Abrir menu principal

Desciclopédia β

Treze de Maio

Gnome-searchtool blue.png Treze de Maio é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Na União Soviética, a cidadezinha não conhece VOCÊ!!

Sciences de la terre.svg.png


Treze de Maio é uma cidade do oeste uma cidade do Sul de Santa Catarina com uma estátua com um cara na frente da igreja com "a barraca armada" que é micro região de Tubarão (Santa Catarina). Mas é o que menos eles se importam, pois a cidade tem ironia... TEM O NOME DE TREZE DE MAIO MAS NÃO SE EMANCIPOU EM 13 DE MAIO! Treze de Maio, para os ignorantes de plantão, que só sabem falar de futebol e novela, é a data da proclamação da aboliçao da escravatura no Brasil (13/05/1988), muito embora continuamos a tratar os "escravos" (entre aspas) como "escravos" (também entre aspas), se é que você me entende...

Índice

História

 
Alguns habitantes de Treza de Maio.

Essa cidade tem uma história bem diferente das cidades do interior, é uma cidade relativamente maior que as do interior, do oeste catarinense... Mas ela tem quase a mesma história de TODAS as cidades de santa catarina... ... ...

...A não ser por um fato.

Depois da lei áurea, vários ex-escravos foram para essa localidade, para ver que eu nem sequer procurei sua localização para não perder tempo pois eu estou muito "incentivado" a fazer a história dessa interessante cidade e passar para ela ser homenageada.

Bem, acontece que depois que eles começaram uma vila chamada de "Quatro" (redundância? Duplo sentido? Não ria, é Racismo!) mas não se adaptaram e acabaram parando no oeste catarinense, muito conhecido pela sua má fama.

Então prosseguiu aquela história de imigrantes italianos que foram para a região e criaram a cidade que conhecemos hoje e que mais tarde se transformou em um distrito de tubarão e blá, blá, blá, blá, blá...

Vamos sair desse papo chato, por favor!

Destaque

A cidade de Treze de Maio tem um grande atrativo, uma estátua de um homem, ex-escravo, olhando para o sol vendo a liberdade e a saboreando. Muito tocante, não estou caçoando de nada, essa estátua é muito boa... MAS tem um grande, e muito grande mesmo, reparação nessa estátua, e ela está entre as pernas... Sim na calça dele, quem vai olhar a primeira coisa que vê é a principal característica dos Negões, sim é o...

Então eu me pergunto, se a cidade foi uma das primeiras a proibirem o uso das "Pulseirinhas" porque então ficam incentivando? Ah! Esquece eu acho que é por isso que mais de 50% da população vive sendo uma "Profissional do equinócio ao quadrado" e atender "em casa".

Ou doutora-massagista-terapêutica. Tanto faz!


A Igreja medieval

Como muitas das cidades interioranas da América Latina, o órgão máximo de regulação da moral e dos bons costumes (políticos e apolíticos) continua sendo a Igreja medieval. A última execução perpetrada pela Santa Inquisição na cidade remonta a 2003, mas ainda é possível visualizar uma castelo que remonta ao estilo medieval na parte mais interior da cidade. No feudo, digo, no município, a Igreja é localizada no ponto mais alto da parte central da cidade, de forma a poder vigiar os atos dos cidadãos da cidade, evitando que sejam cometidas heresias. Até meados dos anos 90 era comum a cada ano uma cidadão ser obrigado a carregar uma cruz de madeira até o monte chamado amigavelmente de "Calvário" (ou Morro da Gruta para os mais íntimos) enquanto era bulinado pelos descendentes dos romanos na região (italianos e bárbaros diversos). Após a interdição da ANVISA, as crucificações foram proibidas, passando-se a adotar a procissão com selo verde, com morte sem derramamenro de sangue. Infelizmente, as tradições liberais ateias impossiblitaram o incremento do turismo religioso na cidade.

Como chegar

Bem, você vai para Tubarão, chega lá, eu não tenho certeza absoluta se tubarão tem uma praia em tubarão, vai ver que sim porque só assim para ter isso no nome, pega a praia e vai descendo ali no litoral, vai achar uma estradinha, uma parte era do SC mas eles perceberam que ninguém passava por lá e fecharam o trecho, então aquilo é uma descida para o litoral.

Vai vendo o mar e então você quebra o carro no meio da floresta, vão te assaltar e você vai ter que ir a pé... Meus parabéns, você chegou na Penha, lar do beto carreiro wordl E SÓ ISSO! Você não notou que os ladrões que tinham te tapeado eram alguns moradores de Treze de Maio?

É bem de se esperar...