Abrir menu principal

Desciclopédia β

Tetravalência do carbono

ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Após terminar de ler, limpe a vidraria que você usou.

Testosterona.png


Cquote1.png Fui eu que fiz!!!! Cquote2.png
Friedrich August Kekulé sobre Tetravalência do carbono
Cquote1.png Ui, adorei, adorei!!!! Cquote2.png
Clodovil Hernandes sobre Tetravalência do carbono
Cquote1.png Devemos nos espelhar no carbono!!! Cquote2.png
Francês sobre Tetravalência do carbono
Cquote1.png É tetra!!!!!!!!!!É tetra!!!!!!!!!! Cquote2.png
Galvão Bueno sobre Tetravalência do carbono
Cquote1.png Você tem direito a fazer 4 ligações Cquote2.png
Delegado sobre Tetravalência do carbono

Vemos aqui o carbono ao centro, tomando de dois hidrogênios e levando uma dupla do oxigênio.

A Teoria da tetravalência do Carbono, reconhecida como a teoria base da Química Orgânica, é a teoria que afirma o fato do carbono poder fazer cuatro ligações, e, em consequência, tomar de quatro outros átomos de uma vez só. A teoria foi proposta pelo Bêbado químico Friedrich August Kekulé, durante um sonho que teve após consumo excessivo de etanol.

O carbonoEditar

 Ver artigo principal: Carbono

O elemento alquímico carbono está situado na coluna dos não-ametais, segundo período da tabela periódica. Por possuir um caráter anoftero , pode fazer ligações com quase todos os elementos. Sua camada de valência possui carência de elétrons para obter estabilidade. Com isso, o átomo de carbono liga-se prontamente a qualquer átomo que queriagubkhuub

As ligaçõesEditar

Com a necessidade de obter a estabilidade, o carbono tenta, de todas as formas, encontrar os quatro elétrons que ele precisa. Como roubar elétrons por aí é difícil e ilegal, ele acaba por fazer sociedade com átomos que queriam dividir os seus elétrons com ele. Surge a ligação covalente. Os elétrons da camada de valência tornam-se propriedade comum (ver Comunismo), e a ligação está formada.

De acordo com a IUPAC, o carbono pode fazer até três ligações com um átomo que estreja disposto a engatar nele. Se faltarem ligações, o carbono dará se ligará a outro átomo até que fique com os cuatro elétrons na camada de valência. Esse curioso fato do carbono de ter de tomar de cuatro átomos diferentes é a base da Química Orgânica (que costuma geralmente deixar os alunos de cuatro).

Ver tambémEditar