Abrir menu principal

Desciclopédia β

Too Tough to Die

A capa, trabalho de arte de Chico Xavier, representa as visões pós-morte que Johnny Ramone teve.

Too Tough to Die é o nono álbum da banda funk punk novaiorquina Ramones. Seu título se refere à experiência de quase-morte vivida pelo guitarrista Johnny Ramone após uma feroz discussão com um agente funerário, que terminou com sua internação no Hospital Geral para Roqueiros Arruaceiros, muito frequentado por Iggy Pop e James Brown. No entanto, os ferimentos do guitarrista, que seriam suficientes para deixar qualquer outro em coma ou morte permanentes, fizeram com que ele passasse apenas uma semana no hospital, ao fim da qual já estava de volta aos palcos.

Lista de MúsicasEditar

  1. Mama's Boy – 2:09
  2. I'm Not Afraid of Life – 3:12
  3. Too Tough to Die – 2:35
  4. Durango 95 – 0:55
  5. Wart Hog – 1:54
  6. Danger Zone – 2:03
  7. Chasing the Night – 4:25
  8. Howling at the Moon (Sha-La-La) – 4:06
  9. Daytime Dilemma (Dangers of Love) – 4:31
  10. Planet Earth 1988 – 2:54
  11. Humankind – 2:41
  12. Endless Vacation – 1:45
  13. No Go – 3:03

HistóriaEditar

 
Por duas vezes Marky Ramone teve que ser socorrido devido a sufocamentos causados por uma overdose das aparentemente inofensivas balinhas.
 
Capa Alternativa

Depois de terem chegado ao auge e ao fundo do poço em seus trabalhos anteriores (para maiores informações, veja: End of the Century, Pleasant Dreams e Subterranean Jungle), os Ramones aproveitaram para fazer marketing em cima da saída de seu baterista Marky Ramone, que se internou numa clínica de desintoxicação para curar seu vício em Balas Soft e, logo em seguida, iniciar sua própria banda, o Dire Straits. Durante meses eles passaram a ir a diversos programas de televisão ameaçando encerrar a carreira, já que Marky era o único integrante com algum talento musical e, em meados da década de 80, com o surgimento de bandas virtuosas como o B-52's e o A-Ha, o público queria qualidade instrumental.

  Hein? Caridade com piru de metal? Aí não é caridade, meu filho, dói muito.  
Velha Surda sobre a frase acima

Como ninguém se importava muito mesmo com o que ia acontecer com a banda, eles resolveram apelar: numa sexta-feira qualquer em março de 1984, quando se apresentavam no programa Saturday Night Live, levaram o irmão gêmeo mais famoso de Joey Ramone, o espírita Chico Xavier, para fazer uma demonstração de macumba paranormalidade em rede nacional. Depois de muito suspense e efeitos de luz e fumaça, Chico conseguiu convocar o espírito do compositor e origamista alemão Richard Wagner, que apareceu no palco murmurando   Cééééééééééérebro!  

O público aplaudiu muito a presença do espírito, que, animado, montou alguns barquinhos de papel. O missionário evangélico e ex-membro da banda Tommy Ramone, que havia voltado a empresariar o grupo, viu aí uma chance de renovar o interesse dos ouvintes. Assim, sugeriu a Chico que fizesse o espírito incorporar-se em algum dos presentes no programa. Por ser contratado, ele obedeceu prontamente, e logo Richard Wagner incorporou-se no copeiro do programa, um porto-riquenho de nome desconhecido, assumindo imediatamente o nome artístico de Richie Ramone.

Tudo parecia perfeito, até que...Editar

Com a banda completa novamente, os Ramones foram ao estúdio gravar seu novo álbum, que ainda não tinha nome mas já contava com diversas faixas. No entanto, a gravação não correu bem, já que, numa noite de muita bebedeira, Johnny Ramone teve uma discussão severa com um corretor imobiliário a respeito de quem seria o melhor atacante no Campeonato Brasileiro daquele ano: Tostão, Júnior ou Rivelino. Como demonstração final da força de seus argumentos, o oponente de Johnny meteu uma guitarra em sua cabeça, transformando seu célebro numa pasta liquefeita com um suave sabor de bacon.

No hospital, no entanto, os médicos foram tomados de uma grata surpresa: aparentemente, devido ao consumo excessivo de drogas, o cérebro de Johnny já parara de funcionar havia muito tempo, não sendo necessário para sua existência. Assim, pouco mais de uma semana depois, ele foi liberado apenas com alguns curativos, e os Ramones já poderiam reunir-se novamente para a divulgação de seu novo álbum -- que foi chamado de Too Tough to Die por causa da volta de Richard Wagner e Johnny Ramone do Além. Apesar de ser um grande sucesso de crítica, a obra fracassou miseravelmente nas lojas. Chico Xavier, no entanto, ganhou fama e fortuna, passando a ser convidado a convocar espíritos de compositores clássicos em programas de auditório e festas de aniversário.