Abrir menu principal

Desciclopédia β

The Last of Us (pronuncia-se Dê Lest Ovás) vulgo "Resta Um" é um filme em formato de jogo de videogame, lançado numa sexta-feira para que fosse zerado num fim-de-semana, é exclusivo para o PlayStation 3 e relançado como caça-níqueis para PlayStation 4, e portanto motivo de alegria dos fanboys sonystas e motivo de orgasmos nerds de um grupo de jogadores ufanistas que descobriram pela primeira vez que um jogo para ser bom depende de uma história boa, e não apenas de gráficos supostamente maravilhosos e nenhum conteúdo.

O último de nós
The First of Us.jpg

Capa da prequel do jogo

Informações
Desenvolvedor Naughty Dog
Publicador Sony Computer Entertainment
Ano 2013
Gênero Filme da Netflix jogável
Plataformas Polystation 3,5
Avaliação 100% (nota dada por um fanboy)
Idade para jogar +16

Cquote1.png Exclusivo biches! Quem se importa com Ralo? Cquote2.png
Fanboy da Sony
Cquote1.png Uma andorinha só não faz verão Cquote2.png
Fanboy da Microsoft

Índice

HistóriaEditar

O jogo conta a história de Joel Santana, um tiozão do churrasco daqueles que tocam violão e tudo, cujo sonho era ser cantor, pai solteiro e coçador de saco desempregado, ele não consegue proteger sua filha que toma um tiro de rifle durante o caos do surto de apocalipse zumbi. O conceito de jogo é inspirado no fungo Cordyceps unilateralis (ou Parasect) que atinge formigas que fumam muita pilha e ficam extremamente alteradas e crescem nelas uma piroca na cabeça, embora para começar a afetar humanos o fungo tenha mutado e faz crescer uma buceta no crânio dos infectados. De acordo com a história, desejando usar esse fungo para melhorar seu desempenho sexual já que nem viagra dava conta mais, um cientista anônimo implantou o fungo no próprio cérebro, mas alguma coisa saiu errado e ele se tornou um chupa-cabra, seu crânio virou uma buceta arregaçada e ele começou a morder todas as pessoas ao seu redor, que rapidamente ficavam infectadas e se tornavam chupa-cabras de cabeça de buceta e a doença se alastrou levando a humanidade à semi-extinção.

 
Perceba que mão boba só tem no peitinho do Joel. Realismo! No mundo pós-apocalíptico de The Last of Us onde só existem homens as taxas de homossexualidade são altíssimas.

20 anos após o surto dessa praga, os humanos se tornaram uma mistura de Mad Max com The Walking Dead com No Country for Old Men com I Am Legend, ou seja, o mundo estava uma bosta e não existiam mais mulheres (você encontra no máximo umas 5 em todo jogo), só existem pilantras arruaceiros bandidos ladrões estupradores assaltantes, e óbvio, punheteiros, afinal não existem mais mulheres. Os pedófilos foram os primeiros extintos, já que as crianças sumiram, sendo Ellie a última menina do mundo, e por isso ela é tão cobiçada pelos vilões do jogo, especialmente os "Vaga-Lumes", uma organização criminosa terrorista de pederastas que procuram desesperadamente uma cura para o fungo, para que o mundo possa ser povoado por menores de idade novamente.

O personagem principal, Joel, começou a pegar uma das últimas mulheres do mundo, a valentona Tess, que qualquer pessoa com um mínimo senso de roteiro já sabia que ela iria morrer, e não deu outra.

Enquanto estava numa missão com Tess para encontrar armas, Joel encontra Ellie, que a partir de então será sua amiguinha e filha adotiva. A menina posteriormente revela que é imune ao fungo, embora a mordida que exibe no braço tenha sido feita por um alce e não um infectado. Ao longo da jornada cativante, envolvente em cenários diversificados que não enjoam a dupla Joel e Ellie encontram diversos personagens, como o gordo Bill Wild Hickok, os irmãos negros Tierry Henry e Sam que morrem, o irmão de Joel Tommy e sua namorada, um grupo de canibais e por último a líder dos Vaga-Lumes.

