Abrir menu principal

Desciclopédia β

Vaporwave

Chapado.jpg Vaporwave dá um tapa na pantera!

Por isso ninguém entende o que ele(a) diz!

Clique aqui se você quiser dar um tapa também.

Images2332.jpg

Este artigo é sobre mais um daqueles trecos que viraram modinhas na internet.
E as pessoas nem sabem porque usam isso.

Cquote1.png Você quis dizer: Onda vaporística da merda de cavalo Cquote2.png
Google sobre a tradução do nome desse estranho ritmo musical

VAPORWAVE っ鬱ホ é um estilo musical que surgiu no inicio desse século (dependendo do século onde você estiver, é claro), mas só foi "redescoberto" pelos vagabundos que não tem o que fazer no ano de mil novecentos e 2010 no Tumblr, que logo depois foi aumentando e aumentando cada vez mais sua popularidade até chegar nas TVs de todo mundo (vise lembrar que esse aumentar é como se fosse saltar de 0% de popularidade para 0,1% de popularidade). Hoje em dia esse estilo musical tem várias vertentes e malucos belezas para assisti-las.

Índice

OrigensEditar

 
a e s t h e t i c s

Assim como qualquer coisa bizarra da internet, o estilo também surgiu no 4chan bem como outros sites mais prestigiados, como o Bandcamp (lugar onde ninguém compra) e começou com alguns desempregados fazendo algumas mixagens porque não tinha nada demais pra fazer. Porém foi no Tumblr que o movimento ganhou forças, agora porque no Tumblr? O que o Tumblr tem haver com musicas?? Mas o que muita gente não sabe é que (na verdade muita gente não sabe nem que essa porra existe...) esse gênero musical já existia desde o começo do começo do século XXI, mas tava todo mundo cagando para sua existência.

CaracterísticasEditar

 
Lisérgico...

Os artistas do estilo tem como característica a latinalização de outras músicas famosas, transformando-as em meros samples para as "adaptações" criativas de seus DJs (leia-se Screwed & Chopped). Por fim, acrescentam uma outra musica, trilha de comercial, jingle ou vinheta da época e pimba! esta pronto a musica do estilo. Algumas vertentes desse gênero musical apostam muito no jazz e até mesmo no fossa bossa-nova, como é no caso de seu sub-gênero Mall Soft, só uma dica: não tente entender os nomes dos gêneros ou sub-gêneros, aí sim você fica doidão. Porém algumas são tão exageradas que dá pra dormir ouvindo-as, e quem disse que precisa usar drogas e calmantes para "entrar no tranco"? Contudo, lá nos seus princípios era mais comum o remix de musicas pop e smooth jazz (sei lá que porra é essa...)

 
Capa de um álbum desse estilo medonho

Normalmente, as musicas desse estilo tem como "clipe", imagens ou videos de programas e comerciais da época, muitas predominantemente globais, o que nos leva a crer que os maiores "artistas" desse estilo são BRs. Mas na realidade eles são pessoas anônimas que detestam o consumismo e por isso fazem críticas a ele em seus clipes e musicas. Por isso que existe tanto a existência das logos do Windows e da Microsoft, porque eles detestam o consumismo e quer que ele queime no inferno.

Além disso vaporwave investe bastante nas cores rosa, azul e verde, mas é aquele verde mais azulado. Talvez porque essas cores misturadas deem mais efeito na hora de usar drogas...

Sub-gênerosEditar

  • Future Funk: é algo um tanto quanto mais animado, seria uma mistura de speedball com LSD e maconha, ou seja, é como você estivesse dentro de um elevador dos anos 80, com muita luz na sua cara, porém com ar de Jamaica da maconha, entendeu, não? Nem eu...
  • Mallsoft: é algo ainda mais parado, mais musica de elevador, um toque bem sútil, como o apogeu do efeito da maconha, ou tenham sedado você, ai tudo começa ficar mais lento, inclusive a musica que investe muito nisso.
  • Vapor Trap: junta o trap, aquela batida que vai aumentando a frequência cada vez mais, até você ter um ataque cardíaco e falecer para o bem da humanidade, que é mais comum nas musicas eletrônicas. Então meio que seria basicamente a junção de vaporwave com eletrônica.

Ver tambémEditar