Abrir menu principal

Desciclopédia β

Uivo

Uivo
Wolf howling.jpg
Classificação científica
Origem: Gargantas líricas caninas.
Utilidade: Por medo em gente.
Desvantagem: Nenhuma.
Onomatopéia
Ah, você sabe.

Cquote1.png Você quis dizer: Ui, vô! Cquote2.png
Google sobre Uivo

Uivo é um som que os lobos fazem e com ele ensinaram aos humanos como cantar ópera. Não só os lobos uivam, outros canídeos o fazem, mas apenas os lobos e coiotes o fazem com categoria. Diferente do latido e do ganido, o uivo não é irritante, é melodioso, mas algumas pessoas o acham sinistro.

Índice

Lobisomens e homensEditar

 
Os lobisomens entram no cio e ficam dados ao romantismo durante a Lua cheia.

Não se sabe com todos os pormenores, como aquele som sai do aparelho fonador dos lobos(dos lobos principalmente, lembrando), alguns humanso tentam imitá-lo mas não sai tão parecido mesmo com os melhores imitadores, assim mesmo os estudos já apontam que faz bem à garganta dos canídeos ao invéz de gastá-la em demasia como se pensava. Assim mesmo a garganta desses animais não é muito grande nem profunda, ao contrário de quem gosta de fazer muito boquete. Os lobos nem precisam de gargarejo, pastilhas, sprays, nada disso, eles tem essa habilidade naturalmente.

O uivo faz parte da comunicação dos lobos porque eles a usam para vários fins. Os humanos costumavam achar que ele uivava para a Lua, mas quem faz isso é apenas meio lobo, ou seja lobisomem, outro bom uivador, mas não tão bom quanto os lobos. Os lobisomens sim, uivam pra Lua, mais precisamente para a Lua cheia que é sua preferida, porque essa aproximação faz os lobisomens entrarem no cio, como não conseguem se acasalar com quem quer que seja porque todos têm medo deles, ficam uivando pra Lua para aliviar o fogo no rabo. Eles até poderiam se acasalar entre si, mas não confiam uns nos outros. Os lobisomens também uivam quando fazem alguma cagada quando estão transformados em homem, depois fazem questão de lembrar de sua identidade canídea e ao se transformarem vão uivar pra desabafar... Não deixa de ser melhor do que se afogar em cachaça.

Cachorros e gatosEditar

 
Quem uivar mais alto cede o c*... E como uivaram alto.

Os cães uivam também para se comunicar, mas como por causa da proximidade com os donos e pela sua própria inferioridade, essa sutil comunicação ocorre pouco. Eles não uivam quando no cio, pois simplesmente vão atrás do com que se acasalar, seja o que for. Os vira-latas uivando se comunicam um pouco melhor, mas para decifrar o que querem dizer, você tem que entrar em um estado de consciência parecido com o que está quando para acordar, ou seja, entre sono e vigília, mas não pense que ao usar substâncias daquelas você vai sair conversando com o Floquinho não, seu noiado, não é bem assim.

 
Gatos uivam, mesmo sendo felinos, mas não sai bem porque uivam pra qualquer coisa.

Dizem as vovós que os cães uivam quando o dono está para morrer, mas não vá ficando alegrinho ao ouvir o cachorro daqiuele vizinho mala uivando. Isso é só superstição, por isso quando ouvir uma vó falando Essa cachórrrrra está uivando, coitada da fulano. - nem de ouvidos, é bobagem... Mas ainda bem que os cachorros uivam pouco. Cachorro uivando também é bom sinal, porque quando uiva ele está com saúde, nenhum cachorro dente, sarnento sai uivando por aí. Eles não uivam se acasalando, quem faz isso são os gatos, mas daí sim aquele uivo, que na verdade não acredito que se classifique como uivo, daí sim, é sinistro, mas os gatos estão apenas alegres por darem uma bem dada, em geral o uivo mais esganiçado e descontínuo é o da coitada gata, mas mesmo assim ela gosta. resumindo: Ao se acasalar, cachorro não uiva. Então porque o cahorro uiva? Apenas por seu parentesco com os lobos? Não, deve ser quando ele esquece que é só um cachorro e tem uns donos ridículos, então ele se sente especial e uiva, deve ser isso.

Hienas e fenecosEditar

 
Hienas uivam... O som sai parecido com o aspecto.

Nem sei dizer se as hienas uivam, elas sequer latem essas fuleiras, apenas emitem aqueles pseudo-latidos que alguns acham parecidos com risadas. As hienas até tentam uivar, mas não devem conseguir, emitindo apenas ao invés do uivo, uma risada mais prolongada. Apesar de também serem parentes dos lobos, elas se saem bem piores nisso do que os cachorros. Elas não devem fazer mesmo questão, até porque se fizerem um barulho mais alto e ainda por cima melodioso, elas acabam indo pra boca dos leões, que acha que elas podem estar querendo ter o displante de querer marcar território com ou uivos. E da boca do sleões, novamente, eles também não uivam, mas devem soltar aquele miadaço ao se acasalar, assim como os gatos, mas com o som mais forte e rouco que o deles, ou seja, deve se parecer menso ainda com um uivo.

