Abrir menu principal

Desciclopédia β

S/2004 S 13

Esse é um gif de Plutão e também como descobriram a S/2004 S 13 por acidente. Na verdade o que interessa nessa foto é Plutão então ninguém consegue perceber onde acharam a S/2004 S 13.

S/2004 S 13 é como deveria ser a maioria dos pedregulhos rodeando Saturno. Esse pedregulho em especial é o único com mais de 5km de diâmetro que não tem nome, até mesmo satélites com menos que isso tem um nome mas a S/2004 S 13 está assim desde 2004. Enfim, ninguém dá a mínima mesmo, foi uma das descobertas "revolucionárias" de Sheppard, que colocou Saturno como o planeta com mais satélites, em sua maioria asteróides que dizem ser satélites.

DescobertaEditar

Sheppard foi quem "descobriu" esse satélite, ele e outros 2 sujeitos que pouco importam o nome. Sheppard olhava mais uma vez fotos da Cassini enquanto procurava Putaria na internet até que ele achou o S/2004 S 13 que ele anotou em um bloquinho e voltou a fazer o que fazia de melhor: "programar lançamentos de satélites para pesquisar Saturno".

Enfim, Sheppard deu nomes aleatórios para cada satélite e acabou não dando um nome para esse. No final, quando perguntado porque ele não deu o nome ainda para esse satélite ele diz: "Ora, pois eu não tenho uma boa observação do satélite e a ética diz que eu devo olhar pelo menos a forma do satélite para poder dar um nome que combine para ele".

Na verdade, ele não dá a mínima para isso, ele só não quer que aconteça o que aconteceu quando anunciaram a descoberta de Skoll que foi quando descobriram que a NASA não tinha, necessariamente, fotos do que ela tinha descoberto.

CaracterísticasEditar

As mesmas de sempre, a diferença é que esse não tem nome, então pode-se concluir que realmente esse negócio não tem quase importância para Saturno além de fazer quantidade. Na verdade se fosse para uma pessoa contar os satélites de Saturno provavelmente ela contaria somente 10 e diria que o restante são asteróides ou coisas assim.

E sim, se você olhasse para S/2004 S 13 pensaria que isso fosse um cometa ou asteróide. O nome já mostra tudo mesmo que o satélite já não é grande coisa.

Essa descrição é a mesma de 80% de todos os satélites de Saturno: Sem vida, sem atmosfera, sem água, sem graça, sem descobertas, com uma foto, mas sem núcleo...

NomenclaturaEditar

É irônico existir essa seção para um satélite que não tem nome. Mas aqui costumamos nos perguntar que nomes podem ser dados a esse satélite. Sugiro então que deem o nome para esse satélite de Homem aranha Pois ele é amigo do Thor e dos demais satélites em Saturno.

Por que homem aranha? Simples, pois há uma regra básica para dar nomes a satélites: não podem fazer sentido nenhum!