Abrir menu principal

Desciclopédia β

Utilitário Esportivo

(Redirecionado de SUV)
Carrinho spmercado.jpg Este artigo é sobre um carro.

♫ Não é homem, não é nada, mulher gosta é de carro... ♫

Ele queima óleo, suja sua garagem, solta fumaça e sempre lhe deixa na mão no meio da estrada!

Cquote1.png Você quis dizer: Inutilitário nada esportivo Cquote2.png
Google sobre Utilitário Esportivo

Um mini-suv

Utilitários-esportivos também chamados de "SUV"s (abreviação para Sport-Utility Vehicle) são máquinas mortíferas e poluentes inventadas por americanos para reaproveitar chassis que sobraram da fabricação de veículos militares. Sport utilities são carroças feitas para enganar playboys.

Índice

AparênciaEditar

 
Um americano feliz, mostrando que tem consciência ecológica, comprou um modelo compacto da Hummer que pesa apenas 20 toneladas e consome apenas 3 litros de gasolina por quilômetro rodado.
 
Dodge é a 2ª marca que fabrica SUVs depois da Ford

São modelos de carros destinados a parecer off-road, mesmo que só rodem em ruas asfaltadas de bairros de classe média alta. No início consistiam de picapes com a carroceria fechada, mas recentemente são montadas em cima do monobloco de um Landau ou algum outro veículo maior.

Ao contrário do que o nome sugere, não são nem esportivas nem úteis, visto que são pesadas e lentas demais para serem esportivas e não tem caçambas para transporte de carga como uma picape, não tendo assim nenhuma utilidade.

Acabam sendo ideais para homens pouco dotados e mulheres problemáticas que gostam de demonstrar poder. Porém, alguns modelos como o Porsche Cayenne e o Lamborghini LM002 são menos piores e realmente têm alguma esportividade, enquanto a Chevrolet Avalanche e HHR panel van têm alguma utilidade.

MecânicaEditar

 
Nem marcas consagradas escapam à moda dos SUVs
 
Nem marcas simples escapam à moda dos SUVs

Normalmente encontradas com enormes motores V6 e V8, com consumo de combustível em torno de 0,5 km/l e grande emissão de gases poluentes, são consideradas armas de destruição em massa. Mesmo com a maioria dos proprietários usando os modelos apenas na cidade, quase todos oferecem tração 4x4.

Ainda é comum encontrar modelos dessa categoria feitos sobre chassis de picapes com motor dianteiro longitudinal e tração traseira, mas com a popularização da estrutura monobloco, o motor transversal e tração dianteira estão se espalhando, caso do Ford Travecosport Ecosport, Daihatsu Terios Kid, Chevrolet HHR e Suzuki Ignis. Poucos modelos com monobloco mantém o motor longitudinal, como o Lada Niva e a BMW X3.

HistóriaEditar

 
SUV com Tração 6X6 impossível de atolar

O primeiro SUV que se tem notícia foi a famosa Rural Willys. Na época, SUV era coisa de jeca caipira que utilizava o carro para carregar frutas para a Ceasa, ou seja, era uma vergonha ter um carro desses. O cenário pouco mudou até a década de 90, quando foi lançada a Jeep Cherokee: o carro foi um sucesso de vendas em uma cidade de 5 mil habitantes nos EUA e os caras logo viram que esses carros venderiam muito nas cidades.

Desde então essas pragas andam conquistando cada vez mais espaço no mundo para cada vez mais acabar com a natureza.

Modelos famososEditar

 
Um fudido como você também pode ter sua ridícula e gambiarrentacarroça tunada belíssima sport utility. Pegue seu carro popular, coloque uma escada de piscina no para-choque e calços de madeira na suspensão para deixar mais alto. Depois amarre o estepe na tampa do bagageiro e vá passar vergonha mostrar seu carrão para os vizinhos na favela.

Além da Rural Willys da Jeep Cherokee podemos destacar mais modelos famososos como o japonês coreano Kia Sportage (que até tem um relativo sucesso no Brasil), o monstro de lata Hummer (provavelmente único SUV de macho), e os 300 modelos da Land Rover que ninguém sabe a diferença entre eles.

Também podemos destacar os carros da Hyundai que são muito vendidos no Brasil devido a sonegação de impostos e propaganda enganosa da CAOA boa qualidade de seus veículos, podemos destacar o Tucson, Veracruz, Santa Fé, Santa Catarina e Espírito Santo.

Também podemos destacar o Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz Classe GL, Audi Q7, Volvo XC90 entre outros carrões que você pobre nunca terá.

DownsizingEditar

Em função da pentelhação conscientização promovida por hippies maconheiros entidades de especulação imobiliária da Amazônia preservação ambiental, a maioria das fábricas que atualmente oferecem SUVs em suas linhas estão substituindo-os por modelos mais leves, compactos e econômicos.

Mas isso é só para países com maior poder aquisitivo, porque os pobres playboys brasileiros preferem contar vantagem com verdadeiras carroças como CrossFox, Fiat Palio Adventure e outros modelos plastificados apenas caracterizados como off-road...

Ver tambémEditar