Abrir menu principal

Desciclopédia β

Zé Carioca Da Rede é um Cavaleiro do Brasil
Acompanhe a saga dos nossos poderosos heróis rumo à conquista do hexa!
Cavaleiros do Brasil.jpg
Bandeira rj.jpg Coé, merhmão, eshte arhtchigo eh CARIOCA!

Não vandalize, senão a chapa vai ficarh quentche, cara. Agora deixa eu irh na praia pegarh um bronze nesse sol de 50 graush, comendo unsh bishcoitosh.

Pombopoo.jpg Zé Carioca é uma ave

Este artigo é sobre um bicho que voa, tem penas e asas (ou não).

Se vandalizar, um pombo fará um ninho branco na sua cabeça!

NewBouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Zé Carioca.

Zé Carioca é um papagaio vagabundo que vive na Vila Xurupita, no Rio de Janeiro e estrela sua própria revista Disney. Seus amigos são Nestor, Pedrão, Afonsinho e Rosinha.

Índice

PersonagensEditar

Zé CariocaEditar

 
Zé Carnavalesco

O maior malandro do Rio de Janeiro, foge sempre de um tal de Persi Stente, o maior cobrador do mundo, que já cobrou Sonic the Hedgehog e Mario Kempes. Voltando ao Zé, ele assiste treinos do Flamengo, Vasco, Sub-20 da Xurupita e o Corinthians. Sempre pede para seus vizinhos darem um café da manhã (isso quando acorda antes do meio-dia) por sua pobreza excessiva, como uma xícara de açúcar, uma xícara de café e pão. Vive sem trabalhar, assim como o Pica-Pau e o Homer Simpson (que trabalha, mas não trabalha direito).

RosinhaEditar

Rosinha é a namorada do Zé Carioca, onde é a personagem feminina de maior destaque. Está nas histórias em quadrinhos do Zé Carioca desde seu princípio, assim como Nestor.

Filha do ricaço Rocha Vaz, Rosinha é de personalidade forte e genorosa, reside na mansão do pai em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita (embora às vezes seja referido seu endereço como Vila Xurupita também). É namorada do Zé Carioca, que tem origem (e presente) humilde, o que faz com que todos de sua classe social reprovem seu namoro com o papagaio, em especial o seu pai. Embora defenda o seu namorado contra tudo e contra todos, no fundo também questiona o estilo de vida dele, e sonha com o dia em que ele arrumará emprego e a pedirá em casamento.

Nas histórias mais recentes tem uma "sobrinha" chamada Gabi (parecendo este ser um parentesco de tratamento, pois diversas vezes é mencionada como herdeira única da fortuna do pai).

NestorEditar

 
Zé Carioca lendo o script da historinha de hoje

Melhor amigo do Zé, é um urubu maluco que vive na rede e que nem telefone tem, por falta de pagamento à Telefônica. Sonhou em ser jogador profissional, porém agora é jogador de futebol amador. Tinha um Fusca cor-de-rosa, que foi roubado pelo Zé para pagar um liquidificador de 400 reais. Melhor assim, pois Nestor não sabia dirigi-lo e nem pagava para Zé dirigir. Na maioria das histórias, é feito de trouxa pelo próprio Zé, o que não difícil de fazer, já que Nestor é um completo imbecil.

PedrãoEditar

 
Zé Carioca argentino

Um Tim Maia mais obeso que Michael Phelps e mais negão que Michael Jackson! Tem um pomar de Jaca e é roubado quase todos os dias pelo e só come feijoada. Seu nome completo é Pedro Silva dos Santos (foda-se). É um dos personagens de maior destaque do Universo do Zé Carioco, sendo um dos poucos que não é ave (é um cachorro...(é mesmo? não diga?).

Pedrão é, dentre os melhores amigos do Zé Carioca, aquele que é vítima de seus golpes mais vezes (sempre cai fácil na lábia do papagaio), e também o que tem menos paciência com ele. Grandalhão, é comum vê-lo perseguindo o Zé para arrancar suas penas ao final das histórias. Tem temperamento explosivo, não é muito inteligente, porém Pedrão sempre demonstra bom coração e lealdade aos seus amigos, bem gay a sua atitude. Mas apesar dessa "frescura", Pedrão é muito mais forte e casca-grossa do que parece, visto que ele derruba qualquer porta ao seu caminho; já quebrou o cabeça de um rinoceronte com um soco,; levantou a casa do Zé com o muque; e dizem que ele já saiu no braço contra o próprio Chuck Norris!!!( ta bom que a carnificina briga mal durou 7 segundos, mas ainda sim é um esforço considerável, visto que ele tá vivo até hoje sem nenhum arranhão!!!!!!!).

