Abrir menu principal

Desciclopédia β

Shakermaker

Este artigo é sobre um HIT!

É uma música chata, repetitiva e seu vizinho adora. SOLTE O SOM!

Music madonna.jpg


Shakermaker é uma música da banda Oasis. Foi um dos primeiros sucessos do grupo, na época em que eles ainda eram apenas um punhado de tradicionais moçoilos de Manchester que viviam brigando nos jogos entre City e United, se entupindo de drogas nos intervalos.

"Shakermaker"
Single de Beatles Oasis
Lançado em 1994
Gênero Shitpop
Duração 5:08
Gravadora Creation
Letra de Noé Galego

HistóriaEditar

 
Provavelmente deve ter acontecido esse tipo de coisa muitas vezes com Noel...

Antes de fazer sucesso, Noel era só mais um pé-rapado qualquer que vivia na parte mais pobre da cidade. Para ajudar a família a sobreviver, ele teve que trabalhar e teve vários empregos, mas o mais notório de todos foi quando ele foi contratado por uma empresa de milk-shakes, uma invenção emaricana, que estava abrindo sua primeira filial em território inglês. Trabalhando na cozinha fazendo os milk-shakes, Noel simplesmente detestava esse trabalho, e sabendo disso seus amigos o apelidaram de Shakermaker (O fazedor de shakes). Desiludido com a vida que levava, mas não podendo largar o serviço porque não tinha nada melhor, só lhe restou afagoar as mágoas do método tradicional: escrevendo uma música.

Assim, aproveitando uma melodia de um comercial de Coca-Cola que ele tinha visto ao passar por uma loja de TVs (ele era tão fodido que nem uma televisão podia comprar), ele compôs uma canção sobre si mesmo e a vida que levava, com o nome de nada mais nada menos que Shakermaker, e os versos iniciais eram "I'd like to be somebody else and not know where I've been", uma versão politizada de seus rascunhos, que diziam "Fuck this shit, I'm want to get the fuck outta here". A música falava também sobre a loja onde Noel roubava comprava seus discos gastando o pagamento que recebia e sobre a van da firma que ele saia dirigindo por aí, já que não tinha carro.

Não muito tempo depois, eis que Noel acaba fazendo sucesso com sua bandinha de covers Ogaysis Oasis com hits como "Colômbia" e "Super Sônico", finalmente larga o trabalho nos milk-shakes e se esquece da música. Mas um certo dia, estava o guitarrista arrumando as coisas no porão da casa dos pais onde ele dormia, e sem querer querendo, encontra no chão um pedaço de papel sujo de sorvete. Curioso, apanha o papel para ler e quando o faz, lembra na hora da música dos seus tempos difíceis na loja de milk-shakes. Como estava passando por um período meio de creative block, ele aproveitou e usou a canção para lançar como single.

A canção acabou fazendo um baita sucesso e todos foram felizes para sempre. Pelo menos até a Coca-Cola descobrir a peripécia e mandar um belo de um processinho para a gravadora do sobrancelhudo e seus amigos.

ClipeEditar

 
Alguns momentos do clipe, destaque para o melhor de todos: a parede

Como na época mesmo já fazendo um certo sucesso os caras do Oasis ainda estavam meios ruins da grana, o clipe foi gravado na vizinhança em que viviam, usando apenas uma câmera e tendo que repetir várias tomadas de três pinos justamente por redução de custos. Tem até uma cena de uma peladinha que eles jogaram com uma bola de capotão achada no lixo na rua. Detalhe para a participação de Wayne Rooney, que apesar de ser apenas um pirralho catarrento já possuía calvície e albinismo, suas marcas registradas.

Ver tambémEditar