JogabilidadeEditar

 
Joel com sua habilidade de ver através de objetos.

Você pode adotar diversas táticas, como ficar no mocó e pegar os emos inimigos silenciosamente por trás(UIIIII). Você também pode tocar o puteiro e se fuder tomando bala ou sendo comido(nos dois sentidos). O jogo une stealth e survival horror, onde os zumbis que destruíram a humanidade tem fraquezas à canos e pedaços de pau. Basicamente você deve se arrastar, dar golpes de jiu-jitsu brasileiro em zumbis e capangas, atirar, se abaixar, recolher muitas tranqueiras do cenários e usar suas técnicas de McGiver para produzir itens semi-úteis a partir delas.

Uma das marcas de sua jogabilidade é a escassez de itens. Embora a munição é escassa só pra você, porque teus inimigos tem munição infinita e quando morrem deixam no máximo uma bala de pistola.

Sr. Santana possui uma mochila com um portal interdimensional dentro (técnica que aprendeu com o Link de Zelda, que permite o jogador guardar suprimentos, cadernos e amuletos do Jesus Negão. Com ela, você pode usar seus truques de marajá para fazer com que um tecido e álcool magicamente se tornem em um coquetel molotov ou um kit-médico. Também pode usar ferramentas e parafusos para dar um upgrade nas suas armas, mas só em uma mesa especial que só aparece umas 6 vezes no jogo.

PersonagensEditar

  • Joel Santana - Protagonista do jogo, mau encarado, porradeiro e por algum motivo os zumbis do jogo perseguem apenas ele, tem aquela baita cara de tiozão legal não-pedófilo, o que o faz combinar bem como pai adotivo da órfã Ellie. Suas melhores qualidades são tocar violão e punheta numa velocidade incrivel, que nem Jimmy Paige ou Kid Bengala conseguiriam tocar. Há uma chance de mais ou menos 99% de ter transado com a Tess de maneira passiva.
  • Ellen Page, cujo apelido carinhoso é Ellie - Garotinha de 14 anos, que apesar de estar constantemente suja e sob extremo stress não exibe qualquer sinal de acne. Não sabe nadar. Ela é imune não apenas à infecção dos zumbis, como também de ser detectada por eles, correndo, falando alto, e aparecendo na cara dos mesmos e nunca sendo detectada. Inicialmente era uma das raras personagens femininas de jogos de videogame sem apelo sexual, talvez por ser menor de idade ou porque a Naughty Dog quis realmente fazer seu corpo igual ao da Ellen Page, mas após o DLC, logo sexualizaram a Ellie tornando-a uma coladora de velcro, para agradar a cota de gamers que adoram homossexualidade nos jogos, mesmo num jogo zumbi sem qualquer contexto.
  • David - Um cara magricelo que parece ser um inofensivo caçador de veados (veados mesmo, não os homens que assistem Supernatural), porém mais tarde revela ser uma espécie de "Rick versão The Last Of Us" e dá carne humana pro seus sobreviventes. Esse arrombado ainda é o único Chefe do jogo e, como se não bastasse ficar fazendo ameaças (que não ocorrem, obviamente), conta com sua Peixeira de Baiano, a qual possui poderes místicos devastadores.
  • Bill - Um amigo de suruba de Joel e Tess, que além de possuir várias edições da G-Magazine, tem um conhecimento em engenharia e cria bombas que estouram o brioco de quem estiver perto. Bill não é tão amigo de Joel, na verdade...
  • Tess - Ainda sendo personagem menos aproveitado do jogo, Tess consegue fazer com que os fãs de TLOU tenham raiva da Naughty Dog, pois quiseram matá-la nas primeiras 3 horas de gameplay (sim, isso foi um spoiler pra quem ainda não jogou essa obra prima). Tess é a típica mulher Badass, porém não tem exageros e nem cara de merda como a maioria das Badass de hoje em dia. Ela parece ter tido relações sexuais com Joel, onde pode ter agido tanto como ativa quanto passiva, já que joga dois dois lados. Tess simplesmente é aquele personagem que quando morre você pensa em quebrar seu PS3 e explodir a sede da Naughty Dog. Apesar de sua morte ser previsível, os estagiários da Naughty Dog deram a brilhante ideia de matá-la antes da metade do jogo, provavelmente porque andaram assistindo Game Of Thrones em excesso.

