Abrir menu principal

Desciclopédia β

Shibam

SheikYerbouti.jpg

"Vai tomar no cu", em árabe
Brimo, este artigo é árabe!
Se você entrar no harém dos outros, correrá sério risco de ficar sem petróleo


Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Cquote1.png Experimente também: Jiban Cquote2.png
Sugestão do Google para Shibam

Shibam é a atual capital do Reino Hadramaute, um estado separatista do oeste do Iêmen. Shibam recebeu o carinhoso apelido de "Manhattan dos Deserto" devido ao seu grande caos urbano muito similar à capital insular estadunidense.

HistóriaEditar

 
Panorama de Shibam. A maior coleção de castelos de areia do mundo!

Criada no século II a.C. do calendário muçulmano por alguns babuínos, essa cidade no meio do deserto cresceu através de um fenômeno chamado de aglutinamento de árabes, onde na época antiga, os seres árabes reuniam-se em pontos específicos através da atração gravitacional de seus corpos físicos. Esse processo demorava milênios, e Shibam é um exemplo de sucesso de criação de uma cidade nesses moldes.

Surge em Shibam várias e várias torres de areia do século XVI, considerados os mais antigos arranha-céus do mundo, aquele povo que não tinha nada de melhor pra fazer (nem comer mulher podia direito, porque aquelas burcas são um perigo de se levar pro motel).

A cidade sofre com os ataques de beduínos que sobrevivem exclusivamente através da comida e da água roubados.

Recentemente tornou-se centro de operações da Al Qaeda em 2009 para exportar suprimentos para os piratas da Somália.

AtraçõesEditar

Shibam possui os maiores castelos de areia do mundo deixando aquelas vagabundos das praias brasileiras com inveja. Como não existe em Shibam dinheiro, madeira, palha (vegetação), concreto, tijolos e muito menos aço, a população crescente teve que se virar com o que tinha, que no caso eram quilômetros e quilômetros cúbicos massivos de areia do deserto.

De acordo com a bíblia, foi em Shibam que foi erguida a famosa Torre de Babel, e suas ruínas podem ser apreciadas pelos turistas.

100% das casas e construções de Shibam são feitos a partir da mais pura lama, terra e areia. A população é imune a problemas respiratórios e como nunca chove mesmo, não há perigo de uma destruição em massa da cidade.

GeografiaEditar

Localizado em uma vasta planície árida, longe de qualquer reserva de água ou nuvens de chuva, a população de Sharim, de acordo com Darwin teve que se adaptar por seleção natural, o que explica o fato de todos conseguirem obter a água através da ingestão de areia, e todos os nutrientes através da respiração do ar e da luz solar.