Abrir menu principal

Desciclopédia β

Stab free

(Redirecionado de Undercover)

Frequentemente as informações são usadas para provocar ou insultar alguém. Isso costuma ocorrer em listas de discussão, onde comentários são usados para provocar e/ou insultar, como "facadas" virtuais. Para ajudar a munir os guerreiros (também conhecidos como interlocutores) com armas mais eficientes, foram criadas algumas expressões, como por exemplo "stab-free".

Índice

Stab-Free (eu sou bonzinho, não quero atacar você)Editar

 
Esse é o selo do "stab-free"

Uma informação marcada como "stab-free" claramente não visa ofender, mas não impede que outra pessoa use a mesma informação com o objetivo contrário. Algumas pessoas podem não gostar ou não aprovar a informação, mas saberão que ela não se trata de uma "stab".

Stab-Full (toma isso maldito)Editar

 
Esse é o selo do "stab-full"

O contrário de "stab-free" é "stab-full", usada para indicar intenção de "esfaquear" alguém. Os selos são usados para marcar a informação da forma mais adequada. Os selos "stab-free" e "stab-full" são normalmente usados pelo provedor da informação, sendo também possível que terceiros o façam, para identificar um comportamento ou informação que por algum motivo não tenha sido marcado.

Undercover (agindo na surdina)Editar

 
Esse é o selo do "undercover"

Muito espertos (entenda pilantras) que são os interlocutores das discussões, não demorou para que surgisse uma forma dissimulada de aplicar a boa e velha facadinha sem que pra isso fosse necessário se expor. Esse comportamento é chamado de "undercover". A alma sebosa marca sua mensagem como "stab-free", mas na verdade o que ele está fazendo não passa de uma manobra para atacar alguém, tentando ficar livre de represálias. Para cuidar desses "ninjas", foi criado o selo "undercover". Esse selo é normalmente usado por terceiros, para desmascarar um sujeito que tenha sutilmente dado uma apunhalada. Aqueles com um senso de humor mais refinado podem selar suas próprias mensagens como "undercover", mostrando uma forte tendência ao comportamento cínico.

Identificar uma facada "undercover" requer um olhar atento. Tome cuidado para não falar asneira e acabar tornando-se alvo de outras facadas.

Muito lindo tudo isso, mas como eu uso essas porcarias?Editar

Veja a seguir alguns exemplos de como usar os selos. Vou ilustrar o uso dos selos com pequenas conversas e para isso, convidei nossos amigos Astrogildo, Pafuncio e Febronio.

Exemplo 1 (stab-free)Editar

  1. Astrogildo comenta: Opa, comprei o mais novo equipamento da Apple, o iPad (também conhecido como iPod de Itu)!!
  2. Pafuncio responde: Eu soube que a Apple tornou-se a empresa de tecnologia mais insegura do mundo - "stab-free".

O colega Pafuncio está apenas alertando o amigo sobre um possível perigo. O "stab-free" nesse caso serve apenas para garantir que o amigo paranóico Astrogildo, não vai considerar o comentário de Pafuncio como ofensivo. O nosso amigo Astrogildo verá o selo "stab-free" e possivelmente o interpretará da seguinte: "Legal, ele não está tentando me atacar, ele é apenas invejoso!".

Exemplo 2 (stab-full)Editar

  1. Astrogildo comenta: Nossa.. criei um novo artigo na Desciclopédia, vocês vão morrer de rir!
  2. Febronio responde: Sim claro, sinal de que você está trabalhando muito esses dias - "stab-full".

Se o selo não fosse posto por Febronio, provavelmente alguém o faria. Claramente foi aplicada uma "facada" no nosso amigo Astrogildo. O selo "stab-full" foi praticamente um pleonasmo nessa situação. Vou começar a questionar a amizade dos dois.

Exemplo 3 (undercover)Editar

  1. Pafuncio comenta: Cara, eu tô jogando Halo no meu Xbox direto.. muito bom o jogo!
  2. Febronio responde: Eu vi uma matéria falando que os jogadores usando console não são tão bons quanto jogadores usando o PC. Os jogadores de console tomaram uma lavada no confronto.
  3. Astrogildo sela o comentário de Febronio com um "undercover" e comenta: Opa, essa foi bem sutil!

Astrogildo estava certo? Febronio realmente estava tentando aplicar uma "undercover"?

Só por esse cenário fica difícil dizer, mas Astrogildo não poderia perder a chance de criar problemas para Febronio, ele ainda está sentido por conta do comentário "stab-full" feito por Febronio.

ConclusãoEditar

  • Tome cuidado para não aplicar facadinhas inadivertidamente;
  • afie suas facas para usá-las na hora certa;
  • mantenha os olhos bem abertos para identificar os espertinhos;
  • e seja sorrateiro para não ser pego.

Essas expressões foram criadas em um ambiente corporativo, onde as "stabs" são trocadas constantemente por e-mail. Use esses selos com sabedoria.