Abrir menu principal

Desciclopédia β

Santa Terezinha do Progresso

Gnome-searchtool blue.png Santa Terezinha do Progresso é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Até os mais atualizados aparelhos de GPS não a encontram.

Sciences de la terre.svg.png


Santa Terezinha do Progresso é uma cidade de Santa Catarina que leva o nome da Santa Terezinha. Essa não é a primeira cidade com esse nome de Santa Terezinha mas para se diferenciar das outras santas teresinhas que tinham o nome de cidade eles decidiram então por um nome para a cidade para refletir o quão boa era a sua cidade: Santa Terezinha do Progresso foi como foi chamada a cidade.

Por isso eu não conheço...

História

 
A bandeira da cidade de Santa Terezinha do Progresso

Mais uma vez, uma cidade com um problema de exôdo rural, quer dizer que todo mundo está se mudando para o interior do município e deixando a parte urbana abandonada... Mas espera aí tem um problema nessa lógica, como essa cidadezinha pode ter uma parte Urbana...

...Se Ela sequer tem um prédio com mais de 2 andares?

  Mentira que tem um de três, contando o telhado!  
Caipira de Santa Terezinha do Progresso

Terraço não conta, mas para cidades pequenas o estado usa outra regra para identificar o "urbano" e o "não-urbano" da cidade, para um Terezinense vai ser difícil entender mas consiste nessas três perguntas básicas, se não tiver, pule para a próxima pergunta:

  • Está perto da BR e tem mais de 1 prédio com 2 andares, sem contar o terraço?
  • Tem uma Prefeitura?
  • Tem uma pastelaria, mercado, padaria ou banco?

Mas vamos voltar à história, uma história bem resumida, basta ler a sessão história de Santa Helena (Santa Catarina) que poupará tempo para mim, mas é basicamente resumida em "Italianos chegam na cidade e montam a cidade falida" pode haver alemães no meio, eles eram meio aliados parceiros na época.

A origem do nome

A cidade tem uma origem de nome meio engraçada, na época em que estavam prontos para se desmembrar, os "mandates do distrito" se reuniram para discutir sua emancipação, esses mandantes era o líder do sindicato dos moradores, um vereador e o dono da padaria, eles discutiram e no mesmo dia a cidade era independente.

Não deu dois segundos e os três ficaram desesperados... E agora?

Então eles tiraram no palitinho quem ia ser o prefeito, o secretário e o vice-prefeito. Depois disso eles tinham que resolver o nome, como na hora eles estavam sem criatividade eles resolveram dar uma desculpa esparrafada de que "eles tinham dado o nome da outra cidade" e deram o mesmo nome para a nova cidade.

Como perceberam isso, eles resolveram acrescentar "Progresso" no nome, mas há uma ironia nisso: A cidade não cresce e não cresceu mais do que uma reforma da padaria ou a construção da prefeitura...

Como chegar

Boa pergunta....