InimigosEditar

 
Um medonho grupo de infectados no terceiro estágio da doença eles são chamados de estaladores, quando o fungo brota pra fora do cérebro e lhes dá esse aspecto facial horrendo.

Em The Lesb of Us, temos uma penca de inimigos:

  • Militares: Os primeiros inimigos do game. São um bando de filhos de biscates, descendentes diretos de profissionais do sexo, gostam de matar os outros sumariamente sem o menor motivo. Controlam as cidades que restaram e são autoritários, matando todos os emos cara de buceta infectados.
  • Vaga-lumes: Um grupo rebelde que quer a independência dos Emos, tornado-os livres, e buscam uma cura.
  • Infectados (emos): Pessoas que foram infectadas pelo fungo Cordyceps. Dentro deles, temos 4 classes:
    • Maratonistas: Os recém transformados. São rápidos e andam em grupo, como um bando de bixas loucas.
    • Segudores do instagram: Aparecem depois que um maratonista sobrevive por umas semanas, são quase que nem os acima, só que são mais agressivos e tem uma piroca no lugar de um dos olhos.
    • Estaladores: Os que fazem você defecar em sua fralda geriátrica quando não está esperando. Quando uma bixa louca um seguidor sobrevive por um ano, ele fica cego e mais forte, enxergando por sonar.
    • Obesos: Os mais chatos e raros. Quando um estalador começa a comer muito fast-food por uns 20 anos, ele fica enorme e cheio de placas de esporos no corpo. Seu ataque principal é espremer as espinhas de suas banhas e arremessar pus nos inimigos.

ItensEditar

 
Versão do PSX.
  • Canos, porretes, machados, ripas - Itens que se quebram em meros dois ou três usos, são a fraqueza dos zumbis (vai por mim, melhor uma paulada do que um tiro, vai entender...). Na época do apocalipse se o exército estivesse equipado com canos e não com metralhadoras, talvez o sucesso tivesse sido maior em controlar o surto (por,consequência, ia virara a maior pauleira)
  • Armas de fogo - Com a pouca munição não dá para sair igual um mercenário retardado achando que está em Call of Duty, e fazem um barulho do cão que atrai todo mundo.
  • Arco e flecha - Embora silenciosa, na maioria das vezes as flechas atiradas se quebram e não podem ser recuperadas e elas quase não existem (o Joel sabe fazer bombas de prego, e não sabe fazer uma maldita flecha!).
  • Kit médico - Mesmo que você leve um tiro no fígado, na cara, no piru, ou uma pancada de cano na cabeça, basta passar umas ataduras no braço COM ÁLCOOL (muda demais esse detalhe) para curar-se completamente.
  • Coquetel molotov - Mais um item surreal capaz de matar um bando de zumbis trouxas que se juntam na fogueira criada por um desses. Dá até pra fazer churrasco de fungo (ECA!).
  • Bomba de pregos - Item útil criado por Bill que eleva ao máximo a capacidade de McGyver de Joel em criar uma bomba a partir de meras latas de seleta de legumes, pólvora e tesouras.(quando se chega ao nível máximo, pode-se também fazer com latas de nescau e sardinha)
  • Bomba de fumaça - Esse aqui é tão inútil que ninguém usa. (pelo menos na história)
  • Tijolos e garrafas - Encontrado aos montes em todos cenários do jogo, se fossem úteis não existiram tantos à toa.