Um dos grandes motivos para os freqüentes golpes do Zé Carioca contra ele, sempre ajudado pelo Nestor, é para poder ganhar dinheiro fácil para gastar tudo em Rosinha e Café (a Rosinha não é a única coisa preferida dele, né?).

Outra características marcantes do personagens são: é sócio da Unidos de Vila Xurupita e do Vila Xurupita Futebol Clube, ou grupo Corintias Futebol Clube; faz a melhor feijoada de todas, tanto que te faz cagar por 3 dias sem parar de tanto comer, além do peido fedido por tanto comer os feijóes.

Seu alter-ego em histórias esporádicas é o Capitão Porreta, capoeirista mascarado que conta com um ajudante (o Clodovil Afonsinho).

AfonsinhoEditar

Um intelectual que tem Windows Vista e tenta passar do Bill Gates. Sem sucesso na carreira do pagode, tentou fazer contatos com ET's que planejavam sexo, drogas e rock n' roll churrasco, pagode e futebol.

Rocha VazEditar

Ou Vavá, para os íntimos, é um velho gordo milionário que fez propagandas com donos de fábricas de pamonha e tem um sítio com lago particular, grama particular e até um iate particular. Rocha Vaz (Gaytolino da Rocha Vaz) é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca desde seu início nos quadrinhos.

Rocha Vaz é sogro do Zé Carioca, que desaprova inteiramente o namoro dele com sua filha e herdeira, Rosinha. Arma sempre para prejudicá-lo, na tentativa de separá-lo de sua filha por não se misturar com a gentalha.

Vive em uma mansão localizada em um bairro nobre vizinho à Vila Xurupita. Seu fiel mordomo, que também já criou aversão ao Zé, chama-se Alberto. Seu cachorro, treinado para atacar seu genro, chama-se Átila. Seu genro, não por menos, tem o sogro como alvo freqüente para descolar dinheiro através de seus golpes.

Mais tarde descobre-se que Rocha Vaz era o chefe da ANACOZECA, organização especializada em cobrar todas as dúvidas do Zé Carioca e do Seu Madruga.

Zé GaloEditar

Zé Galo é um vilão do universo do Zé Carioca, sendo o maior antagonista.

Invejoso e querendo roubar a namorada dele, Zé Galo faz de tudo para atrapalhar a vida do Zé Carioca e rivalizar com ele. Para tanto já criou até time de futebol e escola de samba próprios, bem como uma identidade de super-herói, para concorrer com o Morcego Verde e tirar vantagem com a Rosinha. E já caiu nas graças do pai dela, o missionário milionário Rocha Vaz, que o considera um bom partido para sua filha. Esta, embora apareça andando em sua companhia, na maioria das vezes despreza seu caráter.

Pela popularidade do Zé Carioca na Vila Xurupita, a maioria de seus amigos também não vão com a cara do Zé Galo. É o típico almofadinha clássico, metido e insuportável que se acha melhor que todos mas só se ferra no final (na vida real, porém, sabemos que as coisas são bem diferentes).

Zico e ZecaEditar

 
Zé Carioca e seus sobrinhos traidores

Zico e Zeca são os sobrinhos gêmeos do Zé Carioca. Foram criados quando, por volta de 1962, não havia mais material próprio para ser publicado na recém-criada revista do Zé Carioca. A solução encontrada foi adaptar histórias do Mickey e do Pato Donald. Dessa forma, os desenhistas da Abril substituíam os dois personagens pelo Zé Carioca, o que explica as inusitadas "parcerias" entre ele e Pateta, nas quais originalmente atuava o Mickey. Zico e Zeca surgiram para substituir Huguinho, Zezinho e Luizinho (ficava um espaço vazio entre eles, onde deveria estar o terceiro sobrinho).

Assim como a maioria dos sobrinhos do universo Disney, não se tem notícias de seus pais, nem porque foram morar com seus tios.

São levados. Seu tio gosta de pensar neles como o futuro da sua família ao qual deve passar seu legado; eles às vezes tentam resolver seus problemas como o tio, outras vezes buscam soluções diferentes (procurando até por outros referenciais como o Nestor). As vezes até atacam de super-heróis (como o Paladino Implacável, alter-ego do Zeca).

Morcego VerdeEditar

 
A felicidade do Morcego Verde de ver um crime em sua cara

O Morcego Verde, cujo alter-ego é o Zé Carioca é um super-herói nenhum um pouco heroico. Apesar de fazer o possível para manter sua identidade secreta, todos sabem que ele é o Zé. Foi inspirado no Chapolin Colorado e no Morcego Vermelho (Peninha), que ele também criou, e parodia o Batman.

Sem nenhum super-poder, e inspirado pelas histórias em quadrinhos do Chapolin Colorado, de quem é fã, o Zé Carioca sai fantasiado de Lanterna VerdeMorcego Verde (fantasia que também foi atualizada junto com o personagem) para combater o crime de Vila Xurupita. Sempre utiliza sua lábia para ludibriar os malfeitores, sempre acaba fugindo da briga. Inferniza a vida do Delegado Porcôni, chefe da delegacia de Vila Xurupita, a quem, para irritá-lo mais ainda, chama sempre de Comissário (referência ao Comissário Gordon das histórias do Batman). Tenta sempre ajudá-lo, com sucesso, mas métodos e ações que fazem o delegado sempre se arrepender.

InstituiçõesEditar

Vila Xurupita Futebol ClubeEditar

 
Xurupita e seu uniforme: Escolhido pelos bambis

O Vila Xurupita Futebol Clube é um time de futebol do Zé Carioca, onde jogam seus amigos, além dele próprio. Suas cores são rosa e branco (diz-se que teriam sido escolhidas estas cores para não combinar com o São Paulo Futebol Clube time nenhum do Brasil). Ainda existem rumores diversos sobre o time, como o que reza que os "causos" ocorridos com a equipe não seriam inventados, mas sim baseados nos acontecimentos do futebol amador onde roteiristas, desenhistas e todos aqueles envolvidos com o Zé jogavam bola.

RivalidadeEditar

Não existe um arqui-rival definido para a Vila. No entanto, sempre existe forte rivalidade quando o time da Vila enfrenta uma equipe gerida pelo rival do Zé Carioca, o Zé Galo (muitas vezes denominada Arranca Toco), uma vila vizinha (pois a Vila Xurupita é uma favela entre muitas outras) ou um time que conte com cobradores do Zé, onde sempre existe um esquema montado por eles para pegar o papagaio ao final do jogo e cobrar suas dívidas.

TítulosEditar

GRES Unidos de Vila XurupitaEditar

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Xurupita é a escola de samba presidida pelo Zé Carioca, tendo como integrantes seus amigos. Também é sediada na Vila Xurupita, e rivaliza com a dissidência Acadêmicos de Vila Xurupita.

Em algumas histórias aparece como sendo parte da elite do carnaval carioca, enquanto em outras como de grupos de acesso bem distantes (chegando à 33ª divisão em uma). Suas cores não são bem definidas, mas tem-se como base o rosa, amarelo e branco, cores do Vila Xurupita Futebol Clube. Rival também da Gaviões da Fiel.

ANACOZECAEditar

 
Como conseguir uma fazenda em Goiás sem se esforçar muito

ANACOZECA (Associação NAcional dos CObradores do CArioca) é um grupo de cobradores do universo do Zé Carioca. Em uma história apareceu também uma versão internacional.

Sua maior, árdua, única e impossível missão é cobrar o Zé Carioca. Para tanto, vive perseguindo-o, tentando subornar seus amigos, mas a verdade é que nunca recebeu um centavo sequer. Seu lema é "um dia receberemos".

Normalmente é representado por quatro personagens de aparência física idêntica, sendo dois altos (Arlindo e Asdrubal) e dois anões (Tadeu e Arnaldo). Algumas vezes apareceram mais cobradores da ANACOZECA na mesma história. Seria o sogrão do Zé o chefão dessa budega (você já sabia disso, afinal leu o artigo do Rocha Vaz, daah...) em uma tentativa fracassada de separá-lo de sua filha Rosinha.


Zé Carioca possui um refinadíssimo senso de vadiagem.

Sabe muito bem como fingir que trabalha, mas faz porra nenhuma de útil.

Clique aqui pra ver mais gente com vida mansa.

v d e h