Seleção Bósnia de Futebol

Este artigo foi feito por quem já ganhou Copa do Mundo

Copa Trofeus.JPG

Morra de inveja MWAHUAHUAHUAH!

Bósnia e Herzegovina
Football Association of Bosnia and Herzegovina.png
Lema: Não somos Sérvia, não somos Croácia,
não somos Montenegro, não somos Iugoslávia
Local: Sarajevo
Confederação: Ué fã?
MELHOR Resultado: Vitória por 8-1 fora de casa contra o todo-poderoso Liechtenstein (07/09/2012)
PIOR Resultado: Argentina 5 x 0 Bósnia (14/05/98)
Fornecedor: União Soviética Armas, Granadas LTDA
Apelido: Bostas
Ídolos: Edin Džeko, Miralem Pjanić, etc.
Mascote: Mina terrestre
Hino: Nós Patrocinamos o Pac-Man nós somos Sóvieticos
temos uma terra toda Gelada 8x
Títulos: Nenhum


Seleção Bósnia de Futebol é o resultado da desmantelamento da Iugoslávia. Desta antiga escola de futebol ofensivo, e os bósnios eram os poucos zagueiros especializados em quebrar a canela alheia e o costume de jogar em chiqueiros (apelido dos gramados bósnios), e estes atletas foram gentilmente apelidados de bóstios devido aos seus expressivos resultados de derrotas surpreendentes por placares magros. Uma coisa que os bósnios se orgulham é que sua maior derrota não foi por mais de 5 gols de diferença.

Džeko sendo enrabado.

Eliminatórias Copa do Mundo 1998Editar

Foi a primeira competição oficial da Bósnia como país independente, mas não era nem o subejo da Iugoslávia, terminou em penúltimo no Grupo 1 com 9 pontos (3 vitórias e 5 derrotas) à frente apenas da Eslovênia (que só fez 1 ponto), tomando de 3-0 da Grécia, 4-1 da Croácia (curiosamente um grupo com 3 seleções ex-iugoslavas), o melhor resultado foi um 3-0 sobre a Dinamarca dos irmãos Laudrup (o único jogo que ela perdeu no torneio), mas dias melhores viriam (ou não).

Eliminatórias Copa do Mundo 2010Editar

Rastro da animada torcida bósnia.

Após anos de fiascos desde 1991, a Bosta Bósnia e Herzegovina aprendeu a jogar alguma coisa só a partir de 2008 - na verdade os bósnios apenas aprenderam com os sérvios que na falta de futebol, basta ganhar no quesito intimidação, fazendo a torcida arremessar todo o tipo de artefato semi-bélico ao gramado após qualquer insatisfação, como um gol adversário. Entre os destaques do time na competição foi o 5-2 que tomou em casa da Espanha em casa (fora só perdeu de 1-0, isso numa retranca do Cão), ofuscando as vitórias contra Bélgica, Estônia (com um 7-0 inclusive) e Armênia (e ainda perdeu um jogo pra Turquia. Passou em 2° no Grupo 5 com 19 e foi para o purgatório play-off. Na repescagem enfrentou Portugal, mas aí foi demais, e perderam.

Eliminatórias para a Copa de 2014Editar

A Bósnia consegue finalmente a classificação em primeiro num grupo (G) com Grécia, Eslováquia (que nessa competição estava irreconhecível), Lituânia, Letônia e Liechtenstein, tudo graças ao fato de os europeus insistirem que a Grécia é algum tipo de seleção de tradição ao ponto de fazerem eles cabeça-de-chave. O único jogo que perdeu foi surpreendentemente pra Eslováquia em casa por 1-0, cagada de autoria de Pečovský. Então foi pura sorte.

Copa do Mundo 2014Editar

Estreou contra a Messi e mais 10   Argentina no Maracanã (15/06), fez um gol contra com Sead Kolašinac logo no começo do jogo e depois tomou um gol do ET anão de Lionel Messi, na reta final conseguiu fazer um gol com Vedad Ibišević e terminou assim, 2-1 Argentina. Depois enfrentou a   Nigéria na Arena Pantanal (21/06), a Nigéria venceu por 1-0 com o gol de Peter Odemwingie e ainda teve o roubo do gol mal anulado do craque do time bósnio Edin Džeko, que estava em posição legal. Já eliminada, a Bósnia venceu o fortíssimo   Irã na Arena Fonte Nova (25/06) por 3-1, gols de Edin Džeko, Miralem Pjanić e Avdija Vršajević, o Irã fez o gol com Reza Ghoochannejhad. Se não fosse o gol mal anulado de Džeko contra a Nigéria, eles teriam passado pra próxima fase.

Eliminatórias Euro 2016Editar

 
Duelo emocionante entre Israel e Bósnia.

A   Bósnia já sabia que a classificação para a Euro de 2016 na França não seria fácil quando o grupo foi sorteado, era um grupo complicado que tinha   Bélgica,   País de Gales,   Israel,   Chipre e o gato morto do grupo   Andorra. Depois do fiasco na copa do mundo no Brasil, era a chance de se redimir classificando-se para a Euro, mas no primeiro jogo já foi perdendo dentro de casa pra segunda pior equipe do grupo, o Chipre, por 2-1 em Zenica (09/09/2014), na segunda rodada empatou a zero com Gales em Cardiff (10/10/2014), depois um 1-1 com a Bélgica em Zenica (13/10/2014), depois foram humilhados por Israel em Haifa por 3-0 (16/11/2014) fazendo Džeko ter se arrependido de ter nascido naquele país. Finalmente a primeira vitória veio contra Andorra (seleção que até o Itabaiana vence) em Andorra la Vella por com um hat-trick de Džeko (28/03/2015), depois os bósnios se "vingaram" de Israel vencendo por 3-1 em Zenica (12/06/2015), até então a primeira vitória contra um time decente. Perderam para a Bélgica por 3-1 em Bruxelas (03/09/2015) e o sinal de alerta foi ligado, com o time com apenas 8 pontos e os torcedores já querendo fanfic. Três dias depois derrotaram Andorra por 3-0 em Zenica, ainda dando uma pitada de esperança para os bósnios. Em 10 de Outubro de 2015, num jogo de vida ou morte, o desesperado time bósnio derrotou os galeses de Bale (que mesmo com a derrota se classificaram) por 2-0 em Zenica, com os dois gols no segundo tempo, e assim os torcedores já estavam mudando de ideia sobre fanfics. O jogo final era contra o Chipre em Nicósia, a chance da vingança, num jogo emocionante de duas viradas, os bósnios ainda sonharam com a vaga na Euro ao vencer os cipriotas por 3-2 e terminando em 3° no grupo com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas) e indo para a repescagem. No play-off, enfrentaram a   República da Irlanda, o último obstáculo que separava os bósnios de sua primeira Euro, mas depois de um 1-1 em Zenica (13/11/2015) e um 2-0 para a Irlanda em Dublin (16/11/2015), o sonho bósnio acabou ali, tiveram que ver a Euro na França pela televisão e até hoje correm atrás desse objetivo.