Abrir menu principal

Desciclopédia β

Zé Pelintra

Maezena.jpg Zé Pilintra aprova Zé Pelintra. Saravá meu pai ê-ê!

Este artigo é piada de macumbeiro.

Nota: Tiramos olho-gordo sem uso de colírio diet.

NovoWikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Zé Pelintra.

Cquote1.png Você quis dizer: Zé Pilantra Cquote2.png
Google sobre Zé Pelintra
Cquote1.png Não, não vendemos a fiado aqui! Cquote2.png
Dono de bar, respondendo ao Zé Pelintra
Cquote1.png Soltei um pombo no mato, mas no mato não pousou. Foi pousar na encruzilhada, foi Zé Pilintra que mandou... Cquote2.png
Macumbeiro, sobre Zé Pelintra


Michael Jackson em Moonwalker Zé Pelintra na Lapa.

Misifio, Zé Pelintra é uma entidade afro-negona muito conhecida nos meios macumbais e é o padroeiro oficial dos cachaçeiros e manguaças que ficam o dia todo no bar enchendo a cara. É ainda o maior dos deuses da Bahia, atrás apenas de ACM, sendo considerado o deus da malandragem e do despacho com galinha e farofa (seu prato preferido). É o legítimo portador da AIDS Cachaça Moeda Velha e do cachimbo de crack, que ele roubou, no navio negreiro, do marinheiro Popeye, cujos capangas o escoltaram da Bahia até o continente Sudeste, onde visitou apenas o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais -já que o Espírito Santo, por divergências religiosas, não quis recebê-lo. É pai de Oxóssi, Ogum, Oxalá, Boi-Bumbá, Olodum e de metade da comunidade de Ramos, os quais ele "fez" quando esteve na cidade maravilhosa para abençoar a campanha de Anthony Garotinho (e lhe garantir alguns votos a mais).


Índice

Oferendas ao Zé PelintraEditar

Se você quer expiar algum pecado contra o Pilantra Pelintra ou se livrar de algum encosto do brabo, pode recorrer às sofisticadas práticas religiosas da Umbanda. Zé Pilantra Pelintra, segundo a macumbeira-mor Mãe Dinah, sempre fica muito satisfeito com aquela farofinha com frango acompanhada de uma boa pinga. Da próxima vez que ele passar por uma encruzilhada (e ele passa por muitas, já que não tem GPS), Zé Pelintra vai levar em consideração o seu "agrado" e provavelmente vai cuidar de seu problema, misifio. Mas não se pode prometer nada, já que o mesmo "agrado" pode fazê-lo terminar bêbado e com indigestão...

 
A esposa de Zé Pelintra, preparando o almoço.

Livrando-se do encostoEditar

Entonce misifio quer se livrar do encosto que atrapaia sua vida? Seja ele aquele fiscal desonesto do Imposto de Renda, aquele Velhinho que comeu e não pagou ou qualquer outro safado sem-vergonha, padinho Zé Pelintra sempre dá um jeito. Apesar de já estar velho, Zé Pelintra ainda está em forma, e se ocê deixar o despacho em frente à casa do sujeito, pode esperar por resultados! Salvo se ocê só deixar a galinha e a farofa, bebendo a cachaça e fugindo numa moto; aí padinho Zé Pelintra não vai cumprir o combinado, e Jean Safado não vai levar o castigo que merece.

HistóriaEditar

Zé Pelintra é o pseudônimo profissional de José Emerenciano, um pernambucano de origem que venceu na vida e se tornou um empresário do sexo -o sonho de 10 entre 10 adolescentes de 15 anos. Por dedicar muito do seu tempo à caridade, seja dando de comer à quem não tinha ou comprando de quem sobrevivia na informalidade como farmacêutico alternativo, Zé Pelintra ganhou muito destaque no nordeste, onde obliterou até mesmo Padre Cícero como o santo do pedaço.

Mas, como a sociedade brasileira, à época, era muito preconceituosa em relação aos negros, não permitiu que Zé Pelintra galgasse o panteão católico, figurando ao lado de outras figuras tão eminentes e honradas como ele. Então Zé Pelintra fundou uma Igreja Evangélica no subúrbio da Bahia, onde difundiu a prática de incorporar exus e tirar dinheiro dos trouxas.


Num corpo-a-corpo com o Zé PelintraEditar

Você pode agendar uma sessão com o isprito do Zé Pelintra e inquirir diretamente sobre seus pobrema de cabeça espirituais. Sabe aquela gira de malandro, misifio? É esse templo que o Zé Pelintra frequenta religiosamente. Depois que você for incorporado, misifio pode até num arresorvê us pobrema -mas vai sair numa nice, depois de fumar uns beck e dançar feito um retardado no terreiro.


Filhos de Zé PelintraEditar

Ligações externasEditar