Abrir menu principal

Desciclopédia β

Sedentarismo

Asclepius.png A Desciclopédia não é um consultório de medicuzinho.
Por isso, tome vergonha e vá procurar um para fazer seu check-up.

Cquote1.png Que isso esteja bem longe de mim! Cquote2.png
Arnold Schwarzenegger sobre sedentarismo.
Cquote1.png Já de mim não. Adoro ficar sem fazer nada. Cquote2.png
Jaime Palillo sobre sedentarismo.
Cquote1.png Eu corro sete horas por dia! Nunca fui sedentário! Cquote2.png
Jô Soares sobre sedentarismo.
Cquote1.png Pessoal, vamos malhar... AGORA!! Cquote2.png
Terry Crews sobre sedentarismo.
Cquote1.png Só mais cinquenta flexões Cquote2.png
Professor de Educação Física após você ter feito cem flexões.
Cquote1.png Sedentarismo é para os fracos. Fui! Cquote2.png
Usain Bolt sobre sedentarismo.

Uma cena típica de um sedentário: inebriação pela programação da TV e por porcarias.

Sedentarismo é a situação de pessoas que, como você, não fazem atividades físicas e muito menos esportes, preferindo ficar presas em casa olhando para parede. Ao contrário do que a maioria da população pensa "sedentarismo" e "preguiça" não são a mesma coisa: na primeira você fica sem fazer porra nenhuma na sua vida inteira; a segunda você fica sem fazer porra nenhuma em um período de tempo bem menor que a primeira. A inércia causada pelo sedentarismo ajuda o corpo a adquirir várias doenças sérias, mas todas elas podem ser tratadas com um pouco de carinho e amor.

DiagnósticoEditar

 
Exemplo de um dono sedentário e um cachorro atleta.

Há muitos sinais que indicam se uma pessoa é sedentária ou não, um dos principais meios de diagnóstico é olhar para baixo, na sua barriga, e verificar se ela é uma barriga de chope, uma barriga com lombriga ou uma barriga tamanho família. Já viu se você é gordo? Vamos para o próximo passo: avaliar seus hábitos alimentares. Você come muita comida de rua ou coisas piores? Você consegue correr por cinco minutos em uma quadra circular sem ficar exibindo a língua em sinal de cansaço? Se vocè respondeu "sim" ou "não" para as perguntas acima não me interessa nem um pouco! Procure um médico igual o Dr. Hollywood e dê uma recauchutada nesse seu corpo feio!

Existem outras formas de diagnóstico que não são tão intimistas como as de "perguntas e respostas" e uma delas é a de IMC (Índice de Massa Corpórea) que é uma conta toda doida que fazem para saber se sua altura condiz com o seu peso, mas já sabemos que absolutamente não. O método mais correto e adequado para você saber se realmente tem ou não uma vida sedentária você precisa fazer uma média semanal de quanto tempo gasta mexendo em aparelhos eletrônicos ou que simplesmente fica em casa de bobeira. Se o número de horas der mais de vinte e cinco você já pode se considerar um doente sedentário.

Caso você realmente seja sedentário não se preocupe porque seus amigos nerds devem ser também. O mecanismo de busca do Google também oferece ajuda nada valiosa com relação á detecção de sedentarismo nas pessoas. Digite: "eu sou quem eu sou?" Se a resposta for "sim" é bem provável que você esteja na frente de um sedentário. Se a resposta for "não" também é bem provável que você esteja na frente de um sedentário, já que de qualquer jeito você é sedentário e não adianta tentar mudar isso.

TratamentoEditar

 
Um doente em estado crônico.

Não há um tratamento contra o sedentarismo que seja 100% indicado pelos médicos, personal trainers e fisioculturistas, o que há são iniciativas de pessoas voluntárias e de bom coração para tirar vagabundos crônicos do sofá ou da cama e fazê-lo fazer alguma coisa que possa ser útil para sua saúde. Tirar todos os videogames, filmes pornôs, discos de vínil e os bonecos de Naruto do indivíduo também podem o fazer perder o sentido da vida e procurar alguma atividade física ou esportiva para praticar.

O sedentarismo é um dos maiores males do mundo, e que a maldita televisão ajudou a criar, e como tal deve ser combatido com todas as espadas de Guerra nas Estrelas que os combatentes puderem encontrar. Quer realmentr se tratar do sedentarismo? Largue o seu trabalho, venda a sua casa e vá surfar no Caribe ou em Havaí! Se uma prancha não conseguir tirar sua vagabundagem nada mais irá (ou talvez...).

Alguns metidos a que sabem de alguma coisa revelam que subir uma montanha onze vezes por dia pode diminuir a incidência de sedentarismo em cerca de 0000,23% mas não se desespere! Caso o lugar onde você vive não tenha montanhas por perto você ainda tem a opção de fazer le parkour, correndo de prédio em prédio; como se fosse macaco pulando de galho em galho. Uma outra forma (e mais cara) é entrar um clube de futebol e se tornar o gândula do clube, correr atrás da bola o tempo todo (ui que gay!) irá te fazer perder os seus 500 quilinhos a mais e ainda estará fazendo algum tipo de atividade física. Portanto, o sedentarismo tem cura, basta você mexer o esqueleto para fazer algo em prol da humanidade de você mesmo.