Os fenecos só uivam em ocasiões especiais, por exemplo quando acharam um território bom para cagar eles uivam em comemoração, mas é rarríssimo uivarem. Quando acham o quintal de algum humano, todo limpinho e bem cuidado (o quintal, não o humano), eles chegam por lá, ficam super felizes, dão aquela cagada e se ninguém vêlo, ele volta para o seu território e uiva em comemoração, daí os demais fenecos já entenderame começão a soltar pum e também uivar, mas tomam cuidado para o peido não largar o cocô junto, pois agora sabem que a parte deles estará limpinha porque já acharam um quintal de um humano, local perfeito para deixar suas fezes. O dono nunca descobre pois eles sabem muito bem as horas propícias para ir defecar, as pessoas só veem aquele presentinho em seus quintais, soltam um palavrão e limpam para os fenecos cagarem novamente.

Raposas e chacaisEditar

 
Raposas uivam pouco, pois estão sempre tendo indigestão devido às pragas de quem não quer ceder uma galinhazinha.

Os chacais uivam, claro que não não bem mais uivam. Seus uivos são um sinal bem ruim, pois como se sabe, os chacais são caninos do pior tipo que amam devorar filhotes de outros pobres bichos, em geral leõezinhos marinhos, que se a mamãe bobear, depois fica uivando de tristeza, mas daí já era. Leões marinhos não uivam claro, só o prolongamento do grito da mamãe é que se estende como um uivado, mas elas tem o aparelho fobnador parecido com o das focas, outras com filhotes em perigo. Os chacais uivam depois de acabar com uma ninhada inteira, é um uivo bem sem vergonha e sem graça, mas para eles é comemoração.

Raposas não são muito de uivar, mas também o fazem, porém não em comemoração por acabar com ninhada nenhuma, elas até podem uivar quando pegam um frango, mas não andam abocanhando pintos. Galináceos são feitos para serem comidos mesmo, você consegue ver outra utilidade? As raposas assaltam galinheiros, mas não pegam muita coisa. Mas elas não uivampor achar comida, talvez no acasalamento elas uivem, diferente dos cachorros, que não o fazem ao se acasalar, mas elas uivam pouco porque não querem chamar muita atenção de onde estejam, já que podem acabar por virar casaco de macaquinho com polegar opositor.

Lobos e coiotesEditar

 
Lobo ao ser impedido de uivar.

Agora sim, os reis do uivo. Os coiotes uivam menos porque sempre que o fazem, espantam sua comida, de modo que deixam para uivar depois disso, apenas para fazer bem à sua garganta, já que do monte de penas que eles engolem pode ficar uma parte presa, o uivo também ajuda nisso, mas eles fazem, assim como os lobos, também de forma poética, é a cantoria deles, mas nem um nem outro uiva pra Lua, apesar de também ser uma manifestação lúdica desses bichos, não é por isso que eles também sejam bichas, nada disso, essa manifestação artística não é afetada e pode também atrair fêmeas que gostam de um uivado sonoro e prolongado que significa vigor.

 
Coiote uiva apenas para comemorar, em geral uma vez.

Os lobos não uivam em qualquer uma das fases da Lua, e não uivam pra ela, mas apenas uivam fazendo um movimento que termina com o focinho para o alto, isso é para que as ondas sonoras tenahm bom alcance. Eles o fazem por muitos e bons motivos, por isso são os que mais fazem e melhor. Fazem com mais gosto também e porque comem as lobas antes e depois de uivarem, uivam para marcar território, uivam quando estão tristes, em crise emo e também quando estão alegres, mesmo sem beber cachaça, mas se beberem por acidente, saem canbaleando alegremente, mas ainda vão uivar bem, apesar do mau hálito. O uivo é bem afinado, melodioso e contínuo e, isso despertouu inveja nos humanos, que então criaram a ópera para tentar chegar perto do uivo dos lobos. Os humanos menos dedicados inventaram o vibrato da música sertaneja, mas daí eles queriam mais é imitar as hienas... Pelo menos o vibrato sertanejo não chega a perder para o som das hienas.

Ouvir tambémEditar


v d e h
Formas animalescas de comunicação que não são funk
Arroto - Assobio - Balido - Bocejo - Cacarejo - Canto - Coaxar - Crocito - Ganido - Gargalhada - Gemido - Gritinho - Grito - Grunhido - Ladainha - Latido - Miado - Mugido - Piu - Relincho - Rugido - Uivo - Voz - Zumbido - Zurrado