Abrir menu principal

Desciclopédia β

Vanádio
Pole-dance-vanadio.jpg
Não sabia que estes postes são feitos de vanádio? Deveria valorizar mais esse elemento.
Símbolo, número V, 23
Série metal que é metal
Principal isótopo 51V
Propriedades atômicas
Massa atômica 50,9415(1)u
Dureza 7/10
Nível de radioatividade Nula
Nível de toxicidade Inerte
Propriedades físicas
Comestível? É um dos componentes do Sucrilhos, então...
Inalável? Não
Posso passar na pele? Sim
Onde encontrar No poste do pole dance
ponto de fudição 1909,85ºC
ponto de rebuliço 3406,85ºC
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Não



Vanádio é um elemento químico e metal de transição, irmão pobre dos mais conhecidos e badalados ferro, cálcio, titânio, platina e cobre. Ninguém lembra ou conhece o Vanádio coitado, e ele dá duro na vida, é abundante na Terra, forma ligas metálicas, mas mesmo assim todos só querem saber de outros elementos...

Apesar do vanádio ser mais abundante que o cobre, titânio, ouro e todos esses, é inútil, sem contar que o seu mais comum íon V3+ é semelhante ao íon Fe3+, e o ferro constantemente rouba a festa do vanádio se acoplando nos outros antes dos íons de vanádio, que fica esquecido nas surubas.

Índice

CaracterísticasEditar

O vanádio é um metal mole, dúctil, cinza, desconhecido, ninguém sabe exatamente a sua função por falta de estudos mesmo, eletromagnético, inútil e de baixa auto-estima.

É considerado pelos mafagafos como tóxico, especialmente por fazer parte da composição dos Pringles. O pó de vanádio não deve ser inalado a não ser que você queira cometer assassinato de alvéolos pulmonares.

Papel biológicoEditar

De acordo com os conhecimentos proporcionados pelos livros de Tai chi chuan, um filósofo chinês especialista em acupuntura e outras macumbas, o vanádio é responsável por potencializar a atividade da insulina no corpo humano, e por isso Pringles, ricos em vanádio, devem ser ingeridos moderadamente. O mesmo pode se dizer da água Sferriê alcalina com pH 10 e 0,34mg/l de vanádio, que deve ser diluída em água de fiji para o consumo mais saudável e seguro.

HistóriaEditar

O vanádio, de acordo com a lenda, foi inventado pela deusa nórdica Vanadis, e assim como os deuses nórdicos exceto Thor e Odin, ninguém sabe nada sobre esse tal vanádio.

Foi descoberto pelos humanos apenas em 1801 pelo cientista, químico e filósofo mexicano Ramón Valdés, quando analisando o seu empório de chapéus, sapatos e roupas usadas encontrou um componente de chumbo cromado, apelidado posteriormente de "corpo do benito", ao qual atribuiu a sua composição o vanádio.

Desde então o vanádio sempre esteve por aí nos aços, mas ninguém sabe o quanto e nem sabe que tem vanádio ali.

AplicaçõesEditar

O vanádio junto com seus irmãos ricos e populares ferro e titânio, é responsável por formar várias ligas metálicas de aços inoxidáveis. Sempre que você escuta falar de liga metálica de ferro ou titânio, com quem que você acha que esses elementos estão misturados? É com o coitado do vanádio é claro.