Abrir menu principal

Desciclopédia β

Sarajevo

Sarajevo é a atual capital da Bósnia e Herzegovina, reconhecida mundialmente por sua hospitaleira cultura onde várias comunidades religiosas e étnicas vivem harmoniosamente em tolerância uns com os outros.

Índice

HistóriaEditar

 
Um prédio que organizou um torneio de truco entre bósnios e sérvios.

Acredita-se que Sarajevo foi fundada por volta de 600 a.T. (antes de Tito) por bósnios que armaram barracas por ali naquela época.

A cidade cresceu de forma vertiginosa, graças à sua peculiar geografia repleta de desfiladeiros profundos e minas inacessíveis, era o local ideal para abrigar fugas de extermínios étnicos. E sempre havia muita gente para fugir para lugares assim.

Surgia junto com Sarajevo os bósnios, e no século XIX bósnios, sérvios, croatas e muçulmanos de Sarajevo decidiram viver em tolerância e amor uns com os outros, e para isso decidiram organizar um duradouro campeonato de fogos de artifício e partidas de rúgbi na lama.

É claro que nem tudo é perfeito, sempre existiram grupos de bósnios que promoviam atentados terrorista usando pepinos, clipes e carne de cabrito para fabricar bombas caseiras, mas a polícia de sérvios sempre estava lá para garantir a paz do povo.

Surgiu esse país de nome bem singular, Bósnia e Herzegovina, e Sarajevo passou a ser sua capital.

EconomiaEditar

Economia baseada nas inúmeras fábricas de sapatos da cidade, Sarajevo também se destaca pela exportação de escravos a trabalhar nas minas de carvão da Sérvia.

CulturaEditar

Sarajevo possui diversas e inúmeras tradições pagãs, envolvendo danças, fogueiras e voodoo, para mais detalhes visite a cidade, mas não se esqueça de fazer um seguro de vida.

Um prato tipicamente de Sarajevo diz para cortar uma cebola em dois pedaços, e decidir com qual das duas metades comerá como jantar.

CuriosidadesEditar

  • O grupo musical pop U2 tem uma música de sucesso chamada "Miss Sarajevo". Esse nome é uma homenagem às mulheres de Sarajevo que apesar de terem quase todas bigode, guardam uma grande beleza interior.