! E sempre tem um torcedor paga-pau pra ficar defendendo esse clubeco, afinal tem um título "do Flamengo".
  • Bahia - O Jahia já ganhou o primeiro Brasileirão em 1959 (depois da CBF ter doado alguns títulos para alguns times, só pra dizer que o Pelé foi campeão brasileiro e conseguir votos pro Ricardo Teixeira),anos depois foi rebaixado, até o mesmo que aconteceu com o Fluminense e o Vitória,rebaixado para a terrível Série C Dos Horrores.
  • Vasco - O Vasco, mesmo sendo considerado o maior vice do Brasil, foi rebaixado mas conseguiu terminar a Série B em primeiro, e ainda faturou a Copa do Brasil 2 anos depois, porém a tradição falou mais alto e o vice-campeonato também veio. Com o fluxo de rebaixamentos, nem parece grande, chegando a ser um maldito terceiro da série B numa das vezes...

Outros timesEditar

  • América-MG - Deca rebaixadão. Chegou a voltar pra série A, mas arregou e continou firme e forte na segundona até finalmente ser campeão.
  • América-RJ - Já foi grande, já teve tradição, já teve títulos, é o campeão dos campeões... Mas hoje é um lixo e sequer disputa uma série no campeonato.
  • América-RN - Cópia do América do Rio. É a mesma coisa, mas pelo menos disputa alguma coisa.
  • Avaí - Por 30 anos ele brincou de elevador na segunda e terceira divisões, até uma macumba corintiana levá-lo para a elite. A macumba acabou 3 anos depois e ele continuará na série B, até querer brincar de elevador de novo...
  • Chapecoense - Caiu em Medellín, em 2016. Depois que subiu para a Série A iniciou um projeto ambicioso chamado "evitar rebaixamento", desde então cada fuga de rebaixamento era comemorada como título.
  • Barueri - O Barueri nunca foi rebaixado pra segundona, na época ele era Prudente.   O Barueri foi rebaixado para a C e depois pra D.  
  • Macaé - Tentou Uma vez,Mas caiu Pra Série C sém perdão na série b
  • Bragantino - O Bragantino ERA bom, mas hoje é uma bosta e por incrível que pareça está na segunda divisão, pois com o time que tem deveria estar na terceira.
  • Brasiliense - Deu um showzinho na série B, ficou um ano na A, arregou, caiu, foi pra C, levou uma facada nas costas pelo CRAC, foi pra D e luta pra conseguir a vaga roubada pelo Brasil de Pelotas.
  • Ceará - Caiu após dar show na série A de 2010 ficando 11 rodadas no G-4, pretendia voltar a elite em 2033 depois de ser bicampeão cearense, mas acabou voltando em 2018 mesmo.
  • Criciúma - Mesma coisa do América e do Avaí. Conseguiu voltar pra elite após o fim do mundo, mas já voltou.
  • Desportiva - Ninguém sabe se o Desportiva já jogou a Série A, o que se sabe é que ele está causando muito sofrimento pra torcida agora na Série C... Ou seria a Série D... Ou seria a...
  • Figueirense - O Figueirense impressiona por disparar na tabela, sair vencendo times maiores e ser de fato um time bom, mas vive competindo com o rival nas brincadeiras de elevador, sempre uma divisão acima.
  • Fortaleza - O tricoflor tricolor cearense já foi a elite 2 vezes, mas hoje luta pra sair da C, fazendo os outros times de mocinhas.
  • Gama - Veio pra elite com o Botafogo-SP, conseguiu processar a FIFA e até a Globo, mas hoje luta pra conseguir acesso à C, junto com o Botafogo...
  • Goiás - Depois de 11 anos sem rebaixamento e com metade dos clubes grandes, como o Corinthians, o odiando por sempre estragar a festa dele, o Goiás se encontrava num mar de rosas, onde se afogou em 2010, sendo rebaixado. Voltou, mas pode cair a qualquer momento.
  • Ipatinga - Ficou apenas um ano na elite, depois mudou pra Betim, voltou pra Ipatinga sem trocar de nome e hoje luta contra a depressão depois de um golpe da CBF e uma campanha podre na série D.
  • Juventude - O Juventude já foi grande no passado, até derrotou aquele lixo do Botafogo e venceu a Copa do Brasil, ocupou uma vaga permanente na Série D por três anos e hoje luta pra voltar à segundona.
  • Náutico - O Náutico quase chegou à ser campeão em 2005, porém o Grêmio venceu com meio time, na famosa Batalha dos Aflitos. Fez uma das piores campanhas e luta pra voltar e corrigir a cagada.
  • Paysandu - Junto com seus amigos, Criciúma e Juventude, ainda disputa algo e tenta voltar para a elite, para desespero do rival, Remo.
  • Ponte Preta - Cria uma ponte de safena pra voltar a elite. mas é já que cai... Não disse?
  • Portuguesa - Ninguém ligava pra Portuguesa, até ela pagar pelo rebaixamento do Fluminense.
  • Santa Cruz - O Santa tentou copiar o estilo de rebaixamento do Fluminense e conseguiu! Se saiu até melhor: Foi parar na Série D, não como rebaixado, mas como renegado exilado convidado para a disputa!
  • Santo André - Mesma coisa do Ipatinga, mas caindo por incompetência mesmo.
  • São Caetano - Quem acha que o São Caetano tem tradição é porque não conhece clubes maiores. Ficou na série A só porque fez times grandes de menininha no passado. Hoje luta pra sair da série D, após repetir o milagre invertido de seu amigo de rebaixamento Santa Cruz.
  • São José - Uma vez pequeno, rebaixado até morrer...
  • Vitória - Ficou anos rebaixado, entre a segunda e a terceira divisão. É conhecido como Vicetória, pois ficou famoso por só ter conseguido no máximo títulos de vice da Série A, Série B, Série C, Taça Brasil e Copa da Uva.

E vários outros que não me lembro...

Times que ainda não caíram, porque pagaram bemEditar

Essa pequena lista (que futuramente vai acabar) são os times que ainda não caíram (eu disse "AINDA"):

  • Cruzeiro - Chamado de Raposa Azul, pela astúcia em negociar.
  • Flamengo - Após muita compra de juízes
  • Santos - Deixaram de participar da edição de 79 da Série A, mas o Pelé pagou para não disputar a Série B.
  • São Paulo - Fez a mesma coisa que o lixo de cima e não quis disputar a segundona. Também disputou a Série B, mas do estadual, o que é mil vezes pior.
  • Chapecoense- Timinho pequeno que é campeão da Sul-Americana mesmo sem jogar a final depois de tantos mortos com a tripa de fora O time já disputou sim a segundona ENTÃO PORQUE ESTÁ NESSA LISTA? devido a ter subido da série C de 2012, disputou a segundona de 2013, mais todos sabemos que o Fracassado favoritíssimo ao título era o LIXO do Palmeiras, depois que foi pra primeira, só comemoraram como título a salvação pra não cair para segunda.

21º Colocados CampeõesEditar

 
Série B do Campeonato Brasileiro

Presenças célebresEditar

As presenças célebres e constantes da Segundona são as de:

Ver tambémEditar