Abrir menu principal

Desciclopédia β

Uno (jogo)

NewBouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Uno (jogo de cartas).

Cquote1.png Eu gOxxXtuH!! Cquote2.png
Restart sobre uno
Cquote1.png Eu invoco o +4!!!! E agora equipo com um +2 verde Cquote2.png
Yugi jogando uno
Cquote1.png Na União Soviética, o número 1 bate em VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre uno
Cquote1.png Não disse uno? Pega sete! Cquote2.png
Jogador de uno quando o outro esquece de dizer "uno"
Cquote1.png Minha mão tá doendo... Cquote2.png
Jogador de uno quando colocam o número 1.
Cquote1.png ......... Cquote2.png
Jogador de uno quando colocam o 7 Vermelho

Uno é um jogo feito especialmente para retardatários que não tem capacidade mental de jogar jogos de adultos como Poquer, Truco ou mesmo Banco Imobiliário.

CriaçãoEditar

 
Um típico jogador.

Se trata de uma derivação do Crazy Eights or Shedding family of card games, que não passa de babacas descartando cartas numa mesa.

O Uno foi criado em 1971 por Merle Robbins depois de plagiar um jogo tipicamente mineiro, o "Mau-mau" (chamado de "Oito Malucos" também). Ele inventou o Uno para solucionar uma discussão com o filho sobre o jogo Crazy Eight. Na verdade ele só era um barbeiro viadinho que odiava perder pro filho num jogo de adulto e resolveu criar um jogo que a sua capacidade mental comportasse. Hoje em dia o jogo pertence à Mattel.

O JogoEditar

Um jogo cujo o slogan é The Colored Card Game ("O Jogo da Carta Colorida") não deve ser de forma alguma um bom jogo. Além de obter regras absurdas como:

  • Descer um 6 não fala durante a rodada até cubri-lo com outra carta... caso fale é preciso levar palmadinhas no bumbum até ficar vermelho.
  • Descer o 0 troca as cartas de todos os jogadores, sendo assim se alguem jogar um 0 e você tiver uma carta, pode chingá-lo.
  • Descer o 9 todo mundo faz um montinho.
  • Descartar um 5 todos tem que ficar sem respirar por 1 rodada, do contrário precisará comprar 2 cartas.
  • Descer o 8 paga um boquete para todos.
  • Descer o +2 da o cu 2 vezes

CartasEditar

 
O Ás pula o próximo jogador (ops! Imagem no artigo errado).

O baralho do jogo de cartas Uno tem exatamente 108 cartas, sendo:

  • 19 cartas azuis - de 0 a 9;
  • 19 cartas verdes - de 0 a 9;
  • 19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
  • 19 cartas amarelas - de 0 a 9;
  • 8 cartas "Comprar duas cartas" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 8 cartas "pular" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 8 cartas "Inverter" - duas de cada cor em vermelho, amarelo, azul e verde;
  • 4 cartas "Coringa";
  • 4 cartas "Coringa, compra quatro cartas".

  Qual o problema dessas pessoas? Que não conseguem entender um baralho comum, não sabe o que é valete, dama, ás, copas, paus, espada??  
Jogador de Oito Malucos sobre Uno

Até uma criança de 5 anos pode diferenciar as cartas chamando-as por nomes mais simples como "arvorezinha" ou "coraçãozinho". E quanto às cartas que indicam que você deve pular ou inverter, não conseguem decorar o que cada carta faz? É difícil para o seu cérebro lembrar do que cada carta faz? Ou será que o jogo é tão idiota que não tem regras suficientes para o número de cartas, por isso precisou ser adaptado porque a criatividade do autor do jogo era mínima.

Então se você é estúpido o bastante pra jogar esse jogo, Boa Sorte. Já existem cursos na Apae de "Como jogar Uno sem babar nas cartas". Aproveite.