Abrir menu principal

Desciclopédia β

Valentiniano III

Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg
Essa moeda definitivamente não valia mais porra nenhuma.

Cquote1.png Você quis dizer: o último dos valentões Cquote2.png
Google sobre Valentiniano III

Antes de tudo, agradeçam a ele pelo estado do vaticano ser o mais rico do mundo, ele deu poderes extraterrestres à igreja.

Flávio Plácido Valentiano foi o terceiro dos Valentianos, embora eles estejam tudo fora de ordem, é a maior putaria isso. Enfim, ele foi um simples inútil que quase foi invadido de novo por bárbaros.

HistóriaEditar

Valentiano nasceu sei lá quando e bem, não sei muito da vida dele. Só sei que seu primo Teodósio II, imperador do Império Bizantino, foi quem deu a ele a chance de governar Roma, apesar que, sinceramente, ninguém mais queria governar aquela bagaça. Depois do saque de Roma, essa cidade virou um tremendo monte de bosta.

ImperadorEditar

Valentiniano ganhou o trono de presente de aniversário do primo Teodósio II. Ascendeu ao trono imperial em 23 de Outubro de 425, quando tinha apenas seis anos (tá vendo como a coisa tá feia? Daqui a pouco vai ser um recém-nascido). Inicialmente, sua mãe, Bebe Gala Placídia, exerceu as funções de regente, mas a partir de 433 o poder passou para as mãos do comandante-em-chefe Aécio Neves (sim, ele mesmo!).

Invasões dos bárbarosEditar

 
Aécio Neves se preparando pra tentar apagar o fogo causado pro Valentiano III

Apesar do Império Romano do Oriente tentar quebrar o galho do Valentiniano, ele foi obrigado a permitir aos Vândalos que se estabelecessem na África, em 442. Em 449, sua irmã Honória entregou de bandeija pra Átila e os seus Hunos o império ocidental. Ainda que Aécio, verdadeiro dirigente imperial, tenha conseguido uma importante vitória nas imediações de Troyes, na Gália, foi tudo por água abaixo e em 452 os invasores puderam ir comer bife à milanesa.

Aécio foi morto com 5 pães de queijo da marca Daltony envenenados, a mando de Valentiano III, que logo a seguir acabou sendo mais um dos mais de oito mil imperadores assassinados.


Precedido por
Constantino III
 
Imperador Romano

423455
Sucedido por
Petrônio Máximo


Imperadores Romanos

Júlio-Claudianos
Otávio AugustoTibérioCalígulaCláudioNero

Guerra Civil e Flávios
GalbaÓtonVitélioVespasianoTitoDomiciano

Antoninos
NervaTrajanoAdrianoAntonino PioMarco AurélioCômodo

Severos
PertinaxDídio JulianoSétimo SeveroCaracalaMacrinoHeliogábaloAlexandre Severo

Zorra Total ou Quem der mais leva
Maximino TrácioGordianos (I, II e III)Filipe ÁrabeDécioTreboniano GaloValerianoGalienoCláudio II GóticoAurelianoProboCaroCarino

Tetrarquia e Constaninianos ou Agora somos cristãos, Amém!
DioclecianoConstantino MagnoConstantino IIConstanteMagnêncioConstâncio IIJuliano ApóstataJoviano

Valentinianos e Teodosianos ou Corra que os bárbaros vêm ai
Valentiniano IValenteValentiniano IITeodósio MagnoHonórioConstantino IIIValentiniano IIIPetrônio MáximoÁvitoMajorianoLíbio SeveroAntêmioOlíbrioGlicérioJúlio NeposRômulo Augustulo