Abrir menu principal

Desciclopédia β

Subtração

Numerosdes.jpg Este artigo é relacionado à matemática.

Se vir um número complexo, ignore-o.

A subtração é uma operação matemática onde dois números fazem uma suruba louca, um cortando o outro. Diferente da multiplicação e da adição, a ordem dos fatores altera SIM o resultado, fazendo você se confundir, ir mal na prova, repetir de ano e ir trabalhar no Mc Donalds. A subtração (também conhecida como continha de menos) é a menos lembrada das operações, já que é a segunda a ser aprendida, e ninguém lembra de personagens secundários.

Índice

PropriedadesEditar

 
Um bom exemplo de subtração
  • Comutatividade: Como já dito, a ordem dos números altera o resultado, sendo que 3-3=0 e 3-3=0 (ué?), ou 2-5=-3 e 5-2=3 (agora sim!).
  • Associatividade: A mesma bosta que o de cima, só que com parenteses e equações, cruz credo!
  • Distributividade: Hoje eu não vou dar, vou distribuir! É sobre a distribuição de números em uma equação. Exemplos: (x-y) = x+(-y) / c(u+a) = cu+ca.

SinalEditar

O famoso sinal (-) , mais conhecido como di menus, hífen ou tracinho é o sinal da subtração. Aí vai uma subtração com o sinal de (-) bem basal e simples de exemplo:

[x(j²-4)-y(j²-4)]-1

Agora uma bem complicada:

2-1

Como subtrairEditar

Subtrair é muito fácil quando se tem um instinto assassino de nascença. Você veja: Você precisa fazer sua lição de matemática mas tem problemas na subtração. A conta é 10-5:2, você olha para seus 10 amigos da sala e tira uma faca da mochila, esfaqueia 5 e divide os 5 esfaqueados em 2, dando o resultado de 2,5 corpos pra cada lado, que você vai dar de presente para seu pai e sua mãe. Mas como esse método pode o levar a aparecer no Cidade Alerta e ir preso, temos um mais fácil na explicação abaixo. Mas, para tudo, a divisão não é feita antes da subtração? Seu burro! Vá arrumar essa bagaça e jogue esses corpos no rio!

Já que a explicação está mais fácil, a conta será mais difícil: 170.568-15.642. Vamos começar: primeiro, arrume sua conta assim:

 170.568
- 15.642

E não assim:

 170.586
15.642,0 -

Agora, assim como na adição, diminua unidade por unidade, dezena por dezena, centena por centena e uma caralhada assim diante. O resultado é 154.944. Caso o seu deu 2, parabéns! Você tem autismo!

Problemas de subtraçãoEditar

Além dos problemas que você tem na sua vida (vestir rosa choque ou azul-bebê), você também tem os problemas matemáticos. Vamos ver alguns problemas de subtração:

Problema 1

Josefino comprou 10 chocolates no mercadinho para dividir com os colegas.
Joãozinho roubou 8 chocolates do Josefino e saiu correndo.
Enquanto Josefino corria para pegar Joãozinho, 2 de seus chocolates caíram.
Com quantos chocolates Josefino ficou no final?

Resposta:

A resposta claramente é: 2 chocolates, já que Joãozinho atirou em Josefino enquanto ele corria para pegá-lo e levou 8 dos chocolates. Josefino, se arrastando de dor, pegou os 2 chocolates que deixou cair para poder se deliciar antes de desmaiar e ir parar na UTI.

Problema 2

O médico de Josefino estava de plantão e tinha 5 marmitas de arroz, feijão, carne e espinafre para comer nos dias seguintes.
Quando os pais de Joãozinho vieram bater em Josefino pelo mesmo ter influenciado Joãozinho para o crime, eles deram um encontrão no médico, e 1 de suas marmitas caiu.
Com quantas marmitas o médico ficou?

Resposta:

A resposta é: 10 marmitas, já que o médico escravizou os pais de Joãozinho por 2 dias e fez eles o prepararem mais 6 marmitas (para compensar a que caiu e mais 5).

Problema 3

O médico tinha 200 reais no bolso.
O pai de Joãozinho, querendo escapar da casa, roubou a chave do médico e sem querer agarrou 56 reais junto.
Com quantos reais o médico ficou?

Resposta:

Não, dessa vez ninguém foi baleado ou escravizado, o médico ficou preso na casa e ficou com 144 reais mesmo. Ele pode ter morrido de inanição depois das marmitas acabarem, mas isso não vem ao caso.