Seleção Eslovena de Futebol

Este artigo foi feito por quem já ganhou Copa do Mundo

Copa Trofeus.JPG

Morra de inveja MWAHUAHUAHUAH!

Eslovênia
Slovenialogo.png
Lema: Paz e amor
Local: Liubliana
Confederação: UEFA
MELHOR Resultado: Omã 0-7 Eslovênia em Masacote Mascate (08/02/1999)
PIOR Resultado: França 5-0 Eslovênia em Saint-Denis (poderia ser mais mas foi "só" 5, 12/10/2002)
Fornecedor: Ainda se procura
Apelido: The Yugoslavian Boys
Ídolos: Birsa e cia
Mascote: Flor
Hino: Saudade da Iugoslávia
Títulos: Nenhum


Cquote1.svg Que merda! Cquote2.svg
Seleção Russa de Futebol após ser eliminada pela Eslovênia no play-off da Copa do Mundo de 2010

A Seleção Eslovena de Futebol representa o Grande Fazendão Eslovênia nas competições internacionais da FIFA. Assim como na guerra da Iugoslávia, a Eslovênia sempre foi uma seleção amorosa, por isso não é raro perder jogos que disputa. Jogadores meia boca como Valter Birsa e Kevin Kampl já defenderam essa seleção.

Eurocopa 2000Editar

O craque do time era Zlatko Zahovič. Em sua primeira competição como país independente quem diria, estreou contra nada mais nada menos do que a Iugoslávia (que ainda não estava extinta, ainda...), um dos confrontos mais bizarros contraditórios da história do futebol, um duelo entre a Iugoslávia e uma nação ex-iugoslava, o jogo maluco terminou 3-3; o segundo jogo foi com a Espanha e perdeu de 2-1 e no terceiro jogo jogou contra a também estreante Noruega e ninguém fez gol. A Eslovênia fechou o Grupo C na lanterna, os gols foram marcados por Zahovič (3) e Pavlin.

RecordesEditar

 
Torcedora fanática feliz pelo fato de sua seleção perder por poucos gols contra seleções sub-10.
  • Foi jogando contra a Eslovênia que a África do Sul ganhou sua primeira partida em copas do mundo.
  • Conseguiu perder um jogo para o Paraguai.

Copa do Mundo de 2002Editar

  • Espanha 3 x 1 Eslovênia
  • África do Sul 1 x 0 Eslovênia
  • Eslovênia 1 x 3 Paraguai

E nada mais do que isso.

Eliminatórias Copa do Mundo de 2010Editar

Depois de falharem em se classificar para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, a Eslovênia sobreviveu a um grupo que era uma espécie de "da morte" com Eslováquia, República Tcheca, Irlanda do Norte, Polônia e a única baba do Grupo 3 San Marino, terminou a eliminatória em 2° com 20 pontos, o trabalho acabou não sendo tão duro quanto o esperado porque a Polônia foi (por duas eliminatórias seguidas) a decepção das eliminatórias (até parece que uma porra de um 10-0 em San Marino ia fazer eles terem algum destaque), lembrando que a Eslovênia meteu 3-0 num jogo contra os polskis. Na repescagem enfrentaram a Rússia que vinha de pau duraço pra se classificar, mas amoleceu tudo, a Eslovênia conseguiu um suadíssimo 2-1 em Maribor e no jogo da volta em Moscou perdeu por 1-0 quase mandando o treinador pra defesa e no critério do gol fora de classificaram pra copa do mundo na África do Sul.

Copa do Mundo de 2010Editar

Na Copa do Mundo de 2010 estreou vencendo a morna seleção argelina por 1-0 com um frangasso à lá Muralha de Chaouchi no chute de Koren, depois quase venceu os EUA, abrindo 2-0 com um golaço de Birsa (um dos raros gols dele na carreira) e outro gol com Ljubijankić, mas Donovan e Bradley (filho do treinador Bob Bradley) acabaram com a festa eslovena. Na última rodada da fase de grupos o sonho das oitavas acabou com Defoe dando a vitória a Inglaterra (que logo na fase seguinte tomaria uma vara da Alemanha).

Eliminatórias Copa do Mundo de 2014Editar

 
Torcedor esloveno empolgado com as eliminatórias.

Pegou um grupo pauleira com Suíça, Islândia, Noruega, Albânia e Chipre, o aproveitamento foi de 50%, os resultados marcantes foram um 4-2 sobre a gélida Islândia em Reykjavík (estava tão frio que os jogadores saíram de lá gripados, e quando foram ordenhar uma vaca pro leite do café da manhã saiu sorvete de nata), um 3-0 sobre a Noruega e ainda conseguiram perder pra Albânia de 1-0. Foram 5 vitórias e 5 derrotas, terminando com 15 pontos em 3° lugar e assistindo a copa do mundo pela televisão.

Eliminatórias Eurocopa 2016Editar

A Eslovênia tinha a impossível difícil missão de superar Inglaterra e Suíça no Grupo E, e fracassou amargamente indo apenas para a repescagem, aliás a seleção já estreou perdendo pra Estônia por 1-0; no segundo jogo por milagre venceu a Suíça por 1-0; no terceiro fez 2-0 na Lituânia; no quarto tomou um vareio de 3-1 da Inglaterra em Londres; no quinto jogo venceu San Marino por 6-0, mas de San Marino até seu time vence, no sexto jogo perdeu de 3-2 pra Inglaterra com Wilshere marcando 2 gols sendo um deles um puta golaço numa chapuletada de fora da área que foi lá onde a coruja dorme e Handanovič ficou só olhando e está procurando a bola até hoje; no sétimo jogo abriu 2-0 em cima da Suíça em plena Basileia mas os suíços fizeram uma remontada e nos acréscimos do segundo tempo Drmić fez o gol da virada para o delírio dos suíços e deixando os eslovenos pasmos de incredulidade; 3 dias depois no oitavo jogo se vingou da Estônia e devolveu o 1-0; no penúltimo jogo Birsa de pênalti abriu o placar, mas Novikovas também de pênalti deixou tudo igual pra Lituânia e no último jogo sofreu pra ganhar do lanternasso do grupo San Marino por 2-0, fechando o grupo em 3° com 16 pontos e indo para o purgatório a repescagem. No play-off pegou a Ucrânia, e não deu pros eslovenos, 2-0 Ucrânia e 1-1 no segundo jogo e tchau classificação pra euro.

Jogadores ConhecidosEditar

  • Zlatko Zahovič
  • Josip Iličić (nascido na Bósnia)
  • Tim Matavž
  • Jan Oblak
  • Samir Handanovič
  • Jasmin Handanovič
  • Valter Birsa
  • Zlatan Ljubijankič
  • Rene Khrin
  • Kevin Kampl
  • Boštjan Cesar (belo nome)
  • Milivoje Novakovič
  • Miha Zajc
  • Andraž Šporar
  • Benjamin Verbič