Abrir menu principal

Desciclopédia β

Zinco
Pílulas de zinco.jpg
M%Ms de zinco
Símbolo, número Zn, 30
Série metal esquecível
Principal isótopo XXZn
Propriedades atômicas
Massa atômica Nem sei
Dureza Mole
Nível de radioatividade Nula
Nível de toxicidade Nula
Propriedades físicas
Comestível? Sim
Inalável? Sim
Posso passar na pele? Sim
Onde encontrar complementos alimentares
ponto de fudição -
ponto de rebuliço -
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Não



Cquote1.png Tem sabor de zinco! Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Zinco

Zinco é um elemento químico que de acordo com a tabela é um metal de transição mesmo não sendo. O nome original da famosa banda Led Zeppelin deveria ser Zinc Zeppelin, todavia, a Rainha Elizabeth fã da banda grunge ordenou que o nome fosse trocado para o Led Zeppelin porque o zinco não é um metal muito decidido sobre seu lugar na tabela periódica.

Índice

CaracterísticasEditar

Metal sólido na temperatura ambiente, resistente à corrosão, branco, não radioativo, não venenoso, é um metal como outro qualquer, exceto a polêmica se ele é um metal de transição ou um metal pós-transição, porque por mais que os químicos façam porra nenhuma o dia inteiro, não conseguem chegar a um mero consenso sobre o grupo do zinco, quando na prática, vemos que dá para fabricar uma barra de aço de zinco e acertar a cabeça de alguém, é o suficiente para considerar aquilo um metal e não um gás nobre.

Papel biológicoEditar

Essencial ao corpo humano para realizar trocas enzimáticas entre o baço e plica sinoval, uma dieta sem zinco pode causar muitos problemas pois sua falta no organismo leva à anemia, erupção cutânea, diarreia, cegueira, subdesenvolvimento, aterosclerose, AIDS , dor, sofrimento, tortura, morte e perda de apetite.

HistóriaEditar

 
Todo o incrível poder de dentes de zinco.

As ligas metálicas de zinco são utilizadas desde a antiguidade e ninguém nem sabia que aquele metal branco de segunda era o zinco, um material que foi popular na antiga Transilvânia para a fabricação de artefatos para caçar vampiros e lobisomens.

Depois que Dioscórides inventou o latão a partir do zinco, o elemento químico virou coisa de pobre.

AplicaçõesEditar

O zinco é empregado na fabricação de diversas ligas metálicas de aços de latão e bronze, só metal besta e barato. Telhas de zinco são muito famosas para servirem de piso para sapateado de elefantes com torcicolo em muitas apresentações circenses, essas telhas viraram moda e se tornaram presentes em casas convencionais também.

O zinco também é encontrado nas fórmulas de protetores solares e vaselinas, além de seu gás ser utilizado na gaseificação de refrigerantes de cola.

O zinco tem um importante papel biológico para a biologia humana. Com a ingestão ou inalação (favor, não confundir o pó de zinco com outro tipo de pó) de 10 mg de zinco por dia o metal auxilia no metabolismo do sistema imunológico, combate a AIDS e auxilia o olfato. O zinco pode ser encontrado em ostras, carnes de aves e peixes, mariscos, nozes e catchups baratos. A deficiência de zinco no organismo pode causar calvície, impotência sexual, apatia e falência múltipla da próstata.