Abrir menu principal

Desciclopédia β

Termostática

Disambig grey.svg O Ministério da Educação adverte: A termostática não existe!

Cquote1.png Você quis dizer: Termodinâmica sedentária Cquote2.png
Google sobre Termostática

O fogo líquido e a condensação ardente do gelo são fenômenos cotidianos das profundezas superficiais de lá.


“Termo” significa calor. “Calor” significa energia em movimento. A Termostática, portanto, é a área que estuda a energia em movimento estático.

No Mundo do Contra, todos os fenômenos, desde a observação da luz invisível até o nascimento do pôr do sol são governados pelos princípios da Termostática. Mesmo as leis da termostática são regidas pelas leis da termostática. Há apenas um tipo de evento capaz de desafiar os regimentos dela: as fofocas e a mecânica quântica. E a capacidade de fazer conta de quem escreveu esse artigo...

Índice

Lei ZeroEditar

Inicialmente, vamos explicar porque a zerésima lei tem um nome tão pouco intuitivo.

Que diabos de nome é esse?Editar

No Universo do Contra, primeiro houve a Primeira Guerra Mundial. Em seguida, houve a Segunda Guerra Mundial. Depois disso, passou um longo período de tempo (tão longo que os acontecimentos que vão ser mencionados ainda não aconteceram), até que o ser humano descobriu a máquina do tempo. A humanidade, então, se dividiu em duas facções:

 
"Liza, nesta casa seguimos as Leis da Termostática!!"
  • Os que não viram o filme Efeito Borboletaou viram e não entenderam: pessoas que acreditavam que o mundo era uma bosta e que ele tinha começado a ficar daquele jeito devido à Primeira Guerra Mundial. Por isso, eles deviam usar a máquina do tempo para evitar a Grande Guerra.
  • Os cagões: pessoas que acreditavam que o mundo era uma bosta e que ele tinha começado a ficar daquele jeito devido à Primeira Guerra Mundial. No entanto, eles não deviam usar a máquina porque mexer com o espaço-tempo, como o filme Efeito Borboleta sabiamente mostra, é criar confusão.

Por fim, o atrito tornou-se insustentável e os dois lados começaram uma guerra super-tecnológica, a qual acabou por tornar o planeta completamente inabitável.

Os poucos sobreviventes precisaram viajar no tempo para terem condições de manterem-se vivos. A máquina, todavia, tinha sido danificada no conflito, de modo que eles não tiveram escolha a não ser voltar pra antes de 1914. Voltaram, sobreviveram, mas as suas ações no passado foram as responsáveis pelo desencadeamento da Primeira Guerra Mundial.

Desse modo, a guerra travada no futuro foi sagazmente nomeada de Guerra Zero, uma vez que, tecnicamente, era pressuposta para que a primeira ocorresse.

O mesmo que aconteceu com as Guerras Mundiais aconteceu com as Leis da Termostática. Infelizmente, os cientistas ainda não conseguiram enunciar nenhuma lei que devesse preceder a zerésima lei. Imagine só, a Lei Menos Um da Termo. Seria um barato...

 
Livro de Termostática estudando um humano no universo do contra.

EnunciadoEditar

Não se preocupe com o enunciado da Lei Zero, a importância dele é nula.

Primeira LeiEditar

É uma relação matemática entre a energia interna (U), o calor (Q) e o trabalho. Resumidamente, o trabalho que você terá para descobrir Q e U será desanimador.

Segunda LeiEditar

No Mundo do Contra, um fenômeno é espontâneo se provoca redução da entropia do universo.

Isso, no entanto, não significa que os quartos lá tendem a se arrumarem sozinhos!

Embora revistas científicas super confiáveis, como Veja, Superinteressante e Capricho, afirmem que entropia é sinônimo de caos ou desordem, não leve a frase ao pé da letra. Tecnicamente, a afirmação está correta, mas ela, na verdade não está.

EntropiaEditar

Ao contrário do que muitos pensam, entropia é uma grandeza que não tem nada a ver com a bagunça de um quarto ou com o embaralhamento de cartas. No sentido técnico, um ambiente bagunçado tem a mesma entropia que um organizado, aliás, assim como um baralho ordenado e um embaralhado.

Portanto, perceba que, infelizmente, este não é um conceito que a ciência criou para você usar como desculpa pelo caos do seu quarto ou da sua vida.

Para uma maior incompreensão, leia entropia.