Abrir menu principal

Desciclopédia β

Treboniano Galo

Este artigo é relacionado à história.

Não entre na Cortina de Ferro!

Tempos-modernos01.jpg
Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg
Treboniano Galo passeando pelos bosques

Treboniano Galo (Caio Pinto Treboniano Galo) foi um imperador romano galináceo. Treboniano Galo foi um dos imperadores que menos tempo ficaram no poder. Ficou cerca de 2 anos no cargo de imperador, até ser assassinado e comida em um ensopado. Foi substituído por Emiliano, que é tão inútil que nem está na predefinição {{Imperadoresromanos}}. Seu substituto verdadeiro foi Valeriano, seu amigo.

HistóriaEditar

Treboniano Galo era filho bastardo de um homem da Gália que foi concebido em umas das milhares de invasões romanas neste local. Depois que os pebleus começaram a ocupar cargos importantes em Roma, inclusive de imperador, Treboniano achou que poderia deixar de ser um frango e foi encher o saco do senado. Como Décio não estava mais agradando, Treboniano Galo conseguiu chegar ao trono.

 
Busto de Treboniano

Treboniano Galo não conseguiu fazer muita coisa enquanto estava no poder. Seu maior feito foi ter criado a Missa do Galo na cidade de Roma, capital de seu império, homenageando sua própria pessoa. Nesta época Treboniano já estava cantando de galo e isso irritava os políticos romanos que não conseguiam dormir direito. Emiliano, um homem invejoso, foi uma dessas pessoas que não conseguiam dormir por causa dos cacarejos de Treboniano Galo. Isto causaria a morte de Treboniano Galo tempos mais tarde.

MorteEditar

Treboniano Galo foi morto em uma emboscada armada por Emiliano. Treboniano Galo e seu filho Volusiano Pinto foram ciscar um pouco no quintal do palácio e acabaram encurralados pelas próprias tropas romanas, a mando de Emiliano. Sem escapatória, Treboniano Galo resolveu dar uma de galinha e cedeu. Foi morto com um golpe de peixeira. Seu filho também morreu nessa cilada.

Treboniano Galo foi transformado em canja e servido ao novo imperador Emiliano. Valeriano tentou salvar Treboniano mas não chegou a tempo, mas conseguiu comer uma asa. Emiliano também não durou muito no cargo e foi logo substituído pelo Valeriano. Ninguém deu bola para a morte de Treboniano Galo já que ele foi um personagem terciário da história de Roma.

Ver tambémEditar

Precedido por
Décio
 
Imperador Romano

251 - 253
Sucedido por
Valeriano


Imperadores Romanos

Júlio-Claudianos
Otávio AugustoTibérioCalígulaCláudioNero

Guerra Civil e Flávios
GalbaÓtonVitélioVespasianoTitoDomiciano

Antoninos
NervaTrajanoAdrianoAntonino PioMarco AurélioCômodo

Severos
PertinaxDídio JulianoSétimo SeveroCaracalaMacrinoHeliogábaloAlexandre Severo

Zorra Total ou Quem der mais leva
Maximino TrácioGordianos (I, II e III)Filipe ÁrabeDécioTreboniano GaloValerianoGalienoCláudio II GóticoAurelianoProboCaroCarino

Tetrarquia e Constaninianos ou Agora somos cristãos, Amém!
DioclecianoConstantino MagnoConstantino IIConstanteMagnêncioConstâncio IIJuliano ApóstataJoviano

Valentinianos e Teodosianos ou Corra que os bárbaros vêm ai
Valentiniano IValenteValentiniano IITeodósio MagnoHonórioConstantino IIIValentiniano IIIPetrônio MáximoÁvitoMajorianoLíbio SeveroAntêmioOlíbrioGlicérioJúlio NeposRômulo Augustulo