Abrir menu principal

Desciclopédia β

Tráfego

Exemplo de tráfego no perímetro urbano.
O que fazer num engarrafamento.
Trafego aéreo.

Cquote1.png Helicóptero reportando tráfego intenso! Cquote2.png
Helicóptero de Sim City reportando tráfego intenso
Cquote1.png Qualé qui é, truta? Vai bolá trêta pá banca? Se liga , nóis é du tráfego da favela! Morô? Cquote2.png
Nego Joel novamente avacalhando com a Língua Portuguesa
Cquote1.png Deixa com a gente. Se a coisa ficar preta, é só chamar 'os da choque'. Cquote2.png
Polícia Rodoviária sobre tráfego.

O tráfego (do latim "trafeggare", que quer dizer "bagulhos se mechendo") é uma coisa muito comum em todas as sociedades humanas que pode ser definido como o movimento de muitas coisas, ordenado ou desordenado, indo em direções concisas, opostas, aleatórias ou cartesianas, não obrigatoriamente nesse sentido.

O tráfego de automóveis é um bom exemplo de tráfego. Em qualquer pequeno, médio ou grande centro urbano é possível observar carros para lá e para cá, indo em várias direções diferentes. No Brasil especificamente, foram criadas leis (que estão contidas no Código de Trânsito Brasileiro) para regulamentar os veículos e tentar reduzir a baderna no trânsito, mas como é o Brasil, o trânsito nos grandes centros urbanos continua caótico e a coisa parece não melhorar.

Erros ComunsEditar

Quando alguém vê ou presencia um engarrafamento (o que é muito estressante) diz: "O tráfego está parado!", está cometendo um enorme erro de português e merece uma bordoada na cabeça. Ninguém falaria isso se nossos colonizadores não fossem portugueses, mas mesmo sabendo que eles são os verdadeiros assassinos da língua portuguesa, nada podemos fazer. Quando se fala "O tráfego ertá parado!", um erro se localiza especificamente em dizer que o tráfego está parado, o que é uma verdadeira burrice, já que só existe tráfego se houver "bagulhos se mechendo", na raiz da expressão. Mas o verdadeiro e principal erro está é no governo nacional que não toma uma providência para resolver os problemas de congestionamento que afligem

O tráfico e/ou narcotráfico recebeu esse nome graças ao tráfego, pois o tráfico consta no "movimento de produtos traficados". No entanto está errado se referir ao tráfego comum como sendo tráfico, mas não está errado falar do tráfico como sendo tráfego, pois o tráfico envolve caminhões (que trazem a mercadoria da origem), carros (que fazem a distribuição dos narcóticos), motos (dos motoboys entregadores p/ telefonema) e até barcos, aviões ou helicópteros (quando necessários para atravessar a fronteira).