Abrir menu principal

Desciclopédia β

Coat of arms of Iceland.svg.png En barbaric grein!

Este artigo é islandês e só existe graças aos seus vulcões.
Erik, o Vermelho está vagando por aqui, portanto, tome cuidado. Agasalhe-se e venha curtir um som de Björk acompanhado de um bom filé de peixe!

Wikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Sigur Rós.

Cquote1.png Não entendi porra nenhuma Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre hoppípolla
Cquote1.png Nem eu Cquote2.png
você sobre o álbum ()

WTF???

Cquote1.png se de 10000 pessoas 1 conheça essa banda, já é muito!!! Cquote2.png
Eu indignado sobre Sigur Rós

Sigur Rós é uma banda islandesa que toca um som que ninguém sabe ao certo o que é. A banda formada por Papai Noel lançou seu primeiro single Dingóll Bæu em 1990 alguns meses antes do natal.

Pouco se sabe sobre a origem do grupo, sabe-se menos ainda sobre o quê que o vocalista Kjarka Svendsddnsson está cantando nas músicas.

A música de maior sucesso do grupo é Hoppípolla, que quer dizer "Vamos jogar bola no Hopi-Hari". A música foi encomendada pelos donos do parque para ajudar na divulgação, porém não deu muito certo já que ninguém conseguia entender o que era dito.

Integrantes da banda procurando cogumelos alucinógenos pra buscar inspiração pra mais um álbum

Índice

História e discografiaEditar

Em 1994 gravaram o disco chamado Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, que tinha músicas como Síkídeuinafsdyosainn (uma peça de piano original composta por Schubert tocada enquanto estavam completamente drogados, posta ao contrário e com efeitos), Ernod Tanyanntiersenn (uma música tribal executada em câmera lenta) e Sncndbvznýn Aurora (cover instrumental de "5 patinhos", da Xuxa). Neste disco foram plantadas sementes experimentais que dariam inspiração aos próximos álbuns.

Em 1997 lançaram o álbum "Von", que em português significa "o quê?". O álbum era uma versão de Several Species Of Small Furry Animals Gathered Together In A Cave And Grooving With A Pict sem os animais, o que fez o lançamento não vender muito.

Em 2002 com a saída de Papai Noel, a banda ficou sem criatividade e resolveu lançar um álbum sem nome. Foi lançado o álbum "()" (lê-se parêntese que abre, parêntese que fecha). Nesse álbum as músicas também não tinham nome, o que não fez diferença alguma já que todas as músicas diziam "you are so sad" (de uma forma tão embolada que não dá pra entender).

O álbum foi lançado em 2005 "Takk" (fudeu, em português) foi o álbum mais vendido da banda (10 cópias) graças à remixagem de Hoppípolla e a sua continuação "Með Blóðnasir" (meu nariz sangra ). O lucro das vendas não foi suficiente pra mantes a banda unida, mas garantiu alguns baseados aos integrantes.

Em 2008 a banda lançou o "Með Suð í Eyrum Við Spilum Endalaust" (algo como "Tem uma abelha no meu ouvido tira logo porra") no qual os integrantes apelaram pelas bundas de fora na capa. Em 2012 foi a vezda banda lançar "Valtari" (tenho sono) o dormente álbum que não está descrito aqui porque não se consegue ficar acordado depois da metade da primeira música "Ég Anda".

O mais recente álbum da banda é o "Kveikur" (macabra) que foi lançado em junho de 2013 que dá medo e mostra a revolta dos integrantes por terem perdido os baseados conquistados no Takk...

Sucesso internacionalEditar

A banda é mundialmente(?) conhecida por tocar em lugares mais estranhos que suas músicas. Há relatos de um show feito no Acre em 2001, a meia-noite durante um apagão elétrico.

Em 2004 participaram do festival de música de Etérnia, onde tiveram sua maior audiência: 5 empregados do Castelo de Grayskull (He-Man e os outros estavam lutando contra o Esqueleto na hora).

MúsicasEditar

As músicas do grupo são quase todas praticamente a mesma coisa, menos as do álbum Von que não são coisa alguma (na verdade, especialistas em música pesquisam até hoje o que são os sons gravados naquele disco).

As principais são:

  • Takk (quebrô): dois minutos de um barulho chato que vai aumentando o volume enquanto o tempo passa. Essa música foi composta pra testar os equipamentos do estúdio e gravada no disco por acidente.
  • Glósóli (grávida): Uma turminha da pesada aprontando altas confusões quando descobrem que uma das meninas vai ter filhotes e resolvem marchar pra um penhasco e pular.
  • Hoppípolla (Vamos jogar bola no Hopi-Hari"): Encomendada pelo parque, a música fala de velhos tarados que atacam criancinhas na rua

Dizem as más línguas que as músicas do Sigur Rós são influenciadas pela cantora irlandesa Enya, por causa da bizarra semelhança entre as músicas (e os locais Irlanda E Islândia) de ambos: fazem as pessoas dormirem e ninguém entende nada do que eles então cantando(miando). No início da carreira Jónsi cheirava os gatinhos do palácio de Enya junto com a mesma, daí o fato dele miar igualmente a Eithne(Enya) e os seus gatos.

IntegrantesEditar