Abrir menu principal

Desciclopédia β

Tântalo

Mordekaiser.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Tântalo é mais um daqueles elementos químicos que ninguém conhece ou viu, mesmo que a Marie Curie jure que ele é importantíssimo.

Seu nome é uma homenagem a um dos infinitos filhos de Zeus que descobriu primeiramente o elemento enquanto caminhava pelas inacesssíveis montanhas da Escandinávia. Seu símbolo é o Ta, de Tangamandápio.

HistóriaEditar

 
Peças de carro feitas de tântalo, retiradas em um desmanche daquele seu veículo que foi roubado a alguns dias atrás.

O tântalo foi descoberto na Grécia Antiga por seu xará Tântalo, um filho de Zeus que governava a Ilha da Fantasia. Quando ele quis fazer uma pegadinha do malandro com os deuses do Olimpo, roubando o uísque divino e servindo a eles churrasco de gato, como punição foi enviado a um gulag soviético onde não podia comer nem beber nada a não ser que trabalhasse por 19 horas seguidas. Devido a isso o pobre rei perdeu a patente do elemento para Jöns Jacob Berzelius, que o isolou em 1820.

Desde que passou a ser usado em capacitores para telefones celulares, o tântalo virou coisa de pobre.

CaracterísticasEditar

O tântalo é um metal cinzento, pesado, dúctil, muito duro, resistente a corrosão por ácidos e um bom condutor de calor e eletricidade como todos os seus amiguinhos da tabela periódica. Em temperaturas abaixo de 150°C o tântalo passa ao estágio Super Saiyajin nível 3, ficando imune até à água benta.

Esse elemento tem o terceiro maior ponto de fusão, atrás apenas do tungstênio e do rênio, mas eu só fiquei sabendo porque procurei no tio Google e nem conheço esse tal de rênio.

AplicaçõesEditar

  • Utilizado em capacitores para telefones celulares e pagers.
  • Utilizado como capacitor para carros do tipo back-to-the-future.
  • Também é usado para produzir ligas metálicas com altos pontos de fusão, resistência e boa ductibilidade, mas isso não faz diferença para a vida de nenhum ser humano.
  • O tântalo em superligas pode utilizar a força para salvar motores de jatos, mísseis e reatores nucleares, principalmente norte-americanos.
  • Por ser um metal bastante camarada, amigável e não-irritante, o tântalo é muito usado na produção de equipamentos e implantes de medicina e odontologia. Sim caro leitor, é do tântalo que são feitas aquelas maquininhas macabras dos dentistas que te fazem ter pesadelos com o Freddy.