Abrir menu principal

Desciclopédia β

Zé Carijó

Zé Carijó é uma criatura que caiu no sítio da Dona Benta, mas não ao modo Flor das Alturas, ele sim, caiu de um caminhão de galinhas que, alguns dizem ser seus parentes. apenas por ter sido o amor da vida de Monteiro Lobato que, após levar um fora de Jeca Tatu, conseguiu achar algo parecido, assim ficou feliz e resolveu incluir ele entre os personagens do Sitio do Picachu Amarelo.

Jeca TatuEditar

 
Zé Carijó feliz com mais uma pescaria.

Não se sabe porque o Lobatinho não incluiu logo o Jeca Tatu, pode ser porque ele não quis misturar as histórias e, então colocou um clone do Tatu. Esse nome tatu não é porque ser parecido com tatu, pode ser com o Fuleko, mas ele é uma aberração e não um tatu. Zé carijó também não é carijó, pois ele não é multicolorido, as razões de Lobatinho sempre são abstratas. Tatu também não era por Jeca ter no nariz, ele sim, tinha uma tatuagem escrito eu amo Lobatinho na sua pança cheia de vermes.

 
Zé Carijó indeciso entre três lindas periguetes.

Seguindo essa linha, se Zé Carijó não é colorido, a razão deve ser algo como cacarejar, soltar penas, algo assim. Zé Carijó tem um jeito de que foi desmamado com cachaça e, mesmo quando está sóbrio(por sinal ele nem ingere bebida alcóolica), ele parece estar no auge da manguaça, não consegue nem falar, não poderia se dizer que é uma gagueira comum, assim mesmo com paciência, Dona Benta entende o que ele diz, até porque, apesar de tudo ele consegue ter ideias coerentes, ainda que com os olhos de noia, gaguejando e gesticulando de modo frenético, ainda assim, quando se entende a mensagem, pode-se aproveitar algo do conteúdo.

Gesticulando muitas vezes com uma só mão, pois ele em geral está com uma galinha, um porco, um rabicó... debaixo do braço que, alguns bichos que já se abrigaram embaixo da asa do Carijó garantem que é limpinho, apesar de não parecer. Ele anda sempre com o mesmo tipo de roupa: Camisa de quermesse, aquelas quadriculadinhas que Seu tio engraçadão adora vestir. Sempre e´stá de chapéu, isso é bom,pois em geral ele trampa debaixo do sol, não se sabe por sinal como ele consegue trabalhar e mesmo parar em pé, mas consegue.

Mais umEditar

Assim como outras figuras que dona Benta tem amizade, diferente dela, Zé Carijó é bem burro ingênuo e não sabe nem de onde nascem filhotes, mesmo muitas vezes tendo visto bichos dar cria, mas sabe-se lá o que ele pensou na hora, assim não tem família(quem disse que isso é um problema?), e também não se sabe dele ter pego mulher. Na verdade ele acha que mulher serve apenas para fazer comida, coisa que ele também não sabe fazer: Ele nunca deu uma comida pra ninguém, pode ser que tenha algo atrofiado, não só na cabeça, que afeta sua comunicação e todo estante, mas também tem a cabeça de baixo atrofiada. Nem por isso ele deixa de ser feliz, porra, você nunca ouviu falar em bobo